A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Colégio Estadual ‘’Antenor Padilha’’

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Colégio Estadual ‘’Antenor Padilha’’"— Transcrição da apresentação:

1 Colégio Estadual ‘’Antenor Padilha’’
Ivolândia , 20 de ,Abril de 2006 Disciplina : Matemática ª ano Professor : Jovair Aluno : Ítalo , Rogério , Fernando, Ricardo, Leonardo

2 Mundo das Formas

3 Introdução Tudo o que nos rodeio e forma geométrica . Um pipa ela e forma geométrica por exemplo; Mesa , lápis, caderno , casa, arvore ,ônibus, bicicleta. Forma geométrica ; um primeira classificação Nos podemos fazer um primeira classificação das formas geométrica separado as em formas espaciais observe ; Elas pode ser planas ,contornada.

4 Forma geométrica espaciais
As formas geométrica , espaciais são também chamado onada tem três dimensões, comprimento largura e altura.

5 Formas geométrica plana
Essa forma são também chamada bidimensionais pois tem duas dimensões por exemplo comprimento, largura

6 Contorno de forma plana linha fechada
os contorno tem única dimensões comprimento por exemplo uma bola quadrado triangulo e retângulo.

7 Outras linha abertas

8 Poliedros: Classificação das formas espaciais
há formas espaciais que possuem apenas faces planas: são os poliedros . há outras que têm pelo menos uma faces não –plana (‘’arredondada’.’) Poliedros:

9 Elementos de um poliedro: vértice , face e Aresta
Ele tem 6 vértices,5 face e 9 arestas. Cada vértice é um ponto .Nesse poliedro,cada vértice é o encontro de três aresta. Quantos vértices,quantas aresta ele possui ? 12 aresta. Cada vértice é o encontro de quantas aresta? Qual é formas de suas faces?

10 Poliedro convexos e não –convexos.
Você sabe identificar o que diferencia um poliedro convexo de um não – convexos?.

11 Principais poliedros convexos
Dependendo de certas características, de alguns poliedros convexo recebem nomes especais.

12 Prismas Prismas reto Prismas oblíquos

13 Pirâmides obliquas pirâmides retas

14 Uma pirâmide especial: o tetraedro regular.
Dentre as pirâmides ,uma se destaca por ter todas as faces com a mesma forma (triangular ) e com o mesmo tamanho.É o tetraedro regular formado por quatro faces triangulares de mesma tamanho.

15 Outros poliandro convexo
Há poliandro convexo que não são nem primas nem pirâmide Octaedro planificado Octaedro

16 Poliedros convexo e números
A tabela abaixa mostra alguns poliedros convexo . Bloco retangular ou paralelepípedo

17 Paralelepípedo,incluindo o cubo
Classificação dos poliedros Prisma: de base triangular Paralelepípedo,incluindo o cubo De base pentagonal ; de base hexagonal; de base. Pirâmides de base triangular, de base quadrada, de base pentagonal, de base hexagonal, de base. Outros ;octaedro, dodecaedro, icosaedro, outros.

18 Além dos poliedros também são forma espaciais os corpo redondo.
Corpos redondos Além dos poliedros também são forma espaciais os corpo redondo. Cone Cilindro O cilindro tem duas faces planas chamada base ,e um’’face’’ que não é plana. A esfera é formada por uma única Superfície que não é Plana (é ‘’ arredondada ‘’). O cone tem uma face Plana , chamada base,e Uma’’face’’ que não e plana (é’’arredondada’’).

19 formas geométricas planas
Cubo. Cilindro

20 Outras formas planas Formas planas octogonal.
Formas planas pentagonais Estrela de cinco pontas

21 Oficina de matemática Fazendo a gente aprende
Montagem de forma plana plana quadrada. Em foi uma folha de papel sulfite desenhe e depois recorte cinco regiões planas retangular.

22

23 HISTÓRIA Com a imagem de duas senhoras chinesas a resolver um tangram. Em chinês, o tangram e conhecido como Ch i ch iao t u, ou as Sete Pecas Inteligentes. A mais antiga mais antiga, e de  um painel em madeira, de 1780 de Utamaro Não se conhece ao certo a origem do tangram. Nem a data de concepção, ou sequer o seu inventor. A referencia publicação com exercícios de tangram e do inicio do século XIX. Chegou rapidamente ao EUA e a Europa e ficou conhecido como o puzzle chinês. Desde então, são criados tangrams em todos os tipos de materiais, desde cartão a pedra, plástico ou metal. Um dos exemplos interessantes e um conjunto de mesas descobertas na China, que datam do século XIX. A Enciclopédia de Tangram foi escrita por uma mulher, na China, há 130 anos atrás. É composta por seis volumes e contém mais de 1700 problemas para resolver. Ainda hoje o Tangram é muito utilizado um pouco por todo o mundo, especialmente por professores no ensino de geometria. A sua simplicidade, e capacidade de representar uma tão grande variedade de objectos, mas ao mesmo tempo dificuldade em resolvê-los explica um pouco a mística deste jogo.

24 Sequência 1. Distribuição dos jogos e instruções. 2
Sequência 1. Distribuição dos jogos e instruções Regras do jogo: os dois jogadores estão sentados frente a frente; o primeiro escolhe uma figura simples. Dá-lhe ou não um nome. O segundo jogador não vê a figura e deve, com as peças do quadrado, construí-la segundo as indicações do primeiro jogador, que lhe descreve as peças e as respectivas posições. O segundo jogador só conseguirá reconstruir a figura se as informações do primeiro forem suficientemente claras. Pode-se continuar até que o segundo jogador consiga terminar o jogo, ou então, limitar-se o tempo Acabado o jogo, cada grupo escreve as suas observações, que serão apresentadas durante a discussão conjunta.

25 jogo pedagógico Objectivos Aprender as dificuldades da transmissão de informação, relacionando-a com o esquema de comunicação. Noções Parâmetros de uma situação de comunicação: mensagem, códigos, ruídos. Transmissão. Requisitos Destinatários: alunos do ensino secundário ensino superior e adultos. Tempo: 1 h. Material: um jogo de "Tangram" para duas pessoas (peças do jogo e um conjunto de exemplos de figuras a construir). Organização: grupos de 2 (em mesas com duas cadeiras frente a frente), um animador

26 4. Balanço do animador relativo à exactidão da informação, aos fenómenos da interpretação, à lei da proximidade, à deformação da mensagem devida à situação de transmissão. Interesse da actividade Muitos jogos podem reforçar uma situação de descoberta de informação. Este jogo, de grande riqueza, foi utilizado de diferentes formas. Neste caso, ele cinge-se à observação dos fenómenos de transmissão de informação. Poder-se-á, segundo o objectivo escolhido, insistir sobre um ou outro aspecto desta situação. - Numa segunda fase, poder-se-á relacionar as observações com o esquema de comunicação, tal como é geralmente conhecido. Aprofundamentos - Este exercício pode dar início a uma série de actividades sobre a informação. - As fontes, as transmissões, a "objectividade não existe".

27 Vista de uma forma Uma forma espacial pode ser vista de várias posições : de lado,de frente , de cima. Vista superior Vista superior Vista lateral

28 Formas planas e medidas : a idéia de área
Uma das medidas associadas ás formas planas é a medidas da superfície ou área .

29 Formas planas e arte

30 Contorno de formas planas
Formas plana quadrada. Contorno quadrado. Formas plana triangular. Forma plana triangular.

31 Classificação dos contornos
Chamamos de polígono um contorno (linha fechada que não apresenta cruzamento.) Polígonos(formado apenas por segmentos de reta) Contorno Não polígono

32 Elementos de um polígono e sua classificação
A figura ao lado representa um polígono. O ponto A é um de seus vértices. O ângulo B ( B ) é um dos seus ângulos. O segmento de reta CD é um de seus lados. Esses polígono pode ser indicado assim: ABCDE.

33 Diagonal de um polígono
Chamamos de diagonal de um polígamo ao segmento de reta que liga dois vértices não—consecutivos desse polígono. Q A P B E C R S D

34 Contornos e medida: a idéia de perímetro
A medida associada aos contornos é a medida de seu comprimento ou perímetro.

35 Imagem um segmento de reta AB sendo prolongado indefinidamente nos dois sentido.
A figura obtida é chamado reto. Edicamos essa reta por AB ou BA. B A

36 Imagine agora um segmento AB sendo prolongado indefinidamente em apenas um sentido, de A para B, por exemplo.A figura obtida é um semi-reta . A semi- reta é indicada por AB. O ponto A é a origem dessa seme-reta. A B

37 Duas semi –reta de mesma origem formam um ângulo
Duas semi –reta de mesma origem formam um ângulo. Esse ângulo pode ser indicado por PQR ou RQP ou simplesmente, por Q.o ponto Q é seu VÉRTICE. AS semi –retas QP e QR são seus LADOS. P Q R


Carregar ppt "Colégio Estadual ‘’Antenor Padilha’’"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google