A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Pedro Silva Elsa Cardoso Rita Mendes Sónia Costa Rita Correia

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Pedro Silva Elsa Cardoso Rita Mendes Sónia Costa Rita Correia"— Transcrição da apresentação:

1 Pedro Silva Elsa Cardoso Rita Mendes Sónia Costa Rita Correia
Expressões 10 Pedro Silva Elsa Cardoso Rita Mendes Sónia Costa Rita Correia

2 Sintaxe II – Coordenação e Subordinação
Processo sintático que consiste na junção de duas ou mais unidades linguísticas com a mesma categoria e/ou função sintática. ORAÇÃO COORDENADA Oração contida numa frase complexa que não mantém uma relação de subordinação sintática com a(s) oração(ões) com que se combina. Distingue-se das subordinadas por não poder ser anteposta. Ex.: Todos sabiam, mas ninguém falou. * Mas ninguém falou, todos sabiam. [Frase agramatical] Todos sabiam, ninguém falou.

3 Coordenada adversativa
Sintaxe II – Coordenação e Subordinação Coordenada copulativa Estabelece uma relação de adição com a(s) oração(ões) com que se combina. Ex.: Estou cansado e vou descansar. Coordenada adversativa Transmite uma ideia de contraste, de oposição, relativamente à ideia expressa na frase ou oração com que se combina. Estou cansado, mas vou continuar. disjuntiva Exprime um valor de alternativa face ao que é expresso pela oração com que se combina. Ou descanso ou não posso continuar.

4 Coordenada conclusiva
Sintaxe II – Coordenação e Subordinação Coordenada conclusiva Transmite uma ideia de conclusão decorrente da ideia expressa na frase ou oração com que se combina. Ex.: Estou cansado, logo não posso continuar. Coordenada explicativa Apresenta uma justificação ou explicação relativa à frase ou oração com que se combina. A Maria está com febre, pois apanhou muito frio.

5 Palavra, constituinte ou frase de que depende uma oração subordinada.
Sintaxe II – Coordenação e Subordinação SUBORDINAÇÃO Processo sintático que consiste na junção de duas ou mais unidades linguísticas numa relação de dependência hierárquica entre subordinante e oração subordinada. SUBORDINANTE Palavra, constituinte ou frase de que depende uma oração subordinada. Ex.: A minha irmã prometeu que me ia oferecer um CD. [Elemento subordinante: verbo] A possibilidade de chegares ainda hoje agrada-me. (Elemento subordinante: nome] Quando chegar a hora, eu digo-te. [Elemento subordinante: oração)

6 Sintaxe II – Coordenação e Subordinação
ORAÇÃO SUBORDINADA Oração contida numa frase complexa que desempenha uma função sintática na frase em que se encontra, estando dependente de uma oração ou elemento subordinante. Nota: As orações subordinadas finitas ou não finitas denominam-se desta forma conforme apresentam o verbo numa forma finita ou não finita (infinitivo, gerúndio, particípio passado), respetivamente.

7 Oração subordinada substantiva
Sintaxe II – Coordenação e Subordinação Oração subordinada substantiva Desempenha a função sintática de sujeito ou complemento de um verbo, nome ou adjetivo. Completiva Introduzida pelas conjunções subordinativas completivas que, se e para. Ex.: A Sofia disse que nada sabia sobre rios. O Luís pediu para sair. [não finita – infinitiva] Afirmou adorar a banda daquela noite. [não finita – infinitiva] Relativa Introduzida por pronomes relativos sem antecedente, como quem, o que, onde, quanto. Quem espera sempre alcança. Leio livros onde os encontro. Esta noite, não tenho onde dormir. [não finita – infinitiva]

8 Oração subordinada adjetiva
Sintaxe II – Coordenação e Subordinação Oração subordinada adjetiva Desempenha uma função sintática própria de um adjetivo. Relativa restritiva Introduzida por um pronome relativo, tem a função de restringir a informação dada sobre o antecedente, ou seja, de identificar a parte do domínio denotado pelo antecedente. Ex.: Os versos que ele escreveu são belíssimos. Relativa explicativa Introduzida por um pronome relativo, contribui com informação adicional sobre o antecedente. A literatura, que é imortal, encanta os leitores.

9 Oração subordinada adverbial
Sintaxe II – Coordenação e Subordinação Oração subordinada adverbial Desempenha a função sintática de modificador da frase ou do grupo verbal. Causal Exprime a razão, o motivo (a causa) do evento descrito na subordinante. Ex.: Gostamos deste lugar porque é calmo. Gostamos deste lugar por ser calmo. [não finita – infinitiva] Encontrado este lugar, ficámos a adorá-lo. [não finita – participial] Entrando aqui, nunca mais se esquece. [não finita – gerundiva] Comparativa Contém o segundo elemento de uma comparação que se estabelece em relação a uma situação apresentada na subordinante. Está tudo como eu queria. Aprecio mais ouvir música do que ver televisão. [não finita – infinitiva] Suas mãos abriam-se, como pedindo algo. [não finita – gerundiva]

10 Sintaxe II – Coordenação e Subordinação
Concessiva Transmite uma ideia de contraste relativamente ao que é apresentado na subordinante. Ex.: Não conseguia sair, embora fosse essa a sua vontade. Apesar de ser essa a sua vontade, não conseguia sair. [não finita – infinitiva] Apesar de determinada, não conseguia sair. [não finita – participial] Mesmo sendo essa a sua vontade, não conseguia sair. [não finita – gerundiva] Condicional Exprime a condição em que se verifica o facto expresso na subordinante. Se dormisses mais tempo, estarias melhor. A pensar assim, deve ter alguns problemas. [não finita – infinitiva] Dito isso, ninguém acreditará em ti. [não finita – participial] Afirmando isso, ninguém acreditará em ti. [não finita – gerundiva]

11 Exprime a consequência de um facto apresentado na subordinante.
Sintaxe II – Coordenação e Subordinação Consecutiva Exprime a consequência de um facto apresentado na subordinante. Ex.: O dia estava tão frio que não saí de casa. Estava frio a ponto de a água do rio gelar. [não finita – infinitiva] Final Exprime a intenção (finalidade) da realização da situação descrita na subordinante. Escrevi a carta para que tudo ficasse esclarecido. Escrevi a carta para tudo ficar esclarecido. [não finita – infinitiva] Temporal Estabelece a referência temporal em relação à qual a subordinante é interpretada. Quando leres o livro, empresta-mo. Ao leres o livro, empresta-mo. [não finita – infinitiva] Uma vez lido o livro, já poderei ouvir música. [não finita – participial] Lendo este artigo, começo a fazer o trabalho. [não finita – gerundiva]


Carregar ppt "Pedro Silva Elsa Cardoso Rita Mendes Sónia Costa Rita Correia"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google