A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração"— Transcrição da apresentação:

1 Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração
Administração da Produção 2013.1

2 Para entender o processo produtivo temos que compreender:
Administração da Produção – atividades, decisões e responsabilidades dos gerentes de produção. Realizada, fisicamente, pelos chamados sistemas de produção (ou sistemas de operações); Gerentes de Produção – administram algum ou todo o recurso envolvido na função de produção.

3 Para compreender o processo produtivo temos que compreender:
Função de Produção – É o conjunto de atividades que conduzem a transformação de um bem tangível ou não em outro com maior utilidade, dentro de um determinado cenário. Reunião de recursos destinados à produção de bens e serviços.

4 As atividades de produção nas organizações
Apesar de não ser a única, nem, necessariamente, a mais importante, a função produção é central a todas as organizações. A gestão da produção é responsável pela produção dos bens e serviços disponibilizados pelas organizações aos seus clientes, que são a razão essencial da sua existência.

5 Todas as demais funções são interligadas à função produção.

6 Produção na organização
Relacionamentos com outras áreas da organização Função Produção relaciona-se com a Função Marketing e Função Desenvolvimento de Produto Função Marketing – comunicar os produtos e serviços aos clientes de maneira a gerar pedidos de produtos ou serviços.

7 Produção na organização
Função Desenvolvimento de Produto/Serviço – criar ou modificar produtos/serviços para atendimento às necessidades dos clientes. E também outras funções de apoio como: Função Contábil-financeira, Pessoas/RH, Tecnologia, etc.

8 Atividades Funcionais
Cadeia de Fast Food Universidade Fábrica de Móveis Marketing Propaganda TV, Materiais Promocionais Folhetos Explicativos, Feiras de Recrutamento Propaganda Revista, Política de preço, Venda a Lojas Desenvolvimento de Produtos Desenvolvimento de hambúrgueres, pizzas. Design dos restaurantes Desenvolvimento de novos cursos. Desenvolvimento de pesquisas Design de novos móveis, coordenação com as cores da moda. Produção Preparação hambúrgeres, pizzas, etc.; Atendimento de consumidores, Limpeza de mesas Transmissão de conhecimento, condução de pesquisas, administração de cursos Fábrica de componentes, montagem de móveis. RH Treinamento de Funcionários, Preparação de Planos Salariais Treinamento de Funcionários, Adm. De Contratos Recrutamento e Treinamento de Funcionários,

9 Elementos Básicos da Produção
Insumos – matéria-prima Capital – recursos financeiros Mão-de-obra Máquinas e equipamentos Know-how – conhecimento de como se faz.

10 Fatores de Produção Terra (ou natureza ) Capital Trabalho Tecnologias

11 Fatores de Produção Terra (ou natureza ): são os recursos usados na produção, provenientes da natureza. Tecnologias: corpo de conhecimentos que a empresa conta para produzir bens e/ou serviços

12 Fatores de Produção Trabalho: é o esforço do homem tão necessário em qualquer tarefa. Os materiais retirados da natureza o são pela força do trabalho, tanto através de atividades físicas como empresariais O trabalho humano é responsável pela transformação dos produtos. Capital: são bens materiais produzidos pelo o homem e que serão utilizados na produção mas não se destinam à imediata satisfação das necessidades. O capital pode também ser expresso como valor monetário, pois, além de facilitar, remunera o trabalho.

13 Processos Em uma empresa industrial, entendemos como um processo o percurso realizado por um material desde que entra na empresa até que dela saia com um grau determinado de transformação.

14 Processos Por sua vez, uma operação é o trabalho desenvolvido sobre o material por homens ou máquinas em um determinado tempo. Em empresas de serviços, o material fundamental é a informação.

15 Consequências do processo de industrialização
As principais são a divisão do trabalho, a produção em série e a urbanização. Para maximizar o desempenho dos operários as fábricas subdividem a produção em várias operações e cada trabalhador executa uma única parte, sempre da mesma maneira (linha de montagem).

16 Consequências do processo de industrialização
Enquanto na manufatura o trabalhador produzia uma unidade completa e conhecia assim todo o processo, agora passa a fazer apenas parte dela, limitando seu domínio técnico sobre o próprio trabalho.


Carregar ppt "Universidade Estadual do Maranhão – UEMA Bacharelado em Administração"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google