A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A construção do Projeto Político Pedagógico: um desafio coletivo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A construção do Projeto Político Pedagógico: um desafio coletivo"— Transcrição da apresentação:

1 A construção do Projeto Político Pedagógico: um desafio coletivo
Júlio César Furtado

2 Pra início de conversa... Um Projeto Político-Pedagógico é resultante de um Projeto de Sociedade, que por sua vez é resultante de um Projeto de Vida

3 Projeto Político-pedagógico
Projeto de Vida Projeto de Sociedade Projeto Político-pedagógico

4 Projeto de Vida O que quero realizar na minha vida?
Quais meus principais objetivos? Por que estou vivo? Para onde estou indo? O que mais valorizo na vida? O que quero ver quando aos 80 anos eu passar o filme da minha vida? O que sinto quando estou diante de meus alunos?

5 Projeto de Sociedade A partir dos meus objetivos de vida, que mundo eu quero ajudar a construir? Como é o mundo que eu desejo ver? Que tipo de homem compõe esse mundo? Que conhecimentos esse homem precisa ter? Que valores esse homem precisa desenvolver? Que direitos e deveres esse homem deve ter?

6 Projeto Político-pedagógico
Como deve ser a escola para formar esse homem que vai viver nesse mundo? Qual deve ser o currículo? Quais devem ser as metodologias para desenvolver esse currículo? Como deve ser a relação entre a escola e a comunidade em que está inserida? Como deve ser tratada a Avaliação? Como deve ser tratada a Recuperação? Como deve ser tratada a Disciplina?

7 Continuando a conversa...
O Projeto Político-pedagógico da escola pública precisa garantir: Acesso de todos à escola, Permanência e Qualidade Social do processo.

8 O que é Qualidade Social ?
Representatividade sociocultural. Essa seria, uma pré-condição para a efetivação da qualidade social. Representatividade de uma sociedade multiétnica, multilingüística, multicultural. Atendimento às necessidades de todos, com igual oportunidade de acesso e qualidade, de forma a possibilitar uma real promoção social.

9 O QUE É PROJETO POLÍTICO-PEDAGÓGICO?
Sentido Etimológico Projectu - particípio passado do verbo Lançar para diante Plano, intento, desígnio PROJICERE

10 SENTIDO AMPLO PROMESSAS RUPTURAS
Planejar o que temos intenção de fazer, realizar. Lançamo-nos para diante a partir do que temos POSSÍVEL Antever o futuro diferente do presente PROMESSAS RUPTURAS Período de instabilidade É uma promessa frente a determinadas RUPTURAS

11 Ponto de Partida: Todo projeto nasce de um sonho. Só ganhamos força para construí-lo e colocá-lo em prática quando percebemos esse sonho como NOSSO. Ninguém faz projeto para um sonho que não é seu.

12 a) ser processo participativo de decisões;
Para Veiga (2001, p. 11) a concepção de um projeto pedagógico deve apresentar características tais como: a) ser processo participativo de decisões; b) preocupar-se em instaurar uma forma de organização de trabalho pedagógico que desvele os conflitos e as contradições; c) explicitar princípios baseados na autonomia da escola, na solidariedade entre os agentes educativos e no estímulo à participação de todos no projeto comum e coletivo; d) conter opções explícitas na direção de superar problemas no decorrer do trabalho educativo voltado para uma realidade especifica; e) explicitar o compromisso com a formação do cidadão.

13 d) ser construído continuamente, pois como produto, é também processo.
A execução de um projeto pedagógico de qualidade deve, segundo a mesma autora: a) nascer da própria realidade, tendo como suporte a explicitação das causas dos problemas e das situações nas quais tais problemas aparecem; b) ser exeqüível e prever as condições necessárias ao desenvolvimento e à avaliação; c) ser uma ação articulada de todos os envolvidos com a realidade da escola, d) ser construído continuamente, pois como produto, é também processo.

14 Quais as partes de um Projeto Pedagógico?
Fundamentos Proposta Educacional Sub-projetos Mecanismos de Controle e Avaliação Revisão do Projeto

15 FUNDAMENTOS Ético-políticos Epistemológicos Didático-pedagógicos
Estabelece o compromisso da escola em termos de valores, princípios e compromissos. Epistemológicos Esclarece o conceito de Aprendizagem ao qual a escola promete fidelidade. Didático-pedagógicos Estabelece os procedimentos didático-pedagógicos coerentes com os fundamentos anteriores

16 PROPOSTA EDUCACIONAL Apresenta a relação de conteúdos / atividades por série ou ciclo. Esclarece sobre procedimentos de Recuperação e Avaliação Define as competências básicas a serem atingidas ao final de um período (série ou ciclo) Esclarece sobre os procedimentos didáticos coerentes com os fundamentos.

17 SUB-PROJETOS Apresenta os projetos a serem desenvolvidos pela escola com relação a: Integração Escola-comunidade Disciplina Integração Escola-mercado de trabalho Desenvolvimento de Valores Desenvolvimento da Cidadania Vivência dos temas transversais

18 MECANISMOS DE CONTROLE E AVALIAÇÃO
Controle e Avaliação dos serviços. Controle e Avaliação dos processos Controle e Avaliação dos resultados

19 REVISÃO DO PROJETO Deve ocorrer ao final de um ano letivo.
Verifica o que funcionou e o que precisa ser repensado. Re-define metas para o ano seguinte.


Carregar ppt "A construção do Projeto Político Pedagógico: um desafio coletivo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google