A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O papel transformador da esperança e do sonho

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O papel transformador da esperança e do sonho"— Transcrição da apresentação:

1 O papel transformador da esperança e do sonho
Movimento dos direitos civis

2 Luta pela Igualdade O Movimento dos Direitos Civis é historicamente um período de tempo compreendido entre 1954 e 1980, ocorrido de maneiras diversas e marcado por rebeliões populares e convulsões na sociedade civil em países de todos os continentes.

3 Nos EUA Nos Estados Unidos, entre 1955 e 1968, principlamente consistia em conseguir reformas nos Estados Unidos visando a abolir a discriminação e a segregação racial no país.

4 Nos EUA, Até 1965, existiam leis que negavam aos cidadãos não-brancos toda uma série de direitos, proibindo casamento inter-racial e segregando as raças em transporte público e banheiros públicos. Assim, mesmo que uma pessoa não fosse racista, ela estava proibida por lei de casar com alguém de outra Etnia.

5 O Estopim O marco inicial deste movimento se deu no sul eminentemente racista do país, na cidade de Montgomery, estado do Alabama, em 1 de dezembro de 1955, quando a costureira negra Rosa Parks entrou num ônibus de volta para casa após um dia de trabalho, sentando-se nos bancos da frente do ônibus, local proibido aos negros pelas leis segregacionistas do estado. Intimada a dar seu lugar a um passageiro branco e sentar no fundo do veículo, recusou-se, sendo, por isso presa, julgada e condenada.

6 A Explosão Boicote ao Transporte Público, e o Surgimento dos Líderes do Movimento: Martin Luther King e Malcolm X

7 Daí pra Frente Iniciou-se protestos no país inteiro
Boicote ao transporte público Marcha pela igualdade Malcom X e a Formação dos Panteras Negras Conquista de direitos, fim da segregação institucional. Tommie Smith e John Carlos são banidos do esporte por fazer o símbolo dos Panteras Negras no pódio Após a realização dos 200 metros rasos, nas Olipiadas De 1968.

8 Realização do Sonho 2008 – É eleito o primeiro presidente Negro dos EUA.

9 UTOPIA Para Mannheim, utopia consiste em um sistema de pensamento elaborado em determinado contexto histórico e social, mas que se põe em desacordo com ele. Portanto Utopia, é uma idéia, ou um sonho que pode romper com a ordem atual e transformá-la, e deve ser encarada dessa forma.

10 X-MEN

11 Quem Acreditou no Sonho
Mahatma Gandhi Atuou contra o domínio britânico na Índia. Gandhi defendia a criação de um estado autônomo na Índia. Em função destas posições foi preso diversas vezes pelos britânicos Gandhi era contra a violência, defendendo as formas pacíficas de protesto como, por exemplo, greves, passeatas, retiros espirituais e jejuns Foi uma das principais figuras no processo de independência da Índia. Obteve bons resultados na pacificação entre muçulmanos e hindus. Porém, em 1948, foi assassinado em Nova Délhi por um extremista hindu. Passou a ser chamado de Mahatma (em sânscrito “grande alma”) Gandhi.

12 Che Guevara "Há que endurecer-se, mas sem jamais perder a ternura."
-"A reforma agrária radical é a única forma de dar a terra ao camponês." "A revolução acontece através do homem, mas o homem tem de forjar, dia a dia, o seu espírito revolucionário." "A argila principal de nossa obra é a juventude. Nela depositamos todas as nossas esperanças e a preparamos para receber idéias para moldar o futuro."

13 Nelson Mandela Nelson Rolihlahla Mandela é um importante líder político da África do Sul, que lutou contra o sistema de apartheid no país. Nasceu em 18 de julho de 1918 na cidade de Qunu (África do Sul). Mandela, formado em direito, foi presidente da África do Sul entre os anos de 1994 e 1999. 

14 Formas de Transformar a Realidade
Formar Movimentos Sociais e participar dos mesmos. Ação Política, exercer o direito e o dever de sujeito político, realizando ações individuais e coletivas visando a realização de um projeto. Persistência, persistir é a chave para a transformação social Esperança, é acreditar que você é agente da transformação social.


Carregar ppt "O papel transformador da esperança e do sonho"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google