A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O uso da tecnologia no ambiente escolar: o YouTube e suas ferramentas de aprendizagem no âmbito da Língua Inglesa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O uso da tecnologia no ambiente escolar: o YouTube e suas ferramentas de aprendizagem no âmbito da Língua Inglesa."— Transcrição da apresentação:

1 O uso da tecnologia no ambiente escolar: o YouTube e suas ferramentas de aprendizagem no âmbito da Língua Inglesa

2 TECNOLOGIA A educação conta com diversos artefatos para ampliar o conhecimento do aluno, como novas técnicas de aprendizagem e na atualidade se têm como aliada a tecnologia, uma grande ferramenta criada pelo homem e que pode ser vista como um novo comunicador de informação.

3 TECNOLOGIA Esse meio de ensino-aprendizagem pode aperfeiçoar a qualidade educativa, elevando os índices da educação básica, tornando as aulas mais interessantes, chamativas, encantadoras e por vezes fascinantes, resultando em uma contribuição de peso para o aumento da integração e uma relação dialógica entre professor e aluno.

4 YOUTUBE Criado no dia 14 de fevereiro de 2005
Criado pelos os jovens Steve Chen, Chad Hurley e Jawed Karim 3º maior site já visitado YOUTUBE 2 bilhões de visualizações por dia Metade dos internautas possui menos de 20 anos

5 Canal onde diversas pessoas postam vídeos com o objetivo de ensinar línguas estrangeiras, língua brasileira, ciência, matemática e muitos outros assuntos importantes para o crescimento escolar dos alunos.

6

7 O ENEM é um exame existente no Brasil desde o ano de 1998, ao longo dos anos ele foi tomando cada vez mais espaço e atualmente o exame tem como intuito avaliar a atuação do aluno ao término ou durante o Ensino Médio, visto que, é uma porta de acesso ao PROUNI, FIES, SISU e PRONATEC com o objetivo de acesso à educação superior, ampliando a auto-avaliação e inserção do aluno no mercado de trabalho.

8 OBJETIVO O objetivo da sequência didática é apresentar a ferramenta ‘Youtube’ dentro da aquisição de habilidades da Língua Inglesa para o desenvolvimento da prova do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

9 OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Apresentar o primeiro contato do aluno com o ‘Youtube’ com a visão não apenas de vídeos de entretenimento, porém, como uma rede de aprendizagem de línguas estrangeiras; Explicar a história do ‘Youtube’ com o intuito de compreender sua origem, as suas diversas possibilidades de criação e o seu papel como ferramenta de aprendizagem por meio do vídeo-aula; Aprender como interpretar textos em Inglês para o ENEM; Entender a importância da língua estrangeira dentro do próprio cotidiano, por meio de produções orais; Compreender por meio dos vídeos assistidos, ideias para filmagem e edição do vídeo que será produzido pelo os próprios alunos pelo o programa de edição ‘Movie Maker’;

10 Duração de seis aulas, sendo cinquenta minutos cada aula.
PÚBLICO ALVO Discentes do terceiro ano do ensino médio de uma escola privada do município de Sinop-MT, Duração de seis aulas, sendo cinquenta minutos cada aula.

11 MÓDULO 1 A aula terá como partida, a elaboração de perguntas que possuem o objetivo de refletir sobre a Língua Inglesa e o seu papel e importância dentro da cultura brasileira. Perguntas como: ‘Por que a Língua Inglesa é importante?’, ‘Qual a necessidade de estudar uma língua estrangeira, em especial a Língua Inglesa?’, ‘De que formas e meios podemos aprender essa língua?’, ‘Vocês costumam utilizar o YouTube no dia a dia?’ ‘Como o YouTube pode auxiliar no aprendizado do Inglês?’, ‘Vocês já utilizaram o Youtube como ferramenta de aprendizagem?’

12 MÓDULO 2 Fazer um breve debate com os alunos para estabelecer um pré-conhecimento sobre o site ‘Youtube’ e qual a maior fonte de busca dos alunos dentro do site; Apresentação da história do ‘YouTube’;

13 MÓDULO 3 Ir à sala de informática e pedir para que pesquisem o vídeo: ‘Inglês no Enem: como interpretar textos | English in Brazil’ ( Realizar um sucinto debate à cerca do tema tratado no vídeo;

14 MÓDULO 4 Dividir os grupos na sala de aula e explicar os passos necessários para a produção do vídeo e ideias. Ensinar como utilizar o programa de edição ‘Movie Maker’ por meio do vídeo ‘Movie Maker/Edição de vídeos para Iniciantes - Tutorial de ferramentas básicas’ ( projetado no DataShow.

15 MÓDULO 5 Retornar à sala de informática com os alunos para realizar a criação de um canal no ‘YouTube’ para que os alunos postem suas produções de vídeo;

16 Apresentação dos vídeos realizados pelo os alunos para toda a turma;
MÓDULO 6 Apresentação dos vídeos realizados pelo os alunos para toda a turma;

17 AVALIAÇÃO Será avaliada a participação dos alunos nos debates proporcionados em sala de aula e a produção do vídeo sobre ‘Como interpretar textos em Inglês para o ENEM’ e postagem no canal do ‘Youtube’.

18

19 BIBLIOGRAFIA LANDIM, Wikerson. O YouTube em números. Disponível em: acesso em 13 de julho de 2017. YouTube Educação. Disponível em: acesso em 17 de julho de 2017. Inglês no Enem: como interpretar textos | English in Brazil. Disponível em: acesso em 08 de julho de 2017. Movie Maker/Edição de vídeos para Iniciantes - Tutorial de ferramenteas básicas. Disponível em: acesso em 10 de julho de 2017. Novas tecnologias facilitam a aprendizagem escolar. Disponível em: acesso em 12 de julho de 2017. AGUIAR, Iana Assunção de; PASSOS, Elizete. A TECNOLOGIA COMO CAMINHO PARA UMA EDUCAÇÃO CIDADÃ. Disponível em: acesso em 13 de julho de 2017. OLIVEIRA, Elda Damasio. TECNOLOGIA E EDUCAÇÃO. Disponível em: acesso em: 14 de julho de 2017.

20


Carregar ppt "O uso da tecnologia no ambiente escolar: o YouTube e suas ferramentas de aprendizagem no âmbito da Língua Inglesa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google