A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

INTRODUÇÃO Lipossomas são estruturas esféricas, em que uma fase aquosa é totalmente cercada por uma ou mais bicamadas de fosfolipídeos em forma de vesículas,

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "INTRODUÇÃO Lipossomas são estruturas esféricas, em que uma fase aquosa é totalmente cercada por uma ou mais bicamadas de fosfolipídeos em forma de vesículas,"— Transcrição da apresentação:

1

2 INTRODUÇÃO Lipossomas são estruturas esféricas, em que uma fase aquosa é totalmente cercada por uma ou mais bicamadas de fosfolipídeos em forma de vesículas, sendo amplamente utilizadas como modelo simplificado de membranas proporcionando a encapsulação de substâncias ativas hidrofílicas e lipofílicas. (Gregoriads,1995; Lasic, 1989; Chorilli et al, 2004).

3 INTRODUÇÃO Os nossos LIPOSSOMAS são vesículas formadas por fosfolipídeos da soja que englobam uma outra substância, chamada de princípio ativo, que pode ou não ser instável fora da vesícula. Estes ativos, portanto, são levados até o seu sítio de ação sem sofrer alterações que danifiquem a sua função no organismo. Esta tecnologia de liberação controlada é chamada de ‘Delivery System’. Os nossos lipossomas possuem 180 nm de tamanho. O Lipossoma contendo o ativo encapsulado é absorvido Por ser substantivo ao organismo o lipossoma é biodegradado liberando o ativo intacto 1 nanometro = 1 milionésimo de milímetro; 1 namometro = 1000 picometros 1000 nanometros = 1 micron Além disso o lipossoma apresenta alta afinidade pelas membranas biológicas e por sí só independentemente do ativo também acentua a hidratação natural da pele e cabelo

4 INTRODUÇÃO Se os LIPOSSOMAS possuem 180 nm (nanometros) de tamanho, e : => 1 nanometro equivale em tamanho a 1 milionésimo de milímetro; => 1 nanometro (nm) = 1 milimicra = 10 Angstrons; => e ainda, se 1000 nanometros equivalem ao tamanho de 1 micron. É correto dizer então que o LIPOSSOMA ou nanosfera quanto a sua aplicação é um produto da nanotecnológia.

5 LIPOSSOMA Dupla camada da membrana Núcleo Ácidos graxos Área Lipofílica Área Hidrofílica Fosfolipidio (molécula)

6 EM DERMOCOSMÉTICOS Na área dermocosmética os lipossomas vêm sendo utilizados, tanto para aumentar a incorporação de substâncias ativas às células, quanto como veículo para liberação controlada de princípios ativos. (MAGDASSI, 1997; HAYWARD & SMITH, 1990; SUZUKI & SAKON, 1990). Eles têm sido empregados na prevenção da queda de cabelos, promoção do crescimento capilar, desaceleração do processo de envelhecimento da pele, clareamento da pigmentação cutânea e prevenção e tratamento da lipodistrofia ginóide, etc. (DI SALVO, 1996; SUZUKI & SAKON, 1990).

7 EM DERMOCOSMÉTICOS A transferência ou troca de fosfolipídios tem um efeito especial em aplicações cosméticas, visto que os lipossomas podem alterar as propriedades da pele (rigidez, elasticidade) por fornecimento de fosfolipídios requeridos e outros componentes de membranas da pele (REDZINIAC & PERRIER, 1996).

8 EM DERMOCOSMÉTICOS Além disso, os lipossomas aumentam as concentrações do princípio ativo nas camadas da pele (epiderme e derme), enquanto reduz a absorção sistêmica. IMBERT et al. (1994)

9 EM DERMOCOSMÉTICOS É provável que o uso de produtos
dermocosméticos que contém lipossomas tenham efeitos positivos na aparência da pele, como aumento da hidratação cutânea. (REDZINIAC & PERRIER (1996)

10 EM DERMOCOSMÉTICOS JI & JEON (1997), ao estudarem a estabilidade, eficácia e (77 Infarma, v.16, nº 7-8, 2004 ) efeito de um creme contendo 5% de palmitato de retinil, observaram que quando o princípio ativo foi encapsulado em lipossomas, ele foi mais estável e promoveu hidratação do estrato córneo por diminuição da perda de água transepidermal.

11 EM DERMOCOSMÉTICOS Já SICILIANO (1985) observou em estudos da encapsulação de glicerol, uréia e PCA-Na que a ligação de água ao estrato córneo desidratado foi de 110% a 240% maior com os lipossomas do que com um produto controle não encapsulado.

12 EM DERMOCOSMÉTICOS EGBARIA & WEINER (1991) citam como principais vantagens de formulações tópicas de lipossomas :

13 EM DERMOCOSMÉTICOS EGBARIA & WEINER (1991) citam como principais vantagens de formulações tópicas de lipossomas : 1) - De forma semelhante às células, os lipossomas podem armazenar substâncias hidrossolúveis em seu interior e substâncias lipofílicas e anfifílicas em suas membranas, onde as substâncias ativas ficam retidas para serem transferidas a outras membranas, como a pele;

14 EM DERMOCOSMÉTICOS EGBARIA & WEINER (1991) citam como principais vantagens de formulações tópicas de lipossomas : 2) - A maioria dos veículos convencionais não são eficazes para a administração de substâncias ativas através da pele devido a dificuldade de penetração pela camada córnea. Todavia, os lipossomas proporcionam uma penetração eficiente;

15 APLICAÇÕES Na área da dermocosmética os lipossomas vêm sendo utilizados :

16 APLICAÇÕES Tanto para aumentar a incorporação de ativos nas células, como para prolongar a liberação destes ativos;

17 APLICAÇÕES Tem sido empregados na prevenção de queda de cabelos e promoção de crescimento capilar;

18 APLICAÇÕES Empregado também em produtos capilares, no tratamento dos fios do cabelo;

19 APLICAÇÕES Na desaceleração no processo de envelhecimento da pele;

20 APLICAÇÕES No clareamento da pigmentação cutânea ;

21 APLICAÇÕES Na prevenção e tratamento da lipodistrofia ginóide;

22 APLICAÇÕES Em emulsões cremosas do tipo O/A ou A/O;

23 APLICAÇÕES Em cremes e leites;

24 APLICAÇÕES Em protetores solares e loções pós-sol;

25 APLICAÇÕES Em sistemas ‘oil free’, géis, etc.

26 possibilidade de encapsulação de outros ativos.
APLICAÇÕES Possuimos uma linha de ativos encapsulados em Lipossomas, contudo, pode-se verificar a possibilidade de encapsulação de outros ativos. Lipossoma AC Palmitato de retinol / Ácido ascórbico / Fosfolipídeos Lipossoma AE Palmitato de retinol /Acetato de tocoferol / Fosfolipídeos Lipossoma Coenzima Q-10 Ubiquinona / Fosfolipídeos Lipossoma de Ceramida Ceramida / Fosfolipídeos Lipossoma de Colágeno Colágeno / Fosfolipídeos Lipossoma EC Acetato de tocoferol / Ácido ascórbico / Fosfolipídeos Lipossoma Ginkgo Biloba Ginkgo Biloba / Fosfolipídeos Lipossoma Mixture Fosfolipídeos / Glicosoaminoglicanas / Colesterol

27 APLICAÇÕES PERCENTUAL DE USO : 2,0 % a 10%

28 VENDAS By : Sidney J Gomes


Carregar ppt "INTRODUÇÃO Lipossomas são estruturas esféricas, em que uma fase aquosa é totalmente cercada por uma ou mais bicamadas de fosfolipídeos em forma de vesículas,"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google