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Diagnóstico da Operação do Transporte Público de Brasília BACIA 2

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Apresentação em tema: "Diagnóstico da Operação do Transporte Público de Brasília BACIA 2"— Transcrição da apresentação:

1 Diagnóstico da Operação do Transporte Público de Brasília BACIA 2
Bruno Carvalho Harlan Lima Marcos Pacheco Jr. Brasília-DF, 05 de Julho de 2017

2 INTRODUÇÃO Tópicos: Caracterização da Região;
Caracterização da Infraestrutura do Transporte Público; Caracterização da Operação do Transporte Público; Diagnóstico Global.

3 INTRODUÇÃO Métodos de Pesquisa: Livro do VUKAN R. VUVHIC (2005);
Site do DFTRANS ; Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios – PDAD 15/16; Visita Técnica na Sede da Empresa Pioneira; Levantamento de Dados na Rodoviária do Plano Piloto.

4 CARACTERIZAÇÃO DA REGIÃO
Mapa Ilustrativo: Fonte: DFTRANS (2017)

5 CARACTERIZAÇÃO DA REGIÃO
Composta por 09 Regiões Administrativas (RA’s): Candangolândia; Gama; Itapoã; Jardim Botânico; Lago Sul; Paranoá; Park Way; Santa Maria; São Sebastião.

6 CARACTERIZAÇÃO DA REGIÃO
Sistema Viário:

7 CARACTERIZAÇÃO DA REGIÃO
PDAD 2015/2016 (Codeplan/DF): População; Renda; Situação de Atividade; Local de Trabalho; Modo de Transporte.

8 CARACTERIZAÇÃO DA REGIÃO
Uso de Ônibus para Deslocamento ao Trabalho: Cidade Quant. Perc. (%) Candangolândia 3.041 40,61 Gama 24.945 42,69 Itapoã 16.108 59,01 Jardim Botânico 1.408 10,98 Lago Sul 171 1,29 Paranoá 11.355 55,67 Park Way 463 5,14 Santa Maria 32.951 62,93 São Sebastião 23.815 52,25 Fonte: CODEPLAN (2015/2016)

9 CARACTERIZAÇÃO DA REGIÃO
Uso de Ônibus para Deslocamento ao Trabalho: Cidade Quant. Perc. (%) Candangolândia 3.041 40,61 Gama 24.945 42,69 Itapoã 16.108 59,01 Jardim Botânico 1.408 10,98 Lago Sul 171 1,29 Paranoá 11.355 55,67 Park Way 463 5,14 Santa Maria 32.951 62,93 São Sebastião 23.815 52,25 Fonte: CODEPLAN (2015/2016)

10 INFRAESTRUTURA Especificação e tamanho da frota
Classes Capacidade (passageiros sentados) Peso bruto total mín (toneladas) Comprimento total máximo dos veíc. (metros) Miniônibus Mínimo de 20 passageiros sentados e área reservada para cadeira de rodas ou cão guia 8 9,6 Ônibus Básico (Convencional) Mínimo de 35 passageiros sentados e área reservada para cadeira de rodas ou cão guia 16 14 Ônibus Padron Ônibus Articulado Mínimo de 40 passageiros sentados e área reservada para cadeira de rodas ou cão guia 26 18,6 TIPO DE VEÍCULO OPERAÇÃO RESERVA TOTAL ARTICULADO PISO BAIXO (BRT) 58 4 62 ARTICULADO PISO ALTO 12 PADRON (BRT) 33 5 38 CONVENCIONAL 425 30 455 MINIÔNIBUS 39 15 54 567 621 Fonte: Empresa Pioneira (2017) Fonte: DFTrans (2012)

11 Ônibus articulado operando BRT
INFRAESTRUTURA Especificação e tamanho da frota Fonte: DFTrans (2012) Onibus Básico Ônibus articulado operando BRT

12 Fonte: Empresa Pioneira (2017)
INFRAESTRUTURA Terminais em operação na bacia 02 TERMINAIS CÓDIGO TERMINAL DO PARANOÁ 31 TERMINAL DO ITAPOÃ 874 TERMINAL COND. LA FONT 540 TERMINAL COND. ENTRE LAGOS 875 TERMINAL DE SÃO SEBASTIÃO 42 TERMINAL MANGUEIRAL 295 TERMINAL SÃO GABRIEL 307 TERMINAL DE SANTA MARIA 124 TERMINAL DE INTEGRAÇÃO DE SANTA MARIA 502 TERMINAL DO GAMA 56 TERMINAL SUL DO GAMA 304 TERMINAL DE INTEGRAÇÃO DO GAMA 500 TERMINAL DE INTEGRAÇÃO PARK WAY 40 TERMINAL ROD. PLANO PILOTO 1 TERMINAL ASA NORTE 13 TERMINAL ASA SUL 218 Fonte: Empresa Pioneira (2017)

