A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desenvolvimento de ferramenta de colaboração em massa

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desenvolvimento de ferramenta de colaboração em massa"— Transcrição da apresentação:

1 Desenvolvimento de ferramenta de colaboração em massa
De apoio ao ensino de instrumentação industrial Capítulo 2 – Instrumentos de Grandezas Dimensionais

2 O que é uma grandeza dimensional?
Em projetos mecânicos, a elaboração de dimensões de peças e componentes de conjuntos é com certeza a principal tarefa de um projetista ou engenheiro. No entanto, como é feito a verificação de conformidade dessas dimensões? Para isso há duas coisas a serem pensadas: 1º - Quais são as principais características a serem observadas em um projeto? 2º - Essas características precisam de qual nível de precisão?

3 O que é uma grandeza dimensional?
Nas principais características incluem saber se é uma medição externa, interna, profundidade, ângulo, de rosca, rugosidade, tolerância geométrica, dureza...dentre outras. E para isso há uma diversa gama de instrumentos a serem utilizados:

4 O que é uma grandeza dimensional?
Ai entramos no segundo questionamento, qual instrumento utilizar então? A escolha é baseada no grau de precisão que desejamos avaliar a cota, levando em conta a faixa de medição e o mais adequado instrumento para a dimensão. Por exemplo: Deseja-se avaliar um diâmetro externo de um eixo retificado, no diâmetro nominal de Ø30 ±0,02 mm. Para isso temos: 1 Paquímetro mm com resolução de 0,05 mm; 1 Micrômetro 0-25 mm com resolução de 0,001 mm; 1 Micrômetro mm com resolução de 0,01 mm; 1 Micrômetro mm com resolução de 0,001 mm. Qual o instrumento ideal para esta cota?

5 O que é uma grandeza dimensional?
1 Paquímetro mm com resolução de 0,05 mm; 1 Micrômetro 0-25 mm com resolução de 0,001 mm; 1 Micrômetro mm com resolução de 0,01 mm; 1 Micrômetro mm com resolução de 0,001 mm. Justificativa: O paquímetro possui faixa de medição compatível com a dimensão nominal, mas com resolução fora da precisão desejada. O segundo micrômetro possui faixa de medição fora da dimensão nominal. O terceiro possui faixa de medição e resolução compatíveis, e poderia ser utilizado, mas a resolução é apenas 50% menor, podendo assim a qualidade de medição ser prejudicada devido a existência de erros aleatórios, sistemáticos e incerteza de medição. Sendo assim o quarto equipamento é o mais ideal para a inspeção do eixo, devido a faixa medição e resolução 10% menor (ideal).

6 Quais os instrumentos existem?
Há uma grande diversidade de instrumentos de medição para grandezas dimensionais, dentre eles os principais são: Paquímetros; Micrômetros; Relógios Comparadores; Medidores de altura; Goniômetros; Blocos padrão; Calibradores; Outros equipamentos.

7 Possibilidades de medição em um paquímetro quadrimensional
O Paquímetro O Paquímetro é um instrumento utilizado para medição de peças, cuja quantidade não justifica um instrumental específico e quando a tolerância requerida não for muito estreita. Devido a sua versatilidade pela sua construção, é utilizado principalmente na inspeção e verificação de peças no meio de produção. Possibilidades de medição em um paquímetro quadrimensional

8 Partes de construção de um paquímetro quadrimensional
O Paquímetro Conforme figura anterior, as garras externas do Paquímetro é utilizado para inspeções externas, como: diâmetro de eixos e comprimentos de peças. As orelhas são utilizadas para medições internas, como: diâmetro de furos, largura de canais e rasgos. A haste de profundidade para medições de profundidade em geral. E com os encostos são feitas medições de ressalto e degraus em peças. Partes de construção de um paquímetro quadrimensional

9 Partes de construção de um paquímetro quadrimensional
O Paquímetro Existem diferentes tipos de paquimetros, cada um para uma medição especifica. Partes de construção de um paquímetro quadrimensional

10 O Paquímetro Forma de medir com o paquímetro? Por onde começar?

11 Vamos dividir a medição em duas etapas:
O Paquímetro Vamos dividir a medição em duas etapas: II I A etapa I é a leitura em inteiros de mm feita na escala fixa. A parte II é a leitura dos décimos e centésimos de mm feita no nônio.

12 O Paquímetro Pela escala fixa o zero do nônio ultrapassou 3 traços, portanto está marcando: 3 mm. Pelo nônio o traço coincidente é o penúltimo traço antes do 10 do nônio, como a resolução é dada como 1/20 mm = 0,05 mm, então está marcando: 0,95 mm. Logo a medição é: 3 + 0,95 = 3,95 mm. II I

13 Para medir em polegadas dividimos novamente em duas etapas:
O Paquímetro Para medir em polegadas dividimos novamente em duas etapas: II I A etapa I é a leitura em múltiplos de 1/16” feita na escala fixa. A etapa II é a leitura em múltiplos de 1/128” feita no nônio.

14 O Paquímetro Portanto, para a escala fixa temos: 2 x 1/16” = 1/8”. E para a escala móvel temos: 4 x 1/128” = 1/32”. Logo a medição será: 1/8” + 1/32” = 5/32” II I

15 A calibração de Paquímetro
A calibração de paquímetros quadrimensionais, é feita pela a avaliação do desempenho nas medições externas, internas, ressalto e profundidade. Para as medições são recomendados, segundo a DOQ-CGCRE-004: - Externo: 6 pontos, com 1 no mínimo dentro da escala do nônio, quando aplicável. Interno, Ressalto e Profundidade: 1 ponto. Paralelismo externo e interno. Os padrões de calibração para paquímetros podem ser o padrão escalonado, blocos-padrão, e anel padrão.

16 O Micrômetro A calibração de paquímetros quadrimensionais, é feita pela a avaliação do desempenho nas medições externas, internas, ressalto e profundidade. Para as medições são recomendados, segundo a DOQ-CGCRE-004: - Externo: 6 pontos, com 1 no mínimo dentro da escala do nônio, quando aplicável. Interno, Ressalto e Profundidade: 1 ponto. Paralelismo externo e interno. Os padrões de calibração para paquímetros podem ser o padrão escalonado, blocos-padrão, e anel padrão.


Carregar ppt "Desenvolvimento de ferramenta de colaboração em massa"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google