A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTREMADURA E RIBATEJO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTREMADURA E RIBATEJO"— Transcrição da apresentação:

1 ESTREMADURA E RIBATEJO

2 Estremadura e Ribatejo
Área Abrangente: Abrange a área dos seguintes municípios incluídos nos distritos de: - Leiria (apenas Alcobaça, Alvaiázere, Ansião, Batalha, Bombarral, Caldas da Rainha, Leiria, Marinha Grande, Nazaré, Óbidos, Peniche, Pombal e Porto de Mós); - Santarém.

3 Estremadura O nome Estremadura deve-se ao facto de na Reconquista ser a zona onde "estremavam" os territórios submetidos a mouros e a cristãos. É uma região de terras férteis, devido à travessia do Rio Tejo, onde se produz fruta, legumes, cereais, tomates, azeite e vinho. Tem como principal característica as suas lezírias, com a criação de cavalos e touros. Esta região possui uma grande concentração de indústrias, mas também possui vinhas, produtos hortícolas e actividade piscatória. Esta região é rica em diversidade de paisagens, que contrastam entre as suas praias e as suas serras.

4 Paisagens de Estremadura
Zona rural Acantilados

5 Peniche Peniche é uma cidade portuguesa no distrito de Leiria, região centro, com cerca de habitantes. As suas principais actividades económicas son a pesca e agricultura. Peniche tem praias que chegam a atingir vários quilómetros. O seu ponto mais ocidental é o Cabo Carvoeiro. A oeste do Cabo Carvoeiro, a cerca de 11 milhas, situa-se o arquipélago das Berlengas. Este arquipélago é hoje uma reserva natural onde se encontram espécies raras de flora, aves e peixes.

6 A principal actividade económica deste concelho foi a pesca
A principal actividade económica deste concelho foi a pesca. O Porto de Peniche, que se encontra situado na costa sul da península, é um dos principais portos de pesca portugueses. Peniche é conhecida internacionalmente pelas condições excepcionais que possui para a prática de desportos náuticos tais como Surf, Bodyboard ou o mergulho.

7 No lado sul, junto ao mar, fica a fortaleza do século XVI, usada como prisão durante o regime de Salazar. A cidade de Peniche está em parte rodeada de muralhas do século XVI.

8 Marinha Grande Marinha Grande é uma cidade portuguesa no distrito de Leiria, região Centro, com 9 130 habitantes.

9 Caldas da Rainha Caldas da Rainha é uma cidade portuguesa situada no distrito de Leiria, região Centro, com cerca de habitantes. O município limita ao nordeste com Alcobaça, ao este com Rio Maior, ao sul com Cadaval, ao oeste com Bombarral e Óbidos e ao noroeste tem litoral no Oceano Atlántico.

10 Caldas de Rainha é famosa por sua cerâmica
Caldas de Rainha é famosa por sua cerâmica. A atividade desenvolveu-se historicamente na região a partir dos solos ricos em argila. A primeira fase da cerâmica Caldense iniciou-se na década de 1820. Os desportos que mais se afirmam na cidade são o Futebol e o Atletismo. Esta cidade tem um mercado com produtos locais que funciona todos os dias.

11 Leiria Leiria é uma cidade portuguesa, capital do distrito de Leiria, situada na região Centro e sub-região do Pinhal Litoral. Com máis de habitantes. Foi fundada como villa em 1.135, como lugar de descanso dos guerreiros, foi declarada cidade em 1.186, e sua população aumentou notavelmente.

12 O desporto mais popular em Leiria, é sem dúvida o futebol
O desporto mais popular em Leiria, é sem dúvida o futebol. A equipa da cidade, o União Desportiva de Leiria joga actualmente na Primeira divisão portuguesa e um novo estadio.

13 Castelo de Leiria

14 Campino do Ribatejo A figura do Campino do Ribatejo, um dos mais destacados símbolos da cultura e história de Portugal. Desde há muito que se encontram testemunhos sobre a existência dos Campinos nas lezírias ribatejanas. O campino nos traz à ideia o tipo dessas raças da África setentrional, Líbios ou Mouros cujo sangue anda misturado nas nossas veias. A cavalo, de pampilho ao ombro, grossos sapatos ferrados, gorro vermelho na cabeça, o Ribatejano, pastoreando os rebanhos de toiros nas campinas húmidas e vicejantes.

15 De facto, é muito provável que já existam campinos desde os tempos das primeiras Casas Agrícolas, que necessitavam de pessoas para guardarem e cuidarem dos seus animais. Com a implantação do Estado Novo em Portugal, o campino até então um mero e simples trabalhador rural, foi transformado numa referência simbólica. Essa transformação reflectiu-se no traje de festa.

16


Carregar ppt "ESTREMADURA E RIBATEJO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google