A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

EXPERIMENTO 1: FORMAÇÃO DE CLOROFILA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "EXPERIMENTO 1: FORMAÇÃO DE CLOROFILA"— Transcrição da apresentação:

1 EXPERIMENTO 1: FORMAÇÃO DE CLOROFILA
Objetivo: Observar a formação de clorofila Coloque cada plântula (total 6) em um tubo de ensaio com água, de maneira que possa continuar o crescimento. Etiquete cada dois tubos com as indica- ções: claro (1o lote), escuro (2o lote) e es- curo-claro (3o lote). Disponha, inicialmente, os dois últimos lo- tes no escuro, e o primeiro no claro, dei- xando-os por 48 horas. Retire o 3o lote do escuro e coloque no cla- ro, por 24 horas, mantendo os demais nos meios respectivos. Claro Escuro Escuro/Claro

2 Questões: Compare os três lotes. Como se comportou cada um dos lotes nos diversos meios? 2. Como se justifica o comportamento das plân- tulas do 3o lote? 3. O comportamento apresentado por estas plân- tulas é igual para todos os vegetais?

3 EXPERIMENTO 2: FATORES QUE INFLUEM NA FOTOSSÍNTESE (a)
Objetivo: Relacionar a presença de amido com a de clo-rofila em folhas variegadas Retire uma folha variegada do vegetal, que deve ter sido iluminado por algumas horas. Faça o desenho esquemático da folha, indi-cando as áreas verdes e as de outras cores. 3. Ferva a água no béquer maior e mergulhe a folha por um minuto. Observe sua colora-ção após retirá-la da água 4. Coloque a folha em um béquer contendo álcool e deixe-a ferver em banho-maria, até que esteja completamente descorada

4 5.Distenda, cuidadosamente, a folha em uma placa de Petri contendo água fria.
6.Escorra bem a água da placa. 7.Observe como se apresenta a folha, ao ser retirada do álcool. 8.Coloque, sobre a folha distendida, vá-rias gotas de lugol.

5 Questões. Justifique a alteração da folha, quan- do da imersão em água fervente. Explique o por que da descoloração e do endurecimento da folha, após haver sido colocada no álcool. Compare a folha, depois de ter sido colocado o lugol, com o desenho fei- to anteriormente. A reação do lugol ocorreu em toda a folha? Por quê? Vários fatores são indispensáveis à realização da fotossíntese. Que fator foi evidenciado por esta experiência?

6 Coloque a planta no escuro, por 24 horas.
EXPERIMENTO 3: FATORES QUE INFLUEM NA FOTOSSÍNTESE (b) Objetivo: Demonstrar a importância da luz para que o amido se acumule nas folhas; Coloque a planta no escuro, por 24 horas. Recubra, com o anteparo de luz ou papel la- minado, partes do limbo de algumas folhas. Deixe a planta exposta à luz por 24 horas. Destaque do vegetal uma das folhas e retire o anteparo ou papel laminado. Proceda como no experimento 2 a partir do terceiro item.

7 Questões: Por que se deve deixar a planta no escu-ro por varias horas, no inicio da expe-riência? A reação do lugol ocorreu em todas as partes da folha? Por quê? 3. Nesta experiência, a ação de outro fator indispensável à fotossíntese foi observa-da. Qual foi o fator?

8 Objetivo: Verificar o efeito de fatores externos sobre a fotossíntese.
EXPERIMENTO 4: FATORES QUE INFLUEM NA FOTOSSÍNTESE (c) Objetivo: Verificar o efeito de fatores externos sobre a fotossíntese. Coloque a planta no escuro, por 24 horas. Recubra, com vaselina, algumas folhas, da seguinte maneira: A face dorsal de uma; A face ventral de outra. Ambas as faces de uma terceira. Exponha a planta à luz por 24 horas.

9 Objetivo: Verificar o efeito de fatores externos sobre a fotossíntese.
EXPERIMENTO 3: FATORES QUE INFLUEM NA FOTOSSÍNTESE (c) Objetivo: Verificar o efeito de fatores externos sobre a fotossíntese. Destaque uma das folhas do vegetal. Retire a vaselina com algodão. Proceda como no experimento 2, a partir do terceiro item. Faça o mesmo com as outras duas folhas (uma de cada vez).

10 Questões: Justifique o porquê do emprego da vase- lina e de que modo foi usada nas folhas. Qual o comportamento de cada uma das fo- lhas quanto à reação do lugol? Os resultados obtidos nesta experiência são aplicáveis a folhas de qualquer planta? Por quê?

11 Objetivo: Verificar o efeito de fatores externos sobre a fotossíntese.
EXPERIMENTO 3: FATORES QUE INFLUEM NA FOTOSSÍNTESE (d) