A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto de Plano de Gestão & Prevenção de Crise

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto de Plano de Gestão & Prevenção de Crise"— Transcrição da apresentação:

1 Projeto de Plano de Gestão & Prevenção de Crise
Curso de Extensão de Comunicação Corporativa FACHA Projeto de Plano de Gestão & Prevenção de Crise Alunos: Renato Peregrina Carol Nascimento Guilherme Lima Patrizia Landi Lucas Maia

2 Empresa Analisada:

3 Sua sede fica em San Ramon, na Califórnia (EUA).
Contextualização: Sua sede fica em San Ramon, na Califórnia (EUA). Tem operações de exploração e produção no mundo inteiro. Com mais de 60 mil empregados e operações em mais de 100 países. Está envolvida em todos os aspectos da indústria de petróleo e gás natural – exploração e produção, fabricação, vendas e transporte, produção e comercialização de produtos químicos, geotérmica e geração de eletricidade – a empresa também investe em fontes de energia renováveis e tecnologias avançadas.

4 Contextualização: A petroleira americana Chevron iniciou suas atividades no Brasil de exploração e produção de óleo e gás na Bacia de Campos em 1997. Atualmente a Chevron Brasil Petróleo participa de três projetos em águas profundas. A produção no Campo Frade, na Bacia de Campos, onde é operadora, teve início em junho de Os demais campos são: Papa Terra e Maromba. A Chevron Brasil Lubrificantes, detentora da marca Texaco, se destaca na fabricação e comercialização de óleos lubrificantes e graxas. Também produz e comercializa diversos outros produtos como fluidos de arrefecimento e de freio, entre outros.  

5 Contextualização: Projetos sociais:
Erradicação do trabalho escravo; Projeto Elas em Movimento; Projeto Enter Jovem; Projeto Com. domínio Digital; Projeto de Inclusão Comunitária; O lubrificante Havoline, da Texaco, renovou o patrocínio com o Botafogo de Futebol e Regatas.  Projeto Piloto de Reflorestamento da Antonina & Projeto Cachalote.

6 Análise Qualitativa da Imagem da Empresa:
Pontos Fortes: A Chevron é a maior produtora privada de petróleo do Cazaquistão e de gás da Tailândia. Produz quase a metade de todo o óleo cru da Indonésia e tem o maior número de arrendamentos em plataforma e águas profundas do Golfo do México. Também está entre as maiores produtoras em águas profundas na Nigéria e na Austrália, onde possui a maior fatia de recursos não desenvolvidos de gás natural. Na área de lubrificantes, destaca-se por sua liderança mundial na produção e comercialização de óleos básicos Premium. Investe em projetos sociais, ações ambientais e esportivas.

7 Análise Qualitativa da Imagem da Empresa:
Pontos Fracos: Somam dois acidentes no Brasil na região do campo de Frade em menos de um ano Pouca exposição social Relação ruim com a imprensa Falta de veracidade nas informações/ Se isenta da culpabilidade, garantindo o controle de qualidade de seus produtos Exemplo: Informações do primeiro acidente de vazamento. Desorganização Interna Exemplo: Descumprimento de regra e próprio manual quanto ao primeiro vazamento.

8 Análise Qualitativa da Imagem da Empresa:
Pontos Fracos: Falta de prevenção de acidentes Exemplo: Quatro meses após o vazamento de mais de 2 mil barris de petróleo, um pequeno volume de óleo vazou de uma rachadura localizada a três quilômetros da região onde ocorreu o primeiro vazamento. Manual de Crise Exemplo: Demonstraram não ter um procedimento estruturado frente a crises, como por exemplo um manual de crise ou conhecimento de premissas básicas frente a situações como tiveram com o vazamento. Imagem afetada com consequente perda de mercado A falta de cuidado com a marca acaba gerando fortalecimento de outras operadoras.

