A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo"— Transcrição da apresentação:

1 Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo

2 Criação PPAA Decreto Regulamentar n.º 13/99, de 3 de Agosto;
Área de 3327,146 ha;

3 Albufeira do Azibo Localizada no Concelho de Macedo de Cavaleiros;
Abrangendo as freguesias: Vale da Porca; Santa Combinha; Podence ; Salselas ; Vale de Prados.

4 Objectivos da PPAA Conservação da natureza e a valorização do seu património natural, como pressuposto de um desenvolvimento sustentável. Promoção do repouso e do recreio ao ar livre em equilíbrio com os valores naturais salvaguardado.

5 Bacia hidrográfica A Albufeira do Azibo é formada por 3 linhas de água: Rio Azibo (13Km), Ribeiras do Azibeiro (7,3Km) Reguengo (7,8Km) - e faz parte da bacia hidrográfica do Rio Sabor, e este por sua vez, da do Rio Douro.

6 Geologia PPAA é uma zona de grande complexidade geológica.
Está ligada à do Maciço de Morais Constitui um conjunto de Unidades Alóctones, que compreende uma gama completa de rochas ultramáfico-máficas e cuja presença é determinante na presença de algumas espécies florísticas.

7 Podence Tradição etnográfica ligada à figura do Careto;
Surgem nos dias de Carnaval, percorrem a aldeia numa correria desenfreada, criando um ambiente de alvoroço, mistério e sedução. Casa do Careto aberta ao público em 2004, algumas publicações, os fatos, os chocalhos, as máscaras e toda a indumentária destas figuras enigmáticas

8 Salselas Ficou conhecida pelo fabrico da telha e de carros de bois.
Um dos Percursos Pedestres do Azibo passa por aqui e denomina-se “dos Fornos Antigos” pelos vários fornos de cerâmica, um deles de tipologia e época romana. O Museu Rural e a Sala Museu de Arqueologia

9 Santa Combinha Desanexada definitivamente do Concelho de Bragança em 31 de Dezembro de 1855, passando a pertencer em 1895 ao Concelho de Macedo de Cavaleiros. Praia Fluvial da Fraga da Pegada, Parque de Merendas, Centro de Desporto Aventura do Azibo, um Pavilhão Multiusos provido de um espaço Internet e um café - restaurante.

10 Vale da Porca Riquíssimo património edificado e artístico religioso.
Ruínas da aldeia de Banrezes, podendo ainda ver-se os restos dos moinhos, das casas, da igreja, das noras, de fontes e uma ponte de arco de volta inteira.

11 Vale Prados Património edificado
Salienta-se o seu Pelourinho, Monumento Nacional, reconstruído no século XVIII, situado na praça defronte à Igreja matriz setecentista. Vila e sede de Concelho, suprimido em 1836, data em que passou a fazer parte da Comarca e Concelho dos Cortiços. Pela extinção deste em 31 de Dezembro de 1853, passou a pertencer ao Concelho e Comarca de Macedo de Cavaleiros.

12 Fauna A albufeira do azibo possui uma elevada diversidade e raridade de espécies de aves, mamíferos, répteis, anfíbios e peixes. Raposa; Águia-cobreira; Lontra; Esquilo; Entre outros.

13 Flora As espécies mais representativas desta paisagem são:
Sobreiro (Quercus suber), a Azinheira (Quercus rotundifolia), o Carvalho-cerquinho (Quercus faginea), Carvalho-negral (Quercus pyrenaica), o Pinheiro-bravo (Pinus pinaster) o Castanheiro (Castanea Sativa).

14 The End Trabalho realizado por: Alexandre Silva Ana costa Ana Ferreira
Ana Peão Nelson Serra


Carregar ppt "Paisagem Protegida da Albufeira do Azibo"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google