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Reflexões sobre o ecumenismo e o remanescente

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Apresentação em tema: "Reflexões sobre o ecumenismo e o remanescente"— Transcrição da apresentação:

1 Reflexões sobre o ecumenismo e o remanescente

2 Tempos ecumênicos - Ministério/Missão ecumênica (CMI)
- Teologia ecumênica (programas de teologia) Brasil - IEPG (Metodista – biblioteca ecumênica, EST) EUA: Notre Dame, PhD in Theology: The Notre Dame doctoral program in theology is a premier program for Roman Catholic and ecumenical theological study ( programs/theology/) Yale Divinity School: As an ecumenical Christian institution, we are without ties to any ecclesiastical body: we attempt to serve a wide cross section including mainline Protestants, Catholics, and Evangelicals. ( yds) Exemplo: ”qual é a contribuição ecumênica da sua dissertação” (experiência na Notre Dame, professor achava que meu capítulo bíblico não era necessário)

3 Tempos ecumênicos - Tendência do politicamente correto
Dizer que um movimento religioso é mais verdadeiro ou melhor que o outro é sinal de intolerância, preconceito

4 Breve Histórico Conferências ecumênicas:
1900: conferência missionária (Nova Yorque) 1910: conferência mundial de missões (Edimburgo) - influenciou a fundação do CMI - tratou das dificuldades das missões mundiais (confronto com religiões não-cristãs) - contrário à implantação de uma igreja dividida em países não-cristãos

5 Breve Histórico Depois de Edimburgo (1910) – criação de 3 organismos (eixos históricos do movimento ecumênico) (1) Conselho Missionário Internacional (1921) incorporado ao Conselho Mundial de Igrejas em 1961 (2) Vida e Ação (1925, Estocolmo) incorporado ao Conselho Mundial de Igrejas em 1938 Inspiração: teologia liberal e Social Gospel (foco: problemas da sociedade, paz e justiça, unidade da igreja por meio do serviço) Lema: a doutrina divide, mas o serviço une

6 Breve Histórico Depois de Edimburgo (1910) – criação de 3 organismos (eixos históricos do movimento ecumênico) (3) Fé e Ordem (1920, Genebra) Primeiros esforços: formulação doutrinária comum (foco: eclesiologia) Conferência em Lausanne (Suiça), 1927: - Uma fé comum e uma mensagem comum para o mundo - Um só batismo, como rito de entrada na igreja unida - Eucaristia: sinal coletivo de adoração - Um só ministério aceito, em toda a igreja universal - Liberdade de interpretação sobre graça sacramental, ordem ministerial e autoridade (polêmica, desacordo sobre relatório final) Lausanne: se fala lusann Desacordo: ortodoxos e alguns anglicanos – comprometeria a antiga tradição

7 Breve Histórico Depois de Edimburgo (1910) – criação de 3 organismos (eixos históricos do movimento ecumênico) (3) Fé e Ordem (1920, Genebra) Primeiros esforços: formulação doutrinária comum (foco: eclesiologia) Conferência em Edimburgo, 1937 – 3 modelos de unidade: - Ação cooperativa: testemunho comum, sem violação de consciência - Reconhecimento mútuo e intercomunhão: intercâmbio de membros e ministros; partilha de sacramentos - União orgânica (alvo maior)

8 Breve Histórico Vida e Ação + Fé e Ordem = Conselho Mundial de Igrejas Conselho Mundial de Igrejas (1948) Sede: Genebra (Suíça) Assembléia Geral de delegados das igrejas-membro: cada 6 ou 8 anos - Brasil (Porto Alegre): 2006 - Última assembléia: Coréia, 2013

9 Breve Histórico Documentos Importantes Batismo, Eucaristia e Ministério (1982) Ênfase: acordo nos pontos fundamentais, diversidade em aspectos menos relevantes. Não atingiu grau completo de consenso (forte discordância: eucaristia) Sequência básica: (1) fundamentos bíblico-teológicos, (2) diferenças históricas, (3) pontos que necessitam de maior aprofundamento, (4) proposta de níveis aproximados de equalização geral

10 Breve Histórico Documentos Importantes Declaração conjunta sobre a doutrina da justificação (1999) - luteranos e Católicos (ponto mais polêmico da Reforma) Confessamos juntos: somente por graça, na fé na obra salvífica de Cristo, e não por causa de nosso mérito, somos aceitos por Deus […] Quando luteranos acentuam a importância singular desse critério, não negam a conexão e a importância de todas as verdades da fé. Quando católicos se sentem comprometidos com vários critérios, não negam a função especial da mensagem da justificação.

