A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Inseminação Artificial

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Inseminação Artificial"— Transcrição da apresentação:

1 Inseminação Artificial
PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE ENFERMAGEM NUTRIÇÃO E FISIOTERAPIA DISCIPLINA DE FILOSOFIA E BIOÉTICA Inseminação Artificial Cristina Bombardelli Elise Silveira Rita Samuel Porto alegre 2012

2 O conceito de manipulação
Etiologicamente a palavra “manipulado” é de origem latina (manus, mão, e pellere, impelir). Assim, pode significar “ter algo em mão” ou “impelir algo com a mão”. O termo “manipulação genética” se abarca todo o conjunto de intervenções especiais do homem em relação com os fenômenos da reprodução e da hereditariedade.

3 A inseminação artificial é aplicada há muito tempo nos animais, mas é relativamente recente entre os seres humanos. Estas técnicas tem sofrido um enorme desenvolvimento em todo o mundo, e tem levantado inúmeros problemas éticos. A engenharia genética permite que cientistas usem os organismos vivos como matéria-prima para mudar as formas de vida já existentes e criar novas; No momento, fala-se do início de uma nova resolução, chamada revolução genética.

4 O impacto da genética na cultura contemporânea é fortíssimo e, sem dúvida, a tendência é aumentar;
O objetivo da manipulação são as próprias origens da vida. De fato, atualmente é possível intervir seja sobre o processo reprodutivo, seja sobre o patrimônio genético de uma célula; Possibilita a cura de algumas doenças hereditárias no ser humano por introdução de genes sãos que lhe faltam.

5 Finalidade da manipulação genética
O conhecimento e a aplicação do conhecimento conseguido no campo da genética podem ser utilizados para o bem ou não do desenvolvimento da humanidade; O impacto de todo esse avanço exercerá, certamente, influência sobre “o estilo de vida, pela concepção do ser humano e por muitas outras direções”; O objetivo da medicina gênica é examinar e dizer as possibilidades presentes, futuras, e dizer à sociedade como seguir seu caminho.

6 Esperanças na engenharia genética
A infinidade de doenças que afetam o ser humano constitui uma grande e grave preocupação em todo o mundo; Sua finalidade é “a transferência de informações genéticas, ou melhor, de genes de um organismo para o outro para curar ou diminuir distúrbios, moléstias genéticas”;

7 Terapias genéticas Terapia genética de células da linha somática: É aplicada a células do corpo a fim de curar uma pessoa de uma determinada doença herdada (tratamento com técnicas altamente experimentais). Terapia genética de células da linha germinativa: Também conhecida como terapia do embrião. A transfusão genética atua nos estados embrionários antes da instalação. Alguns países, mesmo antes da comprovação da eficácia desta técnica, já elaboraram leis ou recomendações que protejam os embriões contra a manipulação.

8 Principais questões: É legitimo manipular formas de vida humana ainda que estas não tenham nascido? Deve realizar-se uma fecundação estritamente "artificial" quando a natureza não o permitiu? No caso de uma inseminação com esperma de um doador anônimo: o doador não tem nenhuma responsabilidade sobre o seu filho genético? Não tem o direito de reclamar os seus direitos de paternidade ?

9 Um filho não tem o direito de saber quem é o seu pai e herdar do seu progenitor?
Que pensar quando os embriões congelados são destruídos após a fecundação? Não se está a destruir um potencial ser humano? O que se deve fazer com os que ficam congelados? É legitimo fazer experiências com embriões humanos?

10 Referências BENTO. L . A., Bioética: Desafios éticos no debate contemporâneo. Ed 1, São Paulo, 2008.


Carregar ppt "Inseminação Artificial"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google