A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

As Múltiplas Faces da Pedagogia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "As Múltiplas Faces da Pedagogia"— Transcrição da apresentação:

1 As Múltiplas Faces da Pedagogia
“A educação exige os maiores cuidados, porque influi sobre toda a vida.” Sêneca

2 Organização: II Turma de Complementação em Pedagogia
Pedagogia em Educação Organização: II Turma de Complementação em Pedagogia

3

4 Origem da Pedagogia A palavra Pedagogia tem origem na Grécia antiga, paidós (criança) e agogé (condução). No decurso da história do Ocidente, a Pedagogia firmou-se como correlato da educação é a ciência do ensino. O que é ? E como Surgiu?

5 Objeto de Estudo e Sujeito
O objeto de estudo do pedagogo e da pedagogia é a EDUCAÇÃO, o Processo Ensino e Aprendizagem, a ação cultural do educador em intervir e/ou de transmitir tecnicamente “o conhecimento”. O sujeito da Pedagogia é o SER HUMANO ENQUANTO EDUCANDO. 

6 Pedagogia no Brasil O curso de Pedagogia nasce como bacharelado, na Faculdade Nacional de Filosofia na Universidade do Brasil, numa “Seção de Pedagogia”, servindo de modelo para os cursos ofertados por outras IES. O bacharelado em Pedagogia tinha a duração de três anos, com o objetivo de formar “técnicos em educação”. Entre as reformas do regime militar, a reordenação do ensino superior, decorrente da Lei 5.540/68, teve como consequência a modificação do currículo do curso de Pedagogia, fracionando-o em habilitações técnicas, para formação de especialistas, e orientando-o tendencialmente não apenas para a formação do professor do curso normal, mas também do professor de ensino infantil e fundamental em nível superior, mediante o estudo da Metodologia e Prática de Ensino de 1° Grau. Hoje a duração no Ensino Superior em Licenciatura Plena em Pedagogia é de 4 anos.

7 Disciplinas técnico-pedagógicas
Estatística aplicada à educação Estrutura e funcionamento da educação básica Gestão de sistemas educacionais

8 Disciplinas sobre modalidades de ensino e diversidade
Educação e diversidade etno-racial Educação do campo Educação especial e inclusão educacional Educação indígena Educação de jovens e adultos Educação a distância Educação organizacional Tecnologia educacional

9 Educação escolar atual
Sucessivas e Constantes modificações Superação da educação tradicional

10 Ciências que dão suporte teórico
Psicologia Sociologia Filosofia Antropologia Logosofia

11

12 Ramos da Pedagogia Além da Pedagogia no âmbito escolar, atualmente o papel do pedagogo envolve outros ambientes de educação informal. Na realidade a pedagogia se divide contemporâneamente em dois ramos: PEDAGOGIA ESCOLAR PEDAGOGIA NÃO-ESCOLAR.

13 O Pedagogo O pedagogo atua na promoção da aprendizagem das pessoas nas diferentes fases do desenvolvimento humano, em diversos níveis e modalidades do processo educativo, sendo responsável pela melhoria do ensino em ambientes escolares e não-escolares (tais como empresas, hospitais, entre outros).

14 Mercado de Trabalho Escola Públicas e Privadas Creches
Empresas e Órgãos Públicos Hospitais Terceiro Setor Meios de Comunicação Industria de Brinquedos

15

16 Por que Coruja ? Devido à inteligência, argúcia, astúcia, sensibilidade, visão e audição super potente das Corujas...

17 Equipe Pedagogia em Educação
Ângela Maria Oliveira Pereira Anadelma Carvalho Coelho Anileide Carvalho Coelho Cinara Ferreira Coelho Eronildo Braz Eloia Glauciane dos Humildes Coelho Evilasia Viana de Santana Francisca Alves de Souza Gilsa de Souza Maria do Socorro da Silva


Carregar ppt "As Múltiplas Faces da Pedagogia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google