A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nutrição na Adolescência

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nutrição na Adolescência"— Transcrição da apresentação:

1 Nutrição na Adolescência
A alimentação nos adolescentes deve sustentar o crescimento, promover a saúde e ser agradável. Durante a adolescência, existem várias alterações de natureza fisiológica e hormonal que afetam as necessidades nutricionais, tal como um crescimento rápido e ganho de massa muscular e óssea.,

2 A adolescência é a fase de transição entre a infância e a vida adulta
A adolescência é a fase de transição entre a infância e a vida adulta. Este período é marcado por muitas mudanças físicas, mentais, emocionais, comportamentais e sociais. Todas estas mudanças: aumento das necessidades nutricionais, que variam de acordo com a idade, tamanho corporal, sexo, desenvolvimento puberal atividade física. Neste período de vida, ocorre uma elevação da necessidade proteica, devido ao aumento da massa muscular e à maturação sexual.

3 O consumo alimentar adotado na adolescência apresenta sérias implicações no crescimento, na promoção de saúde em longo prazo, e no desenvolvimento do comportamento alimentar durante a vida adulta.

4 Adequar os hábitos alimentares dos adolescentes se torna uma tarefa difícil, pois apenas saber os alimentos adequados não basta. É necessário se aproximar da realidade sócio familiar do adolescente e levar em consideração suas características individuais para criar alternativas criativas.

5 Lembre-se que neste período da adolescência, é muito mais importante a alimentação equilibrada e sadia, pois além de satisfazer as elevadas necessidades nutricionais desta fase, serve para criar e manter bons hábitos alimentares para o resto da vida.

6 Para o adolescente, as necessidades nutricionais são maiores devido ás inúmeras transformações biológicas e ao grande aumento no crescimento e desenvolvimento físico.

7  O momento da alimentação precisa tornar-se prazeroso e fornecer combustível adequado para o crescimento e atividade muscular.  Todo jovem necessita de uma alimentação sadia e equilibrada, tanto em quantidade como em qualidade.

8 Uma boa alimentação na adolescência tem como principais objetivos:
Possibilitar o desenvolvimento máximo das características genéticas; Aumentar a capacidade de resposta imunológica para reduzir as doenças infecciosas Maior satisfação do adolescente com o próprio corpo. Beneficiar a competência mental, favorecer a atenção e assim melhorar aptidões escolares;

9 Em todas as fases da vida e na adolescência não é diferente a dieta deve ser a mais variada possível, devendo conter alimentos de todos os grupos.

10 Escola Sesi Maria José Castello Zahran
Aluna : Patrícia Salazar de Pauda Série : 8° ano Professora : Sara Marques e Patrícia Pissurno


Carregar ppt "Nutrição na Adolescência"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google