Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
PublicouJessica Canedo de Andrade Alterado mais de 6 anos atrás
1
SAPIENZA, B. T. Do Desabrigo à Confiança: Daseinsanalyse e terapia
SAPIENZA, B. T. Do Desabrigo à Confiança: Daseinsanalyse e terapia. São Paulo: Escuta, p38 – 56. UNIP FEP Outubro-2011
2
A terapia daseisanalítica só faz sentido dentro do referencial filosófico heideggeriano
Homem como Dasein: “ser-no-mundo”; a ´abertura´ que compreende o ser; o aí onde se dá o ser É um esforço para a compreensão do sentido daquilo que ao mesmo tempo se oculta e desoculta.
3
Vamos rodeando com escuta pacienciosa, com perguntas simples, com pequenas observações.
Na terapia, compreender algo a respeito de si pode ser incômodo, porque essa compreensão me tira do lugar comum e cômodo de “ser como todo mundo é”. Compreender é ouvir o chamado que vem de si mesmo: e eu? Responder não é confortável, pois a pessoa se expõe.
4
Dasein se encontra na sua condição de ser lançado na existência sem garantias e além disso, responsável por ela, devedor à existência. Angústia: compreender quem eu sou propriamente é compreender que o tempo acaba, que ele é finito e vai morrer. Há um limite para “até onde ele chega”, “até onde ele pode”, porque não pode tudo! Quando seu poder se amplia, ele consegue coisas antes inimagináveis e penetra em áreas novas, dentro das quais, novamente haverá coisas que ele não pode ter, não pode fazer ou ser. Dasein: abertura.
5
Desabrigado, devedor, finito, angustiado, vivendo na falta, com as perdas e, contudo, podendo responder ao chamado para ser mais propriamente si-mesmo e corresponder à sua destinação existencial, fazendo planos, alimentando sonhos, querendo ser feliz. Assim é o Dasein, na sua potência e na sua indigência! Esse é o ser humano que está junto a nós na terapia! Cada ser humano carrega em si todos os paradoxos e conflitos que significam o existir.
6
CARACTERES FUNDAMENTAIS DO DASEIN:
Compreensão, Afinação, Temporalidade, Espacialidade, Corporeidade, Ser-com
7
Trabalhar em terapia Cuidar da sua existência. Cuidado de si, do outro e das coisas do mundo. Abrange o passado, o presente e o futuro. Destinado ao cuidado e ao mesmo tempo tendo de contar com a falta de garantias e com a transitoriedade de tudo! Esse é o nosso paciente que se aflige pelas escolhas que tem que fazer; sofre por suas perdas; passa por amores e desamores; se angustia diante da finitude.
8
Trabalhar em terapia Preocupação com a existência do paciente.
A terapia não escolhe previamente o que vai ser tratado, diferente do professor que prepara a aula.O assunto surge na hora. A possibilidade das surpresas está sempre ali. A cada dia o terapeuta sabe quem vem pra terapia, mas não sabe como vem!
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.