A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Programa SUPERA Case Celulose Irani S/A

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Programa SUPERA Case Celulose Irani S/A"— Transcrição da apresentação:

1 Programa SUPERA Case Celulose Irani S/A
Gestão de Desempenho: Competências e Resultados Programa SUPERA Chapecó, Agosto de 2011

2 É um programa para Gestão de Desempenho
Programa SUPERA O que é? É um programa para Gestão de Desempenho Baseado em: Gestão de Competências Gestão de Resultados

3 Gestão de Competências e de Resultados – Por Que?
Programa SUPERA Gestão de Competências e de Resultados – Por Que? Competências Resultados Competências sem Resultados são insignificantes Resultados sem Competências não se sustentam a longo prazo

4 Programa SUPERA Objetivos
Promover o desenvolvimento das Pessoas Criar a cultura da gestão do desempenho individual Desenvolver a cultura de feedback a partir de avaliação apropriada Estimular a produtividade dos colaboradores Identificar talentos potenciais Reconhecer desempenhos diferenciados

5 Gestão de Competências
Programa SUPERA Gestão de Competências O que é uma Competência? É um conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes específicas que permitem ao indivíduo desempenhar com eficácia determinadas tarefas.

6 Gestão de Competências
Programa SUPERA Gestão de Competências Avaliação de Competências As Competências são avaliadas em 3 grandes grupos: Liderança: diretores, gerentes, coordenadores e supervisores Administrativo/Comercial: colaboradores das áreas administrativas e comerciais que não tenham cargo de liderança Operacional: Colaboradores que atuam na operação das fábricas ou florestal que não possuam cargo de liderança

7 Gestão de Competências
Programa SUPERA Gestão de Competências Quais são as Competências e Itens avaliados? Modelo Grupo Operacional - Exemplo 1 Qualidade do Trabalho 1.1 Segue os procedimentos operacionais 1.2 Trabalha com Segurança 1.3 Pratica os conceitos do 5S 1.4 Apresenta idéias de melhorias para o seu trabalho 1.5 Atua de modo a evitar o desperdício de materiais e usa de forma racional os recursos disponíveis 2 Trabalho em Equipe 2.1 Relaciona-se de modo a propiciar harmonia no ambiente de trabalho 2.2 Coopera na execução das atividades no setor 2.3 Ouve com atenção e considera as opiniões dos colegas 2.4 Age com respeito e educação

8 Gestão de Competências
Programa SUPERA Gestão de Competências Cada Item em cada uma das Competências é avaliado de acordo com as seguintes notas: 1 – Competência não desenvolvida 2 – Competência em desenvolvimento 3 – Competência desenvolvida e aplicada dentro da expectativa 4 – Competência plenamente desenvolvida e aplicada superando as expectativas A avaliação de Competências é feita anualmente entre os meses de novembro e dezembro

9 Gestão de Competências
Programa SUPERA Gestão de Competências Quem me avalia? Operacional: Liderança imediata Administrativo/Comercial: Liderança imediata e clientes internos/pares Liderança: Liderança imediata, clientes internos/pares e subordinados Todos os colaboradores fazem sua autoavaliação

10 Programa SUPERA Gestão de Resultados
Como fazer a gestão dos Resultados? Pela definição e acompanhamento de metas Definição de metas As metas são definidas pelo período de 1 ano Diretores, gerentes e coordenadores tem metas individuais. Os demais colaboradores tem metas coletivas (de equipe)

11 Os resultados serão avaliados de acordo com as seguintes notas:
Programa SUPERA Gestão de Resultados Os resultados serão avaliados de acordo com as seguintes notas: 1 – Resultado não alcançado 2 – Resultado parcialmente alcançado 3 – Resultado alcançado 4 – Resultado superado

12 Consolidação das avaliações de Competências e Resultados
Programa SUPERA Consolidação das avaliações de Competências e Resultados SUFICIÊNCIA

13 Consolidação das avaliações de Competências e Resultados
Programa SUPERA Consolidação das avaliações de Competências e Resultados ATENÇÃO

14 Programa SUPERA Remuneração
ENQUADRAMENTO Área Crítica – 0% Área de Atenção – 20% Área de Suficiência – 100% Área de Excelência – 150%

15 Programa SUPERA Feedback
Ao final do ciclo de avaliações, todos os colaboradores recebem feedback de sua liderança.

16 Fatores Críticos de Sucesso
Programa SUPERA Fatores Críticos de Sucesso Comunicação Construção do Programa a muitas mãos Sistema informatizado para gerenciar avaliações e realizar os fechamentos Feedback

17 Principais Resultados Obtidos em 2010 – Primeiro Ciclo
Programa SUPERA Principais Resultados Obtidos em 2010 – Primeiro Ciclo “N” recordes de produção batidos Ambiente muito propício à produtividade Mobilização coletiva em busca das metas Os feedbacks geraram planos de desenvolvimento que estão sendo implementados

18 Principais Dificuldades
Programa SUPERA Principais Dificuldades Preparação das pessoas para as avaliações Critérios diferentes Tendência à “acomodação” Feedbacks

19 Fábio Seminotti (49) OBRIGADO!


Carregar ppt "Programa SUPERA Case Celulose Irani S/A"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google