A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Editoração Eletrônica e Diagramação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Editoração Eletrônica e Diagramação"— Transcrição da apresentação:

1 Editoração Eletrônica e Diagramação
AULA 002 Principios de Tipografia

2 Editoração Eletrônica e Diagramação
Combinando e escolhendo fontes Como escolhê-las? Como combiná-las?

3 Editoração Eletrônica e Diagramação
Combinando e escolhendo fontes Além do efeito cinestésico de uma tipografia, sabemos que a tipografia também segue “tendências”. Assim como moda.

4 Editoração Eletrônica e Diagramação
Combinando e escolhendo fontes • ela deve representar o perfil do público consumidor; • representar a empresa anunciante; e • aquilo que se quer dizer está no sentido do texto e aquilo que se quer mostrar está na escolha do tipo.

5 Editoração Eletrônica e Diagramação
Combinando e escolhendo fontes Sendo assim a sensatez, o poder de crítica são fundamentais. E tomar cuidado com o gosto pessoal. Só use uma determinada tipografia se estiver absolutamente certo que ela estará adequada ao seu trabalho. Pois ela pode enriquecer como destruir seu layout.

6 Editoração Eletrônica e Diagramação
Combinando e escolhendo fontes Estabelecer uma relação dinâmica na página, que pode ser: • Concordante; • Conflitante; • Contrastante.

7 Editoração Eletrônica e Diagramação
Combinando e escolhendo fontes Um layout estará em concordância quando você optar pela utilização de apenas uma família de tipo e os outros elementos que compõem a página possuírem as mesmas qualidades daquele tipo, como a versão em itálico, por exemplo, ou aumentar o tamanho da fonte, etc.

8 Editoração Eletrônica e Diagramação
Combinando e escolhendo fontes Um layout tem conflito quando se adotam duas ou mais fontes similares na mesma página, mas que não são efetivamente diferentes. Quando se colocam duas fontes parecidas juntas, a maior parte das pessoas que vão olhar para o material acha que foi um erro.

9 Editoração Eletrônica e Diagramação
Combinando e escolhendo fontes O contraste marcante atrai os olhos, e uma das maneiras eficazes, simples e satisfatórias de se conferir contraste a um desenho é através da tipografia.

10 Editoração Eletrônica e Diagramação
Combinando e escolhendo fontes 1. Experimente; 2. Cuidado com o uso de tipografias características; 3. Tipos serifados transmitem elegância e segurança; 4. Tipos modernos caem bem para: automóveis, moda, alimentos, perfumes ...

11 Editoração Eletrônica e Diagramação
Combinando e escolhendo fontes 5. Ela sempre diz algo: comportada, jovem, arrojada, espalhafatosa, séria, chique ...; 6. Analisá-las sempre em caixa baixa; 7. Tipos com serifa e sem serifa combinam (relação título/texto);

12 Editoração Eletrônica e Diagramação
Combinando e escolhendo fontes 8. De modo geral, as sem serifas (sans serif) são mais frias, mais pesadas; 9. Faça opção por famílias tipográficas extensas; 10. Defina até 3 tipos para seu trabalho final; 11. Texto longo + espaço curto = Times; 12. Não use fontes serifadas itálicas em caixa alta; 8. Combinam com o público masculino ... Anúncio de carros, tratores, algumas bebidas, futebol, etc. 10. É relativo, podem existir trabalhos com mais de 5 fontes e ter um acabamento primoroso, mas é bastante arriscado.

13 Editoração Eletrônica e Diagramação
Combinando e escolhendo fontes 13. Como falamos de tendência, cuidado. Tipos usados em demasia, cansam, saem rápido de circulação. Se a peça em questão tiver vida longa, o cuidado deve ser redobrado; 14. As mais usadas e acertadas são: Garamond, Times, Bodoni, Futura e Helvética. 15. Se tiver tempo, crie seu prórpio tipo (FontForge, Type light). 15. Suporta fontes True Type, Open Type e Post Script.

14 Editoração Eletrônica e Diagramação
Combinando e escolhendo fontes (CURIOSIDADE) As TrueType são mais comuns, sendo a maioria gratuitas ou mais baratas. Podem ter seu fator de escala definido para qualquer tamanho, são legíveis em vários tamanhos e é possível envia-las para qualquer dispositivo de saída. Imprimem bem e tem uma boa qualidade em monitores; sua extensão é “.ttf”. Até 256 caracteres.

15 Editoração Eletrônica e Diagramação
Combinando e escolhendo fontes (CURIOSIDADE) O formato OpenType foi desenvolvido baseado no TrueType. Primeiramente foi chamado de TrueType Open, nome este que foi alterado para o atual após a entrada da Adobe no projeto. É recomendado quando é necessário abranger um certo idioma e uma tipografia mais detalhada; sua extensão é “.otf”. Até 5 mil caracteres.

16 Editoração Eletrônica e Diagramação
Combinando e escolhendo fontes (CURIOSIDADE) As PostScript surgiram pelas mãos da Adobe. Com o intuito de serem usadas para imprimir documentos complexos em impressoras digitais, atualmente são suportadas por quase todas. São recomendadas para impressões de alta qualidade, como revistas e publicações. São formadas por 4 arquivos: “.afm”, “.pfb”, “.pfm” e “.inf”.

17 Editoração Eletrônica e Diagramação
Combinando e escolhendo fontes Os tipos podem demonstrar:

18 Editoração Eletrônica e Diagramação
Combinando e escolhendo fontes Os tipos podem demonstrar:

19 Editoração Eletrônica e Diagramação
Combinando e escolhendo fontes Os tipos podem demonstrar:

20 Editoração Eletrônica e Diagramação
Combinando e escolhendo fontes Os tipos podem demonstrar:

21 Editoração Eletrônica e Diagramação
Combinando e escolhendo fontes Os tipos podem demonstrar:

22 Editoração Eletrônica e Diagramação
Combinando e escolhendo fontes Os tipos podem demonstrar:

23 Editoração Eletrônica e Diagramação
Combinando e escolhendo fontes Os tipos podem demonstrar:

24

25 estudiomultifoco.com.br/ftc
Editoração Eletrônica e Diagramação estudiomultifoco.com.br/ftc


Carregar ppt "Editoração Eletrônica e Diagramação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google