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TEORIAS SOBRE MOTIVAÇÃO

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Apresentação em tema: "TEORIAS SOBRE MOTIVAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 TEORIAS SOBRE MOTIVAÇÃO
Quanto a motivação geral das pessoas, são conhecidas 3 grandes teorias. São elas: Teoria das necessidades Teoria dos dois fatores Teoria da expectativa

2 TEORIA DAS NECESSIDADES
Abraham Maslow Parte do pressuposto que todos os motivos do comportamento humano se encontram no próprio indivíduo.

3 PIRÂMIDE

4 TEORIA DOS DOIS FATORES
Contexto da década de 50 Frederick Herzberg  Motivação é influênciada por dois fatores.

5

6 TEORIA DA EXPECTATIVA Baseado nas duas teorias anteriores Victor Vroom
Motivação composta por duas partes: Os desejos individuais As expectativas de alcançá-los (Valência)

7

8 CAUSAS DA DESMOTIVAÇÃO
Modelos tradicionais de gestão Falta de recursos Mau clima organizacional Ambiente inadequado de trabalho Falta de capacitação técnica

9 CONSEQUÊNCIAS DA DESMOTIVAÇÃO
Comportamento apático Absenteísmo Atrasos frequentes Acúmulo de tarefas Perda na qualidade

10 ESTILOS DE ORGANIZAÇÕES QUE PODEM DESMOTIVAR SEUS COLABORADORES
Organização paranoide: foco em controle, clima de desconfiança e suspeita. Inibe a criatividade e espontaneidade, incita a postura defensiva. Organização Compulsiva: controle rígido de operações internas e aversão a mudanças (simbolizam alto risco). Os colaboradores passam a ser apáticos e submissos.

11 Organização teatral: perfil aventureiro e dá pouca importância para ameaças e riscos. Por serem muito voltadas para o meio externo, não dão atenção à comunicação interna e os funcionários se sentem deixados de lado. Assim, guardam rancor e vão perdendo o comprometimento. Organização depressiva: são isoladas, com forte rotina a ser seguida, dificuldade em tomar decisões. Os funcionários são contaminados pelo sentimento de impotência e falta de esperança, e tornam-se passivos e pouco envolvidos. Organização esquizoide: competitividade não colaborativa, pois os interesses particulares se sobressaem em relação aos da equipe. Informações significam poder e não são compartilhas. Os colaboradores tornam-se agressivos e isolados.

12 ALGUMAS MANEIRAS DE DESMOTIVAR O TRABALHADOR
Não permetindo que a pessoa satisfaça suas necessidades Reprimindo ações inadequadas e não valorizando seu esforço Sendo um líder autoritário Não dando crédito a seu trabalho

13 QUALIDADE DE VIDA NO TRABALHO (QVT)
Ambiente Relações Interpessoais Remuneração Adequada Credibilidade

14 CONSIDERAÇÕES FINAIS Consideramos o tema de extrema importância pois se trata de um tema enriquecedor para o nosso conhecimento onde antes de ser realizado não tínhamos total conhecimento do mesmo pois não possuíamos informações completas sobre desmotivação, mas já tínhamos gerado tal conhecimento pois abordamos o assunto em classe de aula.


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