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REGRAS PARA CRIAÇÃO DE APRESENTAÇÃO Prof.ª Elisângela X. P. dos Santos

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Apresentação em tema: "REGRAS PARA CRIAÇÃO DE APRESENTAÇÃO Prof.ª Elisângela X. P. dos Santos"— Transcrição da apresentação:

1 REGRAS PARA CRIAÇÃO DE APRESENTAÇÃO Prof.ª Elisângela X. P. dos Santos
23/03/2018 REGRAS PARA CRIAÇÃO DE APRESENTAÇÃO Fonte: Arquivo Pessoal Material de Apoio Prof.ª Elisângela X. P. dos Santos Instituto de Informática, Software de Apresentações, Manual de Estilo Prof. Newton Braga Rosa (UFRGS ) , com Acréscimos da prof. Elisângela Xavier em exemplos.

2 Prepare-se, prepare-se, prepare-se
O assunto referente a apresentação; Tópicos que serão abordados; Todos os slides com títulos; Quem está preparando o slide deve saber a quantidade de slides; Organize-se com antecedência para não ocorrer imprevistos; Respeite o tempo: se faltar, NÃO CORRA! Interrompa e vá para as CONCLUSÕES; Barra de progresso (“você sempre sabe o quanto falta”).

3 Índice Contendo os tópicos dos slides por assunto, de forma sucinta
Fonte:

4 Apresentação Coloque aqui apenas os tópicos que serão abordados.
Caso não queira colocar tópicos, faça um resumo do assunto e aborde-o Se não conseguir fazer um resumo, pois acha necessário ter todo o conteúdo no slide, mesmo que passe de 7 linhas então...

5 Apresentação Passe o restante do conteúdo para o próximo slide, respeitando as mesmas regras... Neste caso o título continua o mesmo. Se ainda assim precisar continuar, continue com as mesmas regras.

6 DESENVOLVIMENTO Todos demais Slides da Apresentação
Use somente 4 elementos Manchetes (frases de impacto) Tópicos hierarquizados Figuras e Fotos (2 em cada 10 slides) 20% da apresentação no máximo. Gráficos e Tabelas (idem à figuras e Fotos)

7 DESENVOLVIMENTO Não empastele- Poucas informações no slide
“Nunca” use frases completas Porque? Platéia não sabe se lê ou se ouve apresentador. Objetivo Missão Pensamentos Transforme frases em tópicos hierarquizados (como aqui). Como? Dicas: Slide é “roteiro” p/ apresentador não se perder Slide é “anotação” para quem assiste Texto completo não combina com esta mídia.

8 DO TEXTO PARA INFORMAÇÕES ESTRUTURADAS
Use figuras para ilustrar a apresentação mas não exagere, ou seja, no máximo para 20% dos slides. Lembre que uma figura comunica mais do que uma foto. Deve- se sempre que possível usar gráficos pois “valem mais do que mil palavras”, mas limitados a 20% como as figuras. Sempre que possível elimine a subjetividade usando Números. Um número ajuda a convencer e provavelmente será anotado pela platéia. Números sintetizam o problema e os resultados alcançados. Use Tabelas ...

9 CONTEÚDO Prefira figuras (clip-art) em vez de fotos (é mais limpa)
Gráfico- “vale por 1000 palavras” Números- tem MUITA força numa apresentação Eliminam subjetividade Sintetizam resultados São anotados pela platéia Ajudam a convencer Tabelas Importe do original (em vez de remontar no SW), mantendo ou não o vínculo de atualização simplifique para não empastelar

10 RODAPÉ Coloque Porque? Sofisticando: Autor Título
Num máx de Slides e Página atual Porque? Identificação Slides impressos Sofisticando: Logomarca da empresa ou evento (um dos 4 vértices) Imagem (difusa) do tema -Banner lateral -1/8 da largura do slide

11 CLIP-ART OU FOTO Sugestão:
Se preferir foto diminua o tamanho do arquivo em bytes antes de usá-lo. O Software (PIXResizer) faz isso.

12 Uso de Imagens: Título Referente ao Assunto
Aqui você coloca o assunto referente a imagem em questão, ou relacionado a ilustração... Sem esquecer que a fonte deve ser legível e simples. Geralmente uma ilustração de abertura. Identifique o local da imagem, logo abaixo dela. Fonte: Aqui você coloca a fonte de onde foi extraída a imagem.

13 Demonstração Como não fazer
Essas figuras só demonstrarão alguma coisa se esse texto não estiver aqui e se elas estivessem melhor explicadas e com menos efeitos.

14 Fundo - qual a cor adequada?
Cor do Fundo: Escuro- apresentação fica mais “profissional” Desvantagem- Ruim em ambientes claros Tipo de fundo: A) Ativo – impressiona mais, combina com mídia Azul Escuro- Cor científica Cores claras e pasteis- Sugerem temas leves Fundo temático (finanças, RH, tecnológico etc..) B) Neutro – Fundo branco c/ letras escuras (preto ou azul) “Ilumina o apresentador” em salas escuras Funciona bem em salas “claras” Como colocar cor Ativa e fundo Neutro? Margens e banners (contribuição do Web design)

15 EFEITOS ESPECIAIS Use, Mas Não Abuse!
Tipos básicos de efeitos Slide - Introdução de (max. 20%) Linha- Introdução de (use em 80%) Porque 80%? Concentra na linha que está sendo comentada (e não na próxima) Letra a Letra não usar ou usar somente em frase curta. Porque? Palavras e frases são “reconhecidas” e não soletradas. Cansa e confunde. Movimento de palavras no slide (distrai, é pesado) Som (evite- compete com o apresentador) Escolha um efeito e use SEMPRE o MESMO Pode mudar para dar ênfase especial (uma vez !!)

16 Utilização de hyperlinks
Internet Blog Slides fora da ordem Aba Inserir - Hyperlink Slide 3 Slide 5 Apresentações-Manual de Estilo

17 23/03/2018 Uso de gráficos: barra bom p/ mostrar “evolução” Ex: Evolução da Receita da Empresa- meses

18 Gráfico + Comentário valoriza o gráfico e fixa conclusão que interessa
Pesquisa Maior rendimento dos alunos no 2º semestre.

19 EVA - Acumulado responde: -QUANTO $ a empresa necessita
EVA - Acumulado responde: -QUANTO $ a empresa necessita? – R$ 8mil (investimentos + compensação do resultado operac. negativo até a maturação do investimento)l - QUANDO- ver curva negativa gráfico (4 parc. mensais de R$2mil, meses 1 a 4) PRAZO DE CARENCIA- de 6 a 10 meses PRAZO DO FINANCIAMENTO- cerca de 4 vezes a carência - PONTO DE EQUILÍBRIO- mês 10 / 11

20 Pizza- Dados agrupados Cuidado com distorção- Gráfico em Verdadeira grandeza é mais honesto

21 Tabelas – A Força dos números

22 COMENTÁRIOS E CONCLUSÕES
Reforçe 3 ou 4 idéias básicas da apresentação (a quantidade limite de 7) Retenção: Numa palestra típica: somente 50% foi ouvido destes, somente 50% foi entendido Somente 50% do entendido será lembrado daqui 3 meses .... Uma BOA idéia não resiste a uma apresentação RUIM. Paradoxo: RESUMA para ser LEMBRADO!

23 RECADO PARA OS GR UPOS: TODOS DEVEM FALAR
RECADO PARA OS GR UPOS: TODOS DEVEM FALAR... SÓ FICA SENTADO QUEM ESTIVER NO PROJETOR (E ESTE DEVE TAMBEM APRESENTAR )

24 Fonte Instituto de Informática, Software de Apresentações, Manual de Estilo Prof. Newton Braga Rosa (UFRGS ) , com Acréscimos da prof. Elisângela Xavier em exemplos. Disponível em: Acesso em: dez, 2012. Apresentações-Manual de Estilo

25 Dúvidas ou Sugestões e comentários são bem vindos!!


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