9 Projeção de Cenários: Crises que podem ocorrer na empresa:
Vazamento de óleo Naufrágio de plataforma Explosão em navio Incêndio Queda de helicóptero Queda de operário da plataforma Poluição ambiental Impedimento de funcionamento

10 Análise de Caso: Focos de crise: Vazamento de óleo
Segundo a ANP, 3,7 mil barris de óleo foram derramados em uma distância de cerca de 120 km da costa do Estado do Rio de Janeiro enquanto a petroleira perfurava um poço no campo da bacia de Campos. Carência de medidas assertivas para prevenção Quatro meses após o vazamento de mais de 2 mil barris de petróleo no campo de Frade durante atividades de perfuração, um pequeno volume de óleo vazou de uma rachadura a quilômetros do primeiro acidente. Falta de clareza ao transmitir informações Demora, informações imprecisas e lentidão de posicionamento frente a falhas.

11 Análise de Caso:

12 Análise de Caso: Focos de crise: Falta de veracidade
Esta postura gerou uma série de descrédito à imagem da empresa, o que é incalculável. Presteza nos serviços O acidente poderia ter sido evitado, caso a Chevron tivesse conduzido suas operações em plena aderência à regulamentação, gerido corretamente as incertezas da geologia, executado as análises de risco em conformidade com a regulamentação e respeitado premissas básicas de segurança. Furo no orçamento Pelas 25 irregularidades constatadas no decorrer da investigação, a empresa foi regularmente autuada. A multa girou na casa de milhões, quase 50 milhões para ser preciso.

13 Análise de Caso: Focos de crise:
Impedimento de fazer novas perfurações Se continuar impedida de operar, será gerado um imenso passivo trabalhista. Análise de risco Não apresenta análise de risco das suas operações para o órgão regulador. Atualmente a análise é feita pelos próprios concessionários, baseados nas normas de segurança, mas sem apresentação à autoridade. O documento fica na própria plataforma.

14 Proposta de Plano de Gestão & Prevenção de Crise:
Algumas medidas que a Chevron tomou: Quanto ao primeiro vazamento no campo de Frade: sanou a origem do vazamento em quatro dias. Sua assessoria de imprensa informou que na verdade foram 2,4 mil barris derramados ao invés de 3,7 anunciados pela ANP. Acompanha o processo investigatório.

15 Proposta de Plano de Gestão & Prevenção de Crise:
Como forma de prevenção de crises, a empresa deve: Apresentar análise de risco das suas operações para o órgão regulador, algo que não é feito hoje.   Deve ter maior transparência e rapidez nas informações veiculadas, tomando medidas imediatas para controlar a notícia e reconquistar com sucesso a confiança do público. Necessário estruturar uma “política antipânico” com relação a uma possível demissão em massa devido a prejuízos do impedimento temporário de novas perfurações no Brasil.

16 Proposta de Plano de Gestão & Prevenção de Crise:
Como forma de prevenção de crises, a empresa deve: Desenvolver a comunicação externa, ou seja, implementar um processo dinâmico e constante de comunicação em diversas áreas e estar empenhada em transmitir e expressar informações, conhecimentos, objetivos e resultados de forma clara e transparente para a mídia e a sociedade. Garantir um alinhamento e comprometimento de todos em relação aos desafios do trabalho, manter um nível de relacionamento positivo e transparente entre a empresa e seus colaboradores, clientes e fornecedores, mídia e a sociedade.

17 Proposta de Plano de Gestão & Prevenção de Crise:
Como forma de prevenção de crises, a empresa deve: O gerenciamento de possíveis crises deve fazer parte de um plano estratégico, mesmo que não exista motivo para ter início, uma vez que crises acontecem em todos os tipos de empresa. Com esta medida a Chevron poderá diagnosticar fatores críticos mais cedo e preveni-los antes mesmo que aconteçam. É necessária a formação de um comitê de crise e manual de crise bem estruturado. Todas as informações a serem dadas, aprovadas e implementadas deverão vir da alta direção que também deverá participar de todas as etapas definidas nos planos de crise. A forma de comunicação deverá ser um discurso unificado para não haver ruídos na comunicação interna e externa.

18 Proposta de Plano de Gestão & Prevenção de Crise:
Como forma de prevenção de crises, a empresa deve: Deve haver um afastamento positivo da mídia para a marca poder sair da crise e entrar no pós crise. Isto para retornar aos poucos com campanhas e patrocínios.

19 Referências http://www.chevron.com.br/. Acessado em 18/07/12


Carregar ppt "Projeto de Plano de Gestão & Prevenção de Crise"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google