A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

I Guerra Mundial.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "I Guerra Mundial."— Transcrição da apresentação:

1 I Guerra Mundial

2 Antecedentes - A Belle Époque
Denominação dada ao período entre em que não houve conflitos armados entre nações européias; Período de expansão do capitalismo e consolidação da cultura burguesa. Georges Seurat [domingo a tarde]

3 Antecedentes – Crença em um futuro promissor
Cartão postal de 1900 – calçada rolante

4 Antecedentes – Crença em um futuro promissor
Cartão postal de 1900 – Teleteatro

5 Antecedentes – Crença na tecnologia
1906 – Vôo do 14 Bis automóvel Panhard & Levassor P2D Phaeton 1884 – Primeira metralhadora

6 Antecedentes – Unificações (1870/71)
Bismarck/Alemanha Cavour/Itália

7 Antecedentes – Unificações (1870/71)
Desenvolvimento do nacionalismo Rivalidade econômica Itália – Monarquia Parlamentar – 1870 Unificações Alemanha – 2º Reich

8 A causa do Estado Desequilíbrio político europeu
Desenvolvimento econômico e industrial alemão e italiano aumentam as rivalidades existentes na Europa. Rivalidade Anglo-Alemã Revanchismo Franco-Germanico

9 Rivalidade industrial
Inglaterra Alemanha X Rivalidade industrial

10 Revanchismo francês – Guerra Franco-Prussiana – Alsácia Lorena

11 Outros Grande Sérvia – união sobre controle sérvio de povos da mesma etnia (Bósnia Herzegovina) Paneslavismo – Os russos deveriam ser lideres e protetores dos estados eslavos nos Balcãs. Pangermanismo – Todos os povos de origem germânica da Europa Central.

12 Antes da Guerra

13 Pós I Guerra Mundial

14 Crises internacionais pré-guerra
Crise no Marrocos. Colocava em oposição os principais países imperialistas da época: Inglaterra, França e Alemanha. Guerras Balcânicas. Império Otomano X Sérvia, Montenegro, Grécia e Bulgária. Sérvia X Bulgária. Assassinato do Arquiduque Francisco Ferdinando.

15 As alianças A Tríplice Aliança
Alemanha, Império Austro-Húngaro e Itália. A Tríplice Entente (Entente Cordiale (“Entendimento Cordial”) – forma como o governo francês definiu sua aproximação com a Inglaterra, de quem a França era adversária tradicional) Grã-Bretanha, França e Rússia

16

17 Início da Guerra Guerra de Movimento – 1914.
Guerra de Movimento – 1914. Guerra de Trincheiras – 1915 – 1918. Novo Movimento – 1918.

18

19

20 As trincheiras

21

22

23 A presença americana Primeiramente os americanos participaram indiretamente da guerra fornecendo armas e víveres para os países europeus. Depois de terem vários navios bombardeados e diante da ameaça de união do México com a Alemanha os americanos entram na guerra.

24 O caso russo A Rússia sai da guerra no início de 1918, em função da revolução socialista. Assina com a Alemanha o tratado de Brest-Litovsk. Com a saída da guerra e com a sua revolução socialista a Rússia é isolada através de um cordão sanitário, buscando evitar a influência revolucionária numa Europa pós-guerra.

25 O Tratado de Versalhes Este foi o principal tratado estabelecido ao final da Primeira Guerra, na verdade é uma mistura dos 14 Pontos com as idéias da chamada Paz dos Vencedores. Este determinava sanções aos principais envolvidos no conflito e em particular a Alemanha. Foi criada também a Liga das Nações, encarregada de preservar a paz mundial, mas excluindo a Alemanha e a Rússia.

26 Principais determinações para a Alemanha
A Alemanha perde 1/7 do seu território. Perdeu suas colônias. Perdeu Sarre (região rica em carvão). Desmilitarizou a Renânia. Diminuição para o 100 mil homens no exército. Criação do corredor polonês. Pagamentos de uma indenização equivalente a 33 bilhões de dólares.

27 Consequências da Primeira Guerra Mundial
Deslocamento da supremacia econômica, financeira, política e militar para os Estados Unidos. No plano demográfico, cerca de 14 milhões de mortos e 20 milhões de mutilados. Surgimento de novas nações independentes Hungria, Tcheco-Eslováquia, Iugoslávia, Polônia, Letônia, Lituânia, Estônia Transição do Estado Liberal, para o Estado Intervencionista.

28 Troca do revanchismo francês, pelo revanchismo alemão.
Surgimento dos regimes nazi-fascista, que impulsionaram a chegada da 2ª Grande Guerra. A derrubada do regime czarista na Rússia e estabelecimento da ordem socialista.

29 Artilharia aérea

30 O fim da era européia Mudança no eixo político e econômico mundial (EUA) Descrença no modelo liberal (aparecimento do socialismo e fascismo) Destruição cultural Suspendeu a expansão do movimento operário Jovens e mulheres foram usurpados de suas aspirações

31 Desenvolvimento tecnológico
Durante a primeira Guerra houve a introdução de novas tecnologias como: A aviação; A utilização de balões meteorológicos; Armas de mão como as granadas e morteiros Criação do submarino e os rápidos encouraçados. O fim das batalhas clássicas onde haviam o enfrentamento em linha. Desenvolvimento da química e da atividade farmacêutica.


Carregar ppt "I Guerra Mundial."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google