A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SISTEMA ÓSSEO Profa. Thâmara Alves.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SISTEMA ÓSSEO Profa. Thâmara Alves."— Transcrição da apresentação:

1 SISTEMA ÓSSEO Profa. Thâmara Alves

2 Esqueleto O Conjunto de ossos do corpo formam o esqueleto.
A palavra esqueleto provém do grego skeleton (seco); 206 ossos.

3 Funções Proteção: a caixa torácica e o crânio são exemplos de ossos que servem para proteção de orgãos vitais; Sustentação: em conjunto com os músculos, os ossos longos dos membros e coluna vertebral são exemplos de ossos que exercem função de sustentação; Dar formato ao corpo: O crânio e a caixa toráxica dão forma à cavidade aonde se encontram vísceras. Armazena minerais e íons (cálcio e fósforo): 95% do cálcio e 90% do fósforo do organismo se encontram depositados nos ossos, e fornecem a dureza óssea.

4 Funções Movimentação: em conjunto com os músculos os ossos fazem alavancas que são responsáveis pela movimentação do corpo; Hematopoiese: processo de renovação celular do sangue; Remodelamento ósseo: é um processo contínuo no qual tecido ósseo maduro é removido pela reabsorção óssea e novo tecido é gerado pela ossificação.

5 Tipos de ossos Longos – ossos que apresentam um comprimento sobressaindo sob as outras medidas, apresenta também uma câmara medular. Possui duas epífises e uma diáfise. Exemplo: tíbia, fêmur, rádio, úmero, metatarsos e metacarpos. Curtos – ossos que apresentam o comprimento, largura e espessura mais ou menos homogêneos, não sobressaindo nenhuma medida sobre as outras. Forma geométrica similar a um cubo. Exemplo: ossos carpais e tarsais. Planos - ossos que apresentam um comprimento e uma largura sobressaindo sobre a espessura, pode apresentar uma parte totalmente maciça, onde as camadas ósseas compactas se encontram. Forma geométrica similar a uma tábua. Exemplo: escápula, íleo.

6 Tipos de ossos Irregulares – ossos que não se encaixam em nenhuma descrição anterior, com vários processos(pontas) para fixar ligamentos, fáscias e músculos. Não possuem forma definida. Exemplo: vértebras. Pneumáticos: caracterizado, não por um formato geométrico, mas sim por ser oco e apresentar câmaras de ar internamente. Exemplo: frontal, esfenóide, maxilar. Ossos sesamóideis: se desenvolvem no interior de tendões. Exemplo: patela.

7 Divisões do esqueleto Esqueleto axial Coluna vertebral Caixa torácica
Crânio Esqueleto apendicular MMSS MMII Axial: eixo – todo movimento que você faz, é em torno desse eixo Apêndice – pendurado (parte anexa, prolongamento)

8 Esqueleto apendicular
Cintura escapular – união entre MMSS e esqueleto axial: Esterno-clavicular Escápulo-torácica 64 ossos – 32 em cada MS Clavícula, escápula, úmero, rádio, ulna: 5 ossos 8 ossos do carpo 5 metacarpos 14 falanges

9 cabeça corpo base Vista dorsal

10 Vista dorsal

11

12 Esqueleto apendicular
MMII: 62 ossos (31 cada lado Cintura pélvica Sacro-ilíaca Quadril, fêmur, patela, tíbia, fíbula: 5 ossos Tarso: 7 Metatarso: 5 Falanges: 14

13

14 Vista superior dorsal

15 Vista superior dorsal Vista inferior plantar

16 Esqueleto axial – coluna vertebral
26 ossos (sacro e coccix – vértebras fundidas)

17 Caixa torácica Total: 25 ossos 12 pares de costelas + esterno
Costelas são conectadas ao esterno por cartilagen (cartilagens costais).

18 Exercício de fixação nomeie as estruturas que aprendeu

19 Obrigada!


Carregar ppt "SISTEMA ÓSSEO Profa. Thâmara Alves."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google