A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ATLETAS DE FIM DE SEMANA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ATLETAS DE FIM DE SEMANA"— Transcrição da apresentação:

1 ATLETAS DE FIM DE SEMANA
Finalmente chegou o domingo e com ele a empolgação para colocar o tênis e ir para o clube ou parque mais próximo. Afinal, é preciso “compensar” o tempo em que esteve parado. Bom, se esse é o seu caso ou se você se animou com a idéia, conheça os prós e os contras de mexer o corpo apenas nesse dia.

2 Exercitar-se só nos finais de semana oferece riscos à saúde?
Para quem não tem outra oportunidade durante a semana e treina corretamente, não há risco algum. Pelo contrário, há um ganho de qualidade de vida. Entretanto, quem tenta fazer tudo o que não fez durante a semana, sem seguir uma conduta correta, se exercitar pode ocasionar desde uma simples contusão até morte súbita.

3 Quem está mais propenso a esses riscos?
Pessoas de vida desregrada, obesas, diabéticas, portadoras de hipertensão arterial (pressão alta), colesterol alto e que não fazem um check-up anual são as principais vítimas.

4 Há alguma orientação para quem só tem esse tempo livre para se exercitar?
O ideal é procurar profissionais adequados para isso. Saber se é apto à prática esportiva é o primeiro passo. Sendo assim, o cardiologista, o ortopedista, a nutricionista e o educador físico são os especialistas indicados. Já para os que sabem que podem se exercitar e não dispõem de orientador qualificado, a aquisição de um frequencímetro (equipamento que mede os batimentos cardíacos, usado em treinamentos físicos) é uma ótima conduta. Outra dica é fazer a atividade física dentro de uma frequência cardíaca adequada.

5 Cálculo da frequência cardíaca (entre 65% e 85%)
220- (a sua idade)x 0,65= frequência mínima 220- (idade)x 0,85= frequência máxima Exemplo: uma pessoa com 60 anos de idade (apta a fazer atividade física) 220-60= 160 160x 0,65= 104 batimentos por minuto (mínima) 160x 0,85= 136 batimentos por minuto (máxima)

6 Optar pela prática de esportes como futebol, vôlei ou tênis requer atenção especial?
Sim. Os esportes envolvem várias qualidades físicas para ser executado. No caso do futebol é necessário correr rápido em alguns momentos, ser forte para suportar os choques entre jogadores e ter a capacidade de saltar, além de correr em diversas direções rapidamente e por muito tempo consecutivo. Para “atletas” de fim de semana, certamente, será uma atividade de risco, mesmo que praticado moderadamente, pois o esporte exige todos esses esforços.

7 Quais as modalidades mais indicadas?
Caminhada, corrida e bicicleta são mais adequadas para os praticantes de fins de semana. Isso porque são atividades regulares de fácil dosagem. Como foi dito antes, as desportivas, como futebol e basquete, exigem qualidade física (velocidade, força, flexibilidade, coordenação, etc.), obtida com mais empenho e treinos prolongados.

8 Qual o tempo ideal para obter um bom aproveitamento?
Se o seu organismo estiver funcionando bem, o tempo de atividade física ideal fica entre 30 minutos e uma hora.

9 Como as pessoas podem identificar o momento de moderar ou interromper os exercícios?
Há sintomas que requerem cuidados: tonturas, sono, movimentos descoordenados, dor de cabeça, visão turva, com brilhos ou dores específicas, denunciam que algo não está bem, o que requer a interrupção da atividade e investigação do ocorrido. Outro sinal é quando você percebe que essa prática deixou de ser prazerosa (isso só não pode ser confundido com preguiça).

10 Sabemos que alongamento é imprescindível antes de qualquer atividade física. Como ele deve ser feito? O ideal é se aquecer com uma caminhada de 5 a 10 minutos, seguida de exercícios de flexibilidade e alongamento, que favorecem a irrigação dos tecidos que estão inativos e o aumento da elasticidade e articulação dos músculos. Dessa forma, a pessoa fica menos propensa a se machucar durante o treino.

11 Exigir do corpo mais do que ele está preparado a oferecer pode gerar que tipo de problemas?
Quando há abusos ou imprudências, os danos mais comuns para a musculatura são: tendinite (inflamação nos tendões por usá-los muito mais do que estão acostumados); distensões musculares (rompimento parcial ou total da musculatura), por executar movimentos que esse tecido ainda não suporta; entorses ou ruptura de ligamentos (joelho, tornozelo, ombro, etc.), pela exigência articular além dos limites habituais; fraturas ósseas por estresse ou quedas. Já na parte clínica, há desde complicações cardiológicas a problemas respiratórios que acometem muitas pessoas. No mínimo, as dores musculares já refletem o despreparo para o esforço.

12 É mais vantajoso fazer exercícios apenas no domingo do que ser sedentário?
Correto. Exercitar-se é sempre importante, nem que seja apenas uma vez na semana. Lembre-se de que moramos num país de muitos feriados, o que possibilita aumentar a frequência da atividade física.


Carregar ppt "ATLETAS DE FIM DE SEMANA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google