A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PASSE O LIXEIRO Professora :Rita de Cássia Pizoni Freitas

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PASSE O LIXEIRO Professora :Rita de Cássia Pizoni Freitas"— Transcrição da apresentação:

1 PASSE O LIXEIRO Professora :Rita de Cássia Pizoni Freitas Disciplina : Biologia Colégio: Colégio Futura Público alvo:todos os alunos do Colégio Turmas envolvidas: 2a série “A”

2 RESPONSABILIDADE DA ESCOLA:
“Reeducar nossos alunos quanto a necessidade de mantermos um ambiente escolar limpo”.

3 AÇÃO DA COMUNIDADE ESCOLAR:
“ PASSE O LIXEIRO” Em todas as aulas, nos dois turnos da escola, o professor enquanto faz a chamada, orienta o monitor da turma que circule com o lixeiro entre as carteiras dos alunos. Os mesmos se tiverem algum resíduo nas mãos ou sobre seus materiais jogarão nos lixeiros; Os alunos juntam ainda resíduos que tenha caído próximo da sua carteira; Durante os intervalos entre as aulas e no recreio, as serventes da escola passam com os lixeiros circulando entre os alunos, se encontrarem resíduos no chão param e pedem que os mesmos recolham-no e joguem no lixeiro;

4 AÇÃO / REAÇÃO: Acredita-se que a ação de jogar o lixo apenas nos lixeiros tornarse-a um hábito entre os alunos,a ponto que estes, mesmo estando na rua, comércio, danceteria, etc, procurarão sempre o lixeiro mais próximo para depositarem seus resíduos; A reeducação dos alunos quanto a jogar o lixo somente nos lixeiros acontecerá a longo prazo, com a insistência aliada a sensibilizações da importância de se reduzir o consumismo que gera resíduos sólidos, reutilizar materiais o máximo possível, reciclar e preciclar tudo que pudermos, pois sabemos que hábito não se constrói de um dia para o outro; Pretende-se ainda que ocorram mudanças nos hábitos familiares também, uma vez que estes alunos apresentarão com certeza mudanças comportamentais em relação a questão ambiental;

5 ESCOLHA DO MASCOTE “PASSE O LIXEIRO”
Realização pela professora de Artes, de um concurso interno na escola, onde os alunos criam desenhos de um mascote para o projeto; Montagem de um painel com os melhores desenhos;

6 MASCOTE DO PROJETO

7 DEFINIÇÕES: LIXO: termo que deriva do latim lix, significa “cinza”; atualmente significa tudo que não pode ser aproveitado; RESÍDUOS: materiais heterogêneos (inerte, minerais e orgânicos) resultante das atividades humanas e da natureza, os quais podem ser parcialmente ou totalmente utilizados, gerando entre outros aspectos, proteção à saúde pública e economia dos recursos naturais;

8 REALIDADE AMBIENTAL DO MUNICÍPIO:
O município de Coronel Vivida, conta com aproximadamente 19 mil habitantes, sendo mil da área urbana; No município existe desde o ano de 1998 a coleta seletiva de resíduos; Os resíduos são classificados pela dona de casa, ou pelo comércio como “seco” e “orgânico”; Existe uma coleta diferenciada destes resíduos, o que acontece em dias e horários pré estabelecidos pelo departamento ambiental do município;

9 A COLETA SELETIVA: São recolhidos no Município hoje segundo dados da Usilixo, Manica e Arsevam, 45 toneladas de resíduos sólidos (domiciliar, comercial e industrial); “ A coleta seletiva deixa a cidade mais limpa, bonita e bem tratada, aumentando a auto-estima de todo cidadão;”

10 DESTINO DOS RESÍDUOS MUNICIPAIS:
Os resíduos “secos” são recolhidos uma vez por semana e destinados a uma usina de reciclagem existente no próprio município, a Usina de triagem e compostagem de resíduos sólidos urbanos, Usilixo, onde separa-se: papel, vidro, metal, plástico, que mesmo separados devidamente pela dona de casa na coleta acabam misturando-se; Após a separação, cada resíduo é enviado a empresas especializadas em reciclagens e preciclagens ;

