A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ENCAMINHAMENTO PROFISSIONAL – ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ENCAMINHAMENTO PROFISSIONAL – ORIENTAÇÃO VOCACIONAL"— Transcrição da apresentação:

1 ENCAMINHAMENTO PROFISSIONAL – ORIENTAÇÃO VOCACIONAL
FORMANDOS 2010

2 ESCOLHA PROFISSIONAL Dificuldades normais na escolha de uma profissão.
Dificuldade de a família auxiliar nessa escolha. Interferências externas. Dúvidas quanto à carreira e no quanto ela poderá ser rentável ao futuro profissional.

3 ESCOLHA DA FACULDADE O QUE SE DEVE LEVAR EM CONSIDERAÇÃO?
Reconhecimento da importância social que a instituição escolar tem. Reconhecimento acadêmico que a instituição tem no meio educacional. Reconhecimento que a instituição tem no mercado de trabalho.

4 UNIVERSIDADES PÚBLICAS
VANTAGENS Não há pagamento de matrícula e mensalidades. Em São Paulo (capital ou interior), são reconhecidamente ótimas instituições de ensino: USP, UNICAMP e UNIFESP são referências internacionais. Os professores que ministram aulas são, no mínimo, mestres e os orientadores de pesquisa são todos doutores, por exigência dos estatutos das instituições.

5 UNIVERSIDADES PÚBLICAS
DESVANTAGENS São instituições gerenciadas pelo poder público e estão subordinadas às mudanças relativas às determinações políticas que envolvem este ou aquele governo em vigência. Podem, por conta de divergências político-econômicas, entrar em processo de greve, seja estudantil, seja de funcionários (professores e/ou profissionais de outras categorias). Seleção rigorosa e muito concorrida.

6 UNIVERSIDADES PARTICULARES
VANTAGENS Possibilidade de escolha por proximidade. Sistema seletivo variado e pouco concorrido, facilitado, muitas vezes, por conta da concorrência entre as instituições . Dentre as particulares, algumas se destacam pelo reconhecimento na formação de profissionais muito bem qualificados: PUC, FGV, CÁSPER LÍBERO, METODISTA, FAAP, SENAC, FEI; entre outras, há as que se destacam em cursos diferenciados: ANHEMBI MORUMBI, SANTA MARCELINA

7 UNIVERSIDADES PARTICULARES
DESVANTAGENS Como não há rigor no processo seletivo, formam classes muito heterogêneas, exigindo um “nivelamento” abaixo do esperado. Poucas são reconhecidas como boas pelo mercado de trabalho de alto nível de exigência. Não têm em seu corpo docente número suficiente de mestres e doutores ministrando aulas ou orientando pesquisas.

8 AS “TRÊS IRMÃS” DO ESTADO DE SÃO PAULO
USP – Universidade de São Paulo Capital Butantã – zona oeste da cidade EACH – zona leste da cidade Interior – seis unidades pelo estado. Ranking internacional – 78º lugar entre as 500 melhores universidades no mundo; ocupa a posição 38 dentre as universidades internacionais, segundo o Ministério da Educação Espanhol. Ocupa o 1º lugar dentre as universidades públicas, segundo o GE 2009.

9 AS ‘TRÊS IRMÃS” DO ESTADO DE SÃO PAULO
UNICAMP – Universidade Estadual de Campinas Unidades: Campinas, Piracicaba. Ranking – 8ª colocada dentre as públicas brasileiras, segundo GE 2009.

10 AS “TRÊS IRMÃS” DO ESTADO DE SÃO PAULO
UNESP – Universidade Estadual Paulista Unidades: está instalada em 20 cidades no estado de São Paulo, incluindo a capital e abrange faculdades em diversas áreas do mercado. Ranking: é a 2ª colocada dentre as universidades brasileiras, segundo avaliação do GE 2009.

11 ENEM EXAME NACIONAL DO ENSINO MÉDIO
Indicado para alunos da 3ª série do Ensino Médio, cuja nota serve como componente nos exames vestibulares de universidades públicas e privadas em todo o país. Para 51 Universidades Federais em todo o país pode até ser o único processo seletivo (fase única).

12 CALENDÁRIO DE INSCRIÇÕES
UNESP – não publicou UNICAMP – 23/08 a 08/10/2010 USP – 27/08 a 10/09/2010 ENEM – a ser divulgado (início do 2º semestre) Os valores das inscrições não foram divulgados, mas, em média, as Universidades trabalharam, no ano passado, com valores de R$ 110,00. A inscrição no ENEM foi de R$ 35,00.

13 CALENDÁRIO DE PROVAS 1ª FASE 2ª FASE UNESP – 14/11/2010
UNICAMP – 21/11/2010 USP – 28/11/2010 ENEM – XX/XX/XXXX (fase única – dois dias de provas) 19 e 20/12/2010 16 a 18/01/2011 09 a 11/01/2011

14 ORIENTAÇÕES DE ESTUDO Estudar todos os dias as matérias dadas nas aulas, dedicando-se mais àquelas em que o aluno encontrar maior dificuldade. Ter local apropriado aos estudos, sem que haja interferências externas como rádio, TV, movimentação de pessoas, por exemplo. Marcar tempos mínimo e máximo para que a atividade não se torne um castigo e que também não deixe de ser proveitosa. Dormir regularmente, pelo menos oito horas por noite e dependendo do aluno, mais uma ou duas horas à tarde. Dormir demais não faz bem ao processo cognitivo tanto quanto dormir pouco.

15 ORIENTAÇÕES DE ESTUDO Limitar o uso de computador, mas também não proibir. Alimentar-se com critério e regularidade, principalmente pela manhã, antes de vir à escola. Evitar comer demais à noite, antes de dormir, assim como ingerir estimulantes do tipo Red Bull. Recomenda-se a prática de exercícios físicos, desde que não sejam pesados ou inadequados à estrutura física do aluno. Atividades de lazer são também recomendadas, desde que não interfiram no rendimento do jovem. Ler com assiduidade: a literatura recomendada pela escola e todo tipo de publicação de que se possa tirar proveito, seja específico ou de conhecimento geral.

16 É SEMPRE BOM FICAR ATENTO...
às mudanças de comportamento, aos horários de estudo e de lazer, à alimentação, às questões sentimentais e de relacionamento de amizade, a tudo que possa gerar desconforto físico e/ou emocional.

17 PUBLICAÇÕES RECOMENDADAS
Guia do estudante – Editora Abril Profissões Enem Atualidades Melhores universidades Guia Universidades – Educacional Marketing e Editora Anuário Fera – Editora Segmento Guia das Profissões do Prof. Wagner Horta

18 SITES RECOMENDADOS www.anglomooca.com.br www.cursoanglo.com.br


Carregar ppt "ENCAMINHAMENTO PROFISSIONAL – ORIENTAÇÃO VOCACIONAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google