13 INFRAESTRUTURA Terminais em operação na bacia 02 Fonte: Google (2017)

14 Quantidade Aparente de Passageiros
CARACTERIZAÇÃO DA OPERAÇÃO DO TRANSPORTE PÚBLICO URBANO IDENTIFICAÇÃO VISUAL DA LOTAÇÃO DOS VEÍCULOS Qap: Quantidade Aparente de Passageiros LEGENDA (Qap) Capacidade de Passageiros Sentados < 100% 1 Capacidade de Passageiros Sentados = 100% e Capacidade de Passageiros em Pé = 0% 2 Capacidade de Passageiros em Pé entre 0 e 30% 3 Capacidade de Passageiros em Pé entre 30 e 70% 4 Capacidade de Passageiros em Pé entre 70 e 100% 5 Capacidade de Passageiros em Pé acima de 100% Fonte: Elaborada pelos autores.

15 Verificação de Lotação
GAMA – 8 verificações – média 3,6 – 70 à 100% Fonte: Elaborado pelo autor.

16 SANTA MARIA – 8 verificações – média 4,25 – 70 à 100 %
Fonte: Elaborado pelo autor.

17 SÃO SEBASTIÃO – 4 verificações – média 4 – 70 à 100 %
Fonte: Elaborado pelo autor.

18 PARANOÁ – 4 verificações – média 2,5 – 30 à 70 %
Fonte: Elaborado pelo autor.

19 TARIFAS VERIFICAÇÃO HEADWAY
GAMA – Linha 2201, extensão 29,72 km, R$ 5,00 SANTA MARIA – Linha 2301, extensão 27,91 km, R$ 5,00 SÃO SEBASTIÃO – Linha 180.1, extensão 27,70 km, R$ 3,50 PARANOÁ – Linha 0,761, extensão 22,08 km, R$ 3,50 VERIFICAÇÃO HEADWAY GAMA – médio 6,8 min SANTA MARIA – médio 5,6 min SÃO SEBASTIÃO – médio 9,3 min PARANOÁ – médio 8 min

20 GAMA – Linha 2201, extensão 29,72 km, R$ 5,00
DF – 480, passando pela DF – 450; DF – 425 até chegar na DF – 002, onde tem acesso ao terminal rodoviário do plano piloto. Fonte: Google Maps.

21 SANTA MARIA – Linha 2301, extensão 27,91 km, R$ 5,00
DF – 003; DF – 025 e DF – 002, onde tem acesso a rodoviária do plano piloto. Fonte: Google Maps.

22 SÃO SEBASTIÃO – Linha 180.1, extensão 27,70 km, R$ 3,50
DF – 473; DF – 001; DF – 027; Pte. JK; SCES trecho 2 e 3; DF – 004 e Eixo monumental, onde tem acesso a rodoviária do plano piloto. Fonte: Google Maps.

23 PARANOÁ – Linha 0,761, extensão 22,08 km, R$ 3,50
, DF – 479; DF 001; DF – 025; Ponte JK; SCES trecho 2 e 3; DF – 004; Eixo monumental, onde tem acesso a rodoviária do plano piloto. Fonte: Google Maps.

24 DIAGNÓSTICO Pela verificação nas linhas de BRT, 2201 GAMA e 2301 SANTA MARIA, podemos concluir que: O headway é exato nas duas linhas; Os veículos estão em ótimo estado; O passageiro não utiliza dinheiro como forma de pagamento, mas sim o cartão magnético; O transporte opera com o veículo lotado.

25 DIAGNÓSTICO Pela verificação das linhas com maior fluxo, SÃO SEBASTIÃO e Paranoá, podemos concluir que: O headway das duas linhas são exatos; Os veículos estão em ótimo estado; O passageiro tem a opção de forma de pagamento com dinheiro e cartão magnético; O transporte opera com veículo lotado.

26 OBRIGADO!


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