A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Disciplina: Economia Internacional

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Disciplina: Economia Internacional"— Transcrição da apresentação:

1 Disciplina: Economia Internacional
Professor: Francisco Eduardo Pires de Souza 1º Semestre de 2017

2 Regimes Cambiais Definidos por: regra de formação da taxa de câmbio; grau de conversibilidade interna da moeda (acesso ao mercado de câmbio) Regimes extremos: câmbio fixo x flutuação pura Regimes intermediários: fixo ajustável, minidesvalorizações, bandas cambiais; flutuação administrada; flutuação suja. Regime cambial no Brasil

3 O mercado de câmbio O mercado no qual as transações com moeda estrangeira acontecem é chamado de mercado de câmbio. Os principais participantes do mercado cambial são: os bancos comerciais (estão no centro do mercado de câmbio; são Market makers) => operações com clientes x operações interbancárias Cliente (empresas, pessoas físicas, governos) instituições financeiras não bancárias (como empresas de gestão de ativos e companhias de seguro) e bancos centrais.

4

5 Mercado primário No mercado primário os bancos tem um papel passivo (atendem às demandas dos clientes) Posição cambial: corresponde à diferença acumulada entre os valores de moeda estrangeira comprados pelos bancos e os valores vendidos.

6 A posição cambial corresponde à diferença acumulada entre os valores de moeda estrangeira comprados pelos bancos e os valores vendidos.

7 Mercado primário No mercado primário os bancos tem um papel passivo (atendem às demandas dos clientes) Posição cambial: corresponde à diferença acumulada entre os valores de moeda estrangeira comprados pelos bancos e os valores vendidos. Obs: para vender mais do que compra no mercado de câmbio, o banco precisa sacar de seus depósitos no exterior ou tomar uma linha de crédito externo.

8 Em US$ bilhões

9 Posição de Câmbio dos Bancos (US$ milhões)
Obs: para vender mais do que compra no mercado de câmbio, o banco precisa sacar de seus depósitos no exterior ou tomar uma linha de crédito externo.

10

11 Posições cambiais e o equilíbrio no mercado de câmbio
As mudanças nas posições cambiais, ao refletirem as decisões dos clientes, não tem porque coincidirem com a posição desejada pelos bancos (desequilíbrio). Como fazer o ajuste entre a posição derivada das operações com os clientes e a desejada pelos bancos? Via mercados interbancário e futuro. Mercado interbancário – bancos vendem e compram divisas entre si; mas um excesso ou insuficiência total não pode ser resolvido neste mercado. Desequilíbrio agregado => pressões sobre E. Se esses ajustes levam a variações indesejadas (pelo Banco Central) das taxas de câmbio, podem levar a compras ou vendas de divisas (intervenções à vista) pelo Banco Central.

12

13

14 Posições dos bancos e intervenções do Banco Central
As intervenções do Banco Central no mercado de câmbio à vista, através de leilões de compra e venda de moeda estrangeira, têm impacto direto na posição comprada dos bancos (que aumenta, no caso de vendas do Banco Central, e dimiminui no caso de compras pelo Banco Central). AP – ARBC = D PCB Onde: AP = aquisições líquidas de dólares de clientes pelos bancos, no mercado primário ARBC = aquisições de reservas no mercado interno pelo Banco Central D PCB = variação da posição comprada dos bancos

15 Posições cambiais e o equilíbrio no mercado de câmbio
As mudanças nas posições cambiais, ao refletirem as decisões dos clientes, não tem porque coincidirem com a posição desejada pelos bancos (desequilíbrio). Como fazer o ajuste entre a posição derivada das operações com os clientes e a desejada pelos bancos? Via mercados interbancário e futuro. Mercado interbancário – bancos vendem e compram divisas entre si; mas um excesso ou insuficiência total não pode ser resolvido neste mercado. Desequilíbrio agregado => pressões sobre E. Mercado futuro – Compra e venda de derivativos cambiais (equivalendo a compra e venda de dólares no futuro) com outros atores, pode satisfazer a demanda (ou oferta) dos bancos. Mas havendo desequilíbrio também neste mercado, as taxas futuras variam, afetando as taxas à vista.

16 O mercado futuro de Câmbio
Contratos de compra e venda de dólar a termo => ajusta-se um preço hoje para uma transação a ser liquidada no futuro. Um swap cambial é uma venda spot de uma moeda combinada com uma recompra futura dessa moeda. Ex: “A” vende USD t0 a “B” e recebe reais em troca, pela taxa E0. “A” aplica os reais e recebe juros em reais em t1. Teve um rendimento equivalente a i x a quantia aplicada. “A” recompra os USD em t1 pagando pelos dólares a taxa de câmbio E1 => se E1>E0, a operação lhe custou a depreciação cambial.


Carregar ppt "Disciplina: Economia Internacional"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google