A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A Revolução Técnico-Científico-Informacional e a Globalização

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A Revolução Técnico-Científico-Informacional e a Globalização"— Transcrição da apresentação:

1 A Revolução Técnico-Científico-Informacional e a Globalização

2 Após a Segunda Guerra Mundial, a ciência e a tecnologia estão estreitamente ligadas à atividade industrial e às outras atividades econômicas. Muitos produtos e equipamentos foram aperfeiçoados e recriados.

3 Entre eles os derivados de petróleo, os transitores e mais recentementemente os chips;
E talvez a mais revolucionária das criações e um dos equipamentos mais utilizados no século XXI: o computador.

4 ENIAC – O primeiro computador eletrônico.
Tinha como principal finalidade fazer cálculos balísticos. Esta máquina não tinha sistema operacional e seu funcionament o era parecido com uma calculadora simples de hoje. ENIAC – O primeiro computador eletrônico.

5 Todas essas mudanças foram interferindo no processo de produção das fábricas, a tal ponto que esse período passou a ser conhecido como a TERCEIRA REVOLUÇÃO INDUSTRIAL.

6 A fibra ótica foi um outro material importante no desenvolvimento tecnológico mundial.
Através dela, hoje navegamos na maior rede integradora conhecida como INTERNET.

7 A velocidade crescente da informação resulta de novas descobertas, que se multiplicam a cada dia.
São novos chips, robôs, supercondutores, satélites de alta precisão, softwares de automação, hardwares, biotecnologias.

8 Instituto Nacional de Pesquisas Espacias INPE

9

10 Algumas dessas inovações tecnológicas surgem em cidades especializadas, conhecidas como TECNOPOLOS.
Os tecnopolos têm como objetivo facilitar a criação e melhoramento de produtos e técnicas.

11 Alguns dos mais importantes tecnopolos brasileiros estão no interior o estado de São Paulo, como é o caso do maior deles, localizado em Campinas. Outro importante tecnopolo dessa região é a cidade de São Carlos. E o maior polo tecnológico na área aeronáutica e espacial do Brasil localizada na cidade de São José dos Campos (ITA, Embraer).

12 INSTITUTO TECNOLÓGICO DE AERONÁUTICA

13 Embraer - terceira maior fabricante de aviões comerciais do mundo
Embraer - terceira maior fabricante de aviões comerciais do mundo. Atrás da Airbus e da Boeing EMBRAER

14 Neoliberalismo Consiste em uma prática político-econômica que visa uma redução da atuação do Estado na economia.

15 Desde então o Estado passou apenas a preservar a ordem política e econômica, deixando as empresas privadas livres para investirem como quisessem.

16 A expansão do capitalismo, juntamente com a revolução técnico-científico-informacional e a abertura econômica neoliberal recebeu o nome de GLOBALIZAÇÃO

17 O termo “globalização” pode ser uma expressão nova, mas ela vem acontecendo a cerca de 500 anos, através das explorações coloniais europeias. Quando os grandes navegantes estavam buscando terras para colonizar, já existia uma interligação e uma interdependência entre esses lugares.

18 A globalização pode ser entendida como a ampliação e intensificação das trocas comerciais como nunca antes acontecera e aceleração das trocas de informações em uma velocidade jamais imaginada.

19 Estamos diante de uma rede de informações, COMPLEXA E INVISÍVEL.
Por essa razão recebe o nome de REDE IMATERIAL. Mesmo invisível pode ser mapeada, o que permite conhecer a origem e o destino das informações que por ela circulam.

20 O processo de globalização estreitou as relações comerciais entre os países e as empresas.
As multinacionais ou transnacionais contribuíram para a efetivação do processo de globalização, tendo em vista que essas empresas desenvolvem atividades em diferentes territórios.

21 Atualmente, as grandes empresas não têm mais fábricas que produzam todas as suas mercadorias em um mesmo lugar. Elas se encontram DISPERSAS pelo mundo todo. A dispersão das fábricas tem uma finalidade básica: reduzir os custos de produção e aumentar os lucros das gigantescas corporações empresariais.

22 Para definir a distribuição das indústrias de uma grande empresa, é usada a expressão FÁBRICA GLOBAL. A dinâmica gerada pela circulação de capitais, pessoas, mercadorias e serviços devido à produção dessas empresas, cria uma rede tão complexa quanto à rede imaterial.

23 Como essa rede é visível, pois é formada pela circulação de pessoas e mercadorias, costuma-se denominá-la de REDE MATERIAL.

24 Um dos setores mais favorecidos pelo surgimento da rede imaterial foi o setor financeiro.
A globalização e os avanços tecnológicos permitiram que transações comerciais e transferências de dinheiro ocorressem em localidades muito distantes em fração de segundos.

25 Em todo o mundo, os investidores nunca tiveram tantas opções para aplicar seus recursos, por exemplo na compra de ações de empresas. As bolsas de valores são os locais onde as ações das empresas são vendidas e compradas, visando sua valorização futura. As bolsas de valores indicam, grosso modo, a capacidade de uma nação ou região de atrair investimentos.

26 Bolsa de Valores de São Paulo

27 Determinadas bolsas de valores têm peso maior na economia mundial.
Geralmente são aquelas que movimentam as ações das maiores transnacionais, localizadas nas cidades mais importantes do mundo. Chamadas de CIDADES GLOBAIS, esses centros financeiros influenciam todo o sistema capitalista.

28 Esses centros urbanos são os nós das redes e funcionam como polos que atraem e, ao mesmo tempo, irradiam informações, dinheiro, tendências da moda e cultura.

29 Nova Iorque

30 São Paulo

31 Consequências da Globalização
Poluição do meio ambiente.

32

33 Exclusão Digital

34 Exclusão Social e Miséria

35

36

37 Portanto... Globalização é a integração, e interdependência entre os povos, empresas, lugares e nações, e ao mesmo tempo, é a fragmentação e regionalização do espaço.


Carregar ppt "A Revolução Técnico-Científico-Informacional e a Globalização"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google