11 Tendências Anteriormente (até década de 90): unidade orgânica (estruturas) Atualmente: unidade visível (práticas/visão) Catolicismo Antes do Vaticano II, : ecumenismo do retorno Depois do Vaticano II: ecumenismo da koinonia/comunhão

12 Catalisadores do movimento ecumênico
- Academia (metodologias teológicas) - Tradição cristã - Ação social - Missão mundial (países não cristãos) Dificuldades: eclesiologia

13 Visão Adventista - Importância do conceito de unidade (João 17:21)
- Aprendizagem: diálogo teológico - Importância do conhecimento histórico da tradição cristã - Sensibilidade aos problemas sociais - Foco na Missão mundial (países não cristãos) Dificuldades: eclesiologia (qual é a base da unidade?)

14 Visão Adventista Conceito Eclesiológico Central
REMANESCENTE (povo de Deus, igreja) - NÃO envolve a ideia de SUPERIORIDADE - 2 ideias centrais (resta/sobrevive) Catástrofe (negativo) Esperança (positivo) Mencionar os conceitos de remanescente histórico (sobrevivente de uma catástrofe), fiel (envolve fidelidade, todas as eras) e escatológico (fim dos tempos, SDA) Os exeplos de Gn focam no remanescente histórico, embora o traço de fidelidade esteja presente na história de Noé O exemplo de Rm foca no remanescente fiel

15 Visão Adventista Conceito Eclesiológico Central
REMANESCENTE (povo de Deus, igreja) Exemplos (histórico, fiel, escatológico): - Noé (Gn 7:23) - José (Gn 45:7) - Igreja - remanescente de Israel (Rm 11:1-5, 26) - Remanescente escatológico (Ap 12:17) Mencionar os conceitos de remanescente histórico (sobrevivente de uma catástrofe), fiel (envolve fidelidade, todas as eras) e escatológico (fim dos tempos, SDA) Os exeplos de Gn focam no remanescente histórico, embora o traço de fidelidade esteja presente na história de Noé O exemplo de Rm foca no remanescente fiel Ap – remanescente escatológico Noé – “ficou somente Noé” (ARA, ARC), ”Só restaram Noé…” (NVI) – mesma raiz hebraica que Gn 45:7, primeira vez que esse verbo (VAI-SHAER) aparece na Bíblia. O verbo está no singular José – “conservar vossa succesão na terra” (ARA, ARC), ”preservar um remanescente nesta terra” - mesma raiz hebraica que Gn 7:23, primeira vez que esse substantivo (SHE-ERIT) aparece na Bíblia. O substantivo está no singular Rm 11:5 – lêimma (singular) Ap – loipôn (plural)

16 Visão Adventista Conceito Eclesiológico Central
REMANESCENTE (povo de Deus, igreja) - O Cristianismo (ecumênico) atual não pressupõe a ideia de catástrofe religiosa - É inviável falar de povo remanescente sem o reconhecimento de uma catástrofe na igreja cristã

17 Visão Adventista Conceito Eclesiológico Central
REMANESCENTE (povo de Deus, igreja) - O Grande Conflito (à luz especialmente de Daniel e Apocalipse) esboça o processo de apostasia da igreja cristã - A reversão do processo de catástrofe e apostasia não foi iniciado pela IASD. Deus sempre teve um povo remanescente ao longo da história - Grande Conflito (EGW): ênfase no remanescente que permanece fiel e reforma IASD como a continuação da Reforma (reconstrução progressiva das verdades bíblicas, foco especial na lei divina à luz de Cristo – Ap 12:17; 14:12) Importante: IASD – remanescente enquanto movimento, não necessariamente em termos de indivíduos


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