A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ANTARES FÍSICA Prof. Marcos André.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ANTARES FÍSICA Prof. Marcos André."— Transcrição da apresentação:

1 ANTARES FÍSICA Prof. Marcos André

2 ANTARES ELETRIZAÇÃO POR CONTATO

3 ANTARES ELETRIZAÇÃO POR INDUÇÃO

4 ANTARES ELETROSCÓPIO

5 ____ CONDUTORES _______ ANTARES MOVIMENTAÇÃO
Os condutores de eletricidade são meios materiais que permitem facilmente a passagem de cargas elétricas. ____ MOVIMENTAÇÃO A movimentação de cargas elétricas num condutor depende de partículas denominadas "portadores de cargas", como os elétrons e os íons, dependendo do estado físico do condutor.

6 CONDUTORES ANTARES Estado Físico Portadores de carga Exemplo Plasma
íons (+) e elétrons (-)  raios; arcos elétricos; tela de TV; lâmpadas fluorescentes; etc Gasoso gás ionizado Líquido íons(+)  Cátions íons(-)  Ânions Água do mar; soluções iônicas Solido "elétrons livres" condutores metálicos; semicondutores

7 ANTARES ELÉTRONS LIVRES
"Elétrons livres" são os portadores de carga nos condutores metálicos. O QUE CARACTERIZA UM MATERIAL COMO CONDUTOR? É a camada de valência dos átomos que constituem o material. Camada de valência é a última camada de distribuição dos átomos. Em razão da grande distância entre essa última camada e o núcleo, os elétrons ficam fracamente ligados com o núcleo, podendo, dessa forma, abandonar o átomo em virtude das forças que ocorrem no interior dos átomos.

8 ANTARES

9 ANTARES ISOLANTES Isolantes são os materiais em que não há facilidade de movimentação de cargas elétricas. Quando um isolante, como a borracha ou o vidro é eletrizado, as cargas elétricas livres permanecem onde surgiram. Os isolantes também são chamados dielétricos.

10 ANTARES PARA-RAIOS O para-raios tem por finalidade oferecer um caminho mais eficiente para as descargas elétricas, protegendo casas, edifícios, linhas de transmissão de energia elétrica etc. BRINCANDO DE RESPONDER


Carregar ppt "ANTARES FÍSICA Prof. Marcos André."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google