11 EMPRESAS CONVENIADAS:
Existe ainda no município de Coronel Vivida a Arsevam, associação de catadores de resíduos sólido, e, a Empresa Manica Prestadora de Serviços, que recolhe entulhos grandes como os de construção civil;

12 EXCELENTE ADUBO: O resíduo “orgânico” é recolhido três vezes por semana e destinado a um novo processo de separação, na Usilixo, onde plásticos e papel são novamente separados da parte orgânica que vai para valas de compostagem onde após dias de putrefação são reutilizados em hortas e viveiros municipais como adubo;

13 LIXO: um problema mundial
Estima-se a população mundial hoje em 6 bilhões de habitantes; Cada pessoa ao completar 72 anos terá produzido lixo suficiente para encher um apartamento de 50m2 até o teto;

14 E O BRASIL, COMO FICA: Se o lixo descartado diariamente no Brasil fosse colocado em caminhões, em três dias seria possível enfileirar os veículos por 500km; No Brasil, R$ 12 bilhões em alimentos são jogados no lixo por ano. Este dinheiro bastaria para alimentar 8 milhões de famílias; Dos municípios brasileiros, 70%, ou seja, municípios possuem ainda como forma de destinação final dos seus resíduos, o lixão; 28% das residências brasileiras não possuem coleta domiciliar de resíduos; Dos catadores clandestinos que vivem dos lixões no Brasil, 50 mil são crianças; 238 milhões de litros de óleos lubrificantes são deixados de serem rerrefinados anualmente no Brasil;

15 O QUE FAZER COM TANTO LIXO:
A reciclagem de uma latinha de refrigerante, por exemplo, ajuda a economizar energia suficiente para acender uma lâmpada de 100watts por mais de 3 horas; A cada tonelada de vidro reciclado ou reutilizado ao optarmos por utilizar embalagem com retorno, poupam-se 400kg de areia, além de água e energia; É fundamental a participação das indústrias fabricantes no GIR ( Gerenciamento Integrado de Resíduos) apresentando propostas as indústrias de reciclagem, de como recolher as embalagens pós-consumo dos seus produtos;

16 OS 3Rs DO MEIO AMBIENTE: Os 3Rs são importantes alternativas para a redução da quantidade de resíduos, aumentando o tempo de vida dos aterros sanitários, economizando matéria prima e energia para o ambiente: REDUZIR, REUTILIZAR, RECICLAR;

17 REDUZIR: Reduzir o consumo ao estritamente necessário e reutilizar o máximo possível os inúmeros materiais presentes entre nós, recuperando e reutilizando-os;

18 REUTILIZAR: Dar novas utilidades a materiais que são considerados inúteis; Se não tem mais utilidade para você, verifique se não é útil para alguém; Sempre que possível substitua o copo descartável por canecas, ou utilize apenas um de cada vez; Sacolas plásticas podem ser usadas mais de uma vez; Prefira embalagens reutilizáveis para refrigerantes e bebidas;

19 RECICLAR: Separar todos os materiais potencialmente recicláveis, para a coleta seletiva que posteriormente serão reaproveitados pelas indústrias recicladoras;

20 PRECICLAR: UM NOVO CONCEITO
Este conceito surgiu na década de 70 e se refere a preocupação do consumidor em diminuir a produção de resíduos logo no ato da compra, optando materiais biodegradáveis ou recicláveis; Fazendo as opções corretas, evitando excessos de materiais nocivos reduzimos os resíduos antes mesmo de comprar; Usar sacolas de pano nas compras, preferir embalagens de papel, bebidas com embalagens de retorno e ao comprar eletrodomésticos optar por aqueles que indicam o consumo reduzido de energia, é a arte de preciclar;

21 FOTOS DA EXECUÇÃO DO PROJETO

22

23

24

25


Carregar ppt "PASSE O LIXEIRO Professora :Rita de Cássia Pizoni Freitas"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google