A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Citoesqueleto Movimento celular.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Citoesqueleto Movimento celular."— Transcrição da apresentação:

1 Citoesqueleto Movimento celular

2 O Citoesqueleto Estruturas tubulares e filamentosas presentes no citossol; Funções: SUSTENTAÇÃO E MOVIMENTO; Formados por três componentes principais: MICROTÚBULOS; MICROFILAMENTOS OU FILAMENTOS DE ACTINA; FILAMENTOS INTERMEDIÁRIOS.

3 Microtúbulos Formado por heterodímeros:
α e β-tubulinas formam dímeros, chamados tubulinas; Tubulinas se associam formando protofilamentos; TREZE protofilamentos compõem um microtúbulo; Há um equilíbrio dinâmico entre a tubulina polimerizada e a livre; Extremidade “+” é mais dinâmica do que a extremidade “-”.

4 Dinâmica de Polimerização
A hidrólise do GTP em GDP afeta e estabilidade dos microtúbulos, determinando seu crescimento ou encurtamento.

5 Microtúbulos: Funções
Tráfego de vesículas, transporte e posicionamento de organelas, fusos mitóticos e migração dos cromossomos.

6 Microtúbulos Os microtúbulos se polimerizam a partir de uma região no citossol próxima ao núcleo, chamado de Centro Organizador de Microtúbulos (MTOC); Presença de centríolos e proteínas pericentriolares.

7 Microtúbulos Em células, as extremidades - estão estabilizadas pela associação à um anel de γ-tubulina; Consequência: todos os microtúbulos nas células polimerizam e despolimerizam apenas a partir das extremidades “+”;

8 Microtúbulos Fusos mitóticos:
Rearranjo drástico do citoesqueleto de microtúbulos.

9 Proteínas Associadas à Microtúbulos (MAPs)
São de diversos tipos e com várias funções; Proteínas motoras: Cinesina (extremidade “- “ para “+“); Dineína (extremidade “+” para “-”);

10 Drogas Que Afetam a Dinâmica de Pol/Despol de Microtúbulos
Algumas drogas afetam a dinâmica de polimerização e despolimerização dos microtúbulos. Ex: taxol, vincristina, vinblastina, colchicina; Utilizado como quimioterápico.

11 Dinâmica de Microtúbulos IN VIVO

12 Microfilamentos ou Filamento de Actina
Formado por dois polímeros filamentosos de actina associados helicoidalmente entre si; Equilíbrio dinâmico entre a actina polimerizada e a globular (livre); Cada molécula de actina está associada a um ATP ou ADP; Também é polarizada (extremidade “+” e “-”).

13 Microfilamentos ou Filamentos de Actina
Distribuídos por toda a célula, mas podem ser observados em altas concentrações próximos à membrana plasmática; Relacionados à movimentação celular.

14 Célula Muscular Desenvolvimento e especialização do citoesqueleto de microfilamentos: Associação com proteínas motoras: miosina.

15 Filamentos Intermediários
Componente do citoesqueleto mais resistente e comprometido exclusivamente com o papel de SUSTENTAÇÃO.

16 Filamentos Intermediários
Composta por uma família de proteínas filamentosas, formando “cabos de aço”: Ex: Queratina (células epiteliais), Neurofilamentos (células nervosas), Desminas (células musculares), Laminas (envoltório nuclear);

17 Filamentos Intermediários versus Microtúbulos/Microfilamentos
Constituição protéica Família de proteínas Tubulinas e actina Tipos de sub-unidades Filamentosa Globulares Dinâmica de pol/despol Inexistente (estáveis) Existente (instáveis) Função geral Apenas sustentação Movimentação e sustentação Nucleotídios fosfatados Ausentes Presentes (GTP e ATP) Polaridade Inexistente Extremidades “+” e “-” Adição de sub-unidades Pelas extremidades e laterais Apenas pelas extremidades Resistência x Flexibilidade Alta resistência e flexibilidade Baixa resistência e alta flexibilidade

18 Animações https://www.youtube.com/watch?v=YAva4g3Pk6k
Inner Life of the Cell  A Day in the Life of a Motor Protein: 


Carregar ppt "Citoesqueleto Movimento celular."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google