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MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO E LIMITAÇÕES NA CAPACIDADE PRODUTIVA

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Apresentação em tema: "MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO E LIMITAÇÕES NA CAPACIDADE PRODUTIVA"— Transcrição da apresentação:

1 MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO E LIMITAÇÕES NA CAPACIDADE PRODUTIVA
Profº André Luiz Seixas

2 MC ANTES DA EXISTÊNCIA DAS LIMITAÇÕES
Uma empresa fabrica quatro modelos de barracas para camping (A, B, C e D). Dados de custos da empresa Matéria prima Mão de obra direta Custo direto total Custo indireto variável Custo variável total $ / un Modelo A 28 24 52 8 60 Modelo B 20 44 6 50 Modelo C 80 108 116 Modelo D 16 36 4 40

3 MC ANTES DA EXISTÊNCIA DAS LIMITAÇÕES
Uma empresa fabrica quatro modelos de barracas para camping (A, B, C e D). Dados de custos da empresa CUSTOS INDIRETOS FIXOS: Mão de obra indireta $ /ano Aluguéis $ /ano Depreciações $ /ano Outros indiretos fixos $ /ano TOTAL $ /ano

4 MC ANTES DA EXISTÊNCIA DAS LIMITAÇÕES
Uma empresa fabrica quatro modelos de barracas para camping (A, B, C e D). Dados de custos da empresa Modelo C – maior MC e modelo D – menor MC Custo variável total Preço de venda Margem de contribuição $ / un Modelo A 60 80 20 Modelo B 50 72 22 Modelo C 116 140 24 Modelo D 40 48 8

5 EXISTÊNCIA DAS LIMITAÇÕES NA CAPACIDADE PRODUTIVA
Uma empresa fabrica quatro modelos de barracas para camping (A, B, C e D). Demanda de venda do mercado no período Modelo A unidades Modelo B unidades Modelo C unidades Modelo D unidades

6 EXISTÊNCIA DAS LIMITAÇÕES NA CAPACIDADE PRODUTIVA
Uma empresa fabrica quatro modelos de barracas para camping (A, B, C e D). Capacidade máxima de produção – horas Horas-máquina necessárias Demanda prevista Total horas-máquina h/un un horas Modelo A 9,50 3.300 31.350 Modelo B 9,00 2.800 25.200 Modelo C 11,00 3.600 39.600 Modelo D 3,50 2.000 7.000 TOTAL

7 EXISTÊNCIA DAS LIMITAÇÕES NA CAPACIDADE PRODUTIVA
Uma empresa fabrica quatro modelos de barracas para camping (A, B, C e D). Qual dos modelos deixará de ser total ou parcialmente atendido? A empresa tem interesse de maximizar seu lucro A decisão será baseada nesse objetivo Obs – a empresa poderia estar interessada em manter alguns tipos de clientes mesmo à custa de redução do lucro

8 EXISTÊNCIA DAS LIMITAÇÕES NA CAPACIDADE PRODUTIVA
Uma empresa fabrica quatro modelos de barracas para camping (A, B, C e D). Onde efetuar o corte das horas excedentes a sua capacidade ( – )? A decisão baseada no lucro unitário não é a correta Tem que se considerar a margem de contribuição A solução pode ser de reduzir a linha do modelo D que tem a menor MC ($ 8/un). Teria que deixar de produzir unidades (6.150/3,50h).

9 EXISTÊNCIA DAS LIMITAÇÕES NA CAPACIDADE PRODUTIVA
Projeção do resultado (redução do modelo D) Quantidade MC unitária MC total un $ / un $ Modelo A 3.300 20 66.000 Modelo B 2.800 22 61.600 Modelo C 3.600 24 86.400 Modelo D 243 8 1.944 TOTAL Margem de contribuição (-) Custos fixos ( ) Resultado

10 COMPROVAÇÃO DA UTILIZAÇÃO DO CRITÉRIO CORRETO
Projeção do resultado (redução do modelo C) Quantidade MC unitária MC total un $ / un $ Modelo A 3.300 20 66.000 Modelo B 2.800 22 61.600 Modelo C 3.041 24 72.984 Modelo D 2.000 8 16.000 TOTAL Margem de contribuição

11 MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO E FATOR DE LIMITAÇÃO
1ª Hipótese Deixamos de produzir un do Modelo D Eliminamos uma MC total de x $ 8/un = $ 2ª Hipótese Deixamos de produzir 559 un do Modelo C Eliminamos uma MC total de 559 x $ 24/un = $ Conclusão Modelo C – $ 24 de MC em 11 horas - $ 2,18/hora Modelo D – $ 8 de MC em 3,5 horas - $ 2,29/hora

12 MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO E FATOR DE LIMITAÇÃO
Observe o novo cálculo O modelo que menos traz MC/hm é o “A” e deverá ter sua produção limitada MC unitária Tempo de fabricação MC por hora-máquina $ / un hm $ /hm Modelo A 20 9,50 2,11 Modelo B 22 9,00 2,44 Modelo C 24 11,00 2,18 Modelo D 8 3,50 2,29

13 MARGEM DE CONTRIBUIÇÃO E FATOR DE LIMITAÇÃO
Nova situação da empresa Aumentar a capacidade de produção para hm Atenderia toda a demanda com folga de +/ hm Percentual máximo de aumento no volume de vendas – 10% Volume de trabalho não extrapola a nova capacidade Chega no máximo a hm Deve-se forçar a venda do Modelo “B” – maior MC/hm ou do Modelo “C” – maior MC/un? Resposta Modelo “C”, pois não há limitação


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