A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Prof. Ilaim Costa Jr. ilaimc@gmail.com Novas Tecnologias Prof. Ilaim Costa Jr. ilaimc@gmail.com.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Prof. Ilaim Costa Jr. ilaimc@gmail.com Novas Tecnologias Prof. Ilaim Costa Jr. ilaimc@gmail.com."— Transcrição da apresentação:

1 Prof. Ilaim Costa Jr. ilaimc@gmail.com
Novas Tecnologias Prof. Ilaim Costa Jr.

2 Web Semântica

3 Web Semântica O objetivo das as aplicações com características semânticas é determinar o significados de textos ou dados, criando conexões para os usuários. As informações e sites passam a ter sentido quando estão conectados a partir de uma semântica. Para conseguir tais conexões, os especialistas apontam a portabilidade de dados e conectividade das aplicações como fatores de sucesso para o desenvolvimento da web semântica, quando as aplicações falam uma "língua" em comum fica mais fácil de desenvolver os links entre esses dados.

4

5 Web Semântica Existem dificuldades para ambas abordagens, a abordagem Bottom up necessita que sejam colocadas tags nos textos e dados, isso necessita de um grande esforço até que a maioria dos dados na Internet estejam com essas tags e informações, também chamadas de meta dados. A abordagem Top down também necessita de um grande esforço para processar os dados já existentes e criar conexões e significado entre esses dados, a quantidade de dados e informações existentes na web é imensa.

6 Web Semântica Freebase: Uma base de dados aberta, onde as pessoas criam dados e conectam esses dados entre si, onde são classificados por temas e sessões. Tem como objetivo ser um grande repositório de conhecimento humano, seguindo o estilo da wikipedia. Powerset: Adquirida recentemente pela Microsoft, é um engenho de busca de linguagem natural. Pode processar perguntas por exemplo, porém ainda está em estado inicial e funciona bem para inglês apenas pelo que pude perceber.

7 Web Semântica Twine: Aprende sobre voce e os seus interesses a partir do conteúdo que você cria e compartilha e faz um grafo desse conteúdo. Ainda está em beta fechado mas pode ser visto um screenshot aqui. AdaptiveBlue: Um plug-in que oferece links de acordo com o contexto da página que se está navegando. Trazendo informações relevantes sobre livros, música, filmes, vinhos, receitas e ações por exemplo. Hakia: Apontado com um dos mais promissores engenhos de busca em alternativa ao Google, faz a análise de sentenças na hora de fazer uma busca. Disponível em português também, trouxe resultados relevantes em algumas buscas que fiz.

8 Web Semântica Talis: Diferente dos outros exemplos da lista, Talis é uma plataforma para criação de aplicações semânticas na web. Os desenvolvedores podem criar, compartilhar e reutilizar informações nessa plataforma, que tem como objetivo facilitar o desenvolvimento das aplicações semânticas. TrueKnowledge: Tenta responder as suas perguntas a partir de uma base de dados com conhecimentos e conexões. Funciona parecido com o Powerset e está em beta privado por enquanto. O vídeo mostrado na página principal é bastante explicativo.

9 Web Semântica TripIt: Organize suas viagens, você poderá criar suas viagens e receber informações do flickr e wikipedia. Você também pode coletar informações na web e adicionar as suas viagens utilizando um plug-in, além de poder colocar seu calendário de viagens no Google Calendar por exemplo. Ainda é possível procurar por hotéis, vôos e aluguel de carros. ClearForest: Uma companhia que aposta na abordagem top-down. Possui um plug-in chamado Gnosis que permite identificar pessoas, países, tecnologias, companhias, organizações, produtos e dados geográficos no texto que você está visualizando, o texto é marcado com uma cor de acordo com a categoria que pertence. Spock: Você pode buscar por pessoas e obter informações associadas a essas pessoas, pelo que notei funciona melhor para pessoas famosas por enquanto, também é possível buscar pelo , porém é necessário ser cadastrado.

10 Web Semântica Existem várias aplicações que estão sendo desenvolvidas, essas são apenas algumas delas. É uma área que irá ajudar bastante nessa fase da web que passa por um momento de grande criação de conteúdo, é necessário organizar tal conteúdo dar sentido e conexões. Apesar da visão do Google de organizar as informações do mundo inteiro, o engenho de busca do Google deixa a desejar no aspecto semântico como é mostrado no vídeo do TrueKnowledge. A Microsoft que anda querendo desbancar o Google no setor da internet aposta nessa brecha comprando Powerset recentemente.

11 Web Semântica A tecnolgia ainda está em desenvolvimento e levará um certo tempo até que possa ser usada em larga escala. São grandes os esforços científicos e de orgãos para tentar criar padrões, alguns acham que a tecnologia nunca irá decolar pois precisa de um grande esforço no caso da abordagem bottom up, já outros apostam na idéia de web como plataforma para criar novas aplicações e serviços que se comunicam para gerar conhecimento.


Carregar ppt "Prof. Ilaim Costa Jr. ilaimc@gmail.com Novas Tecnologias Prof. Ilaim Costa Jr. ilaimc@gmail.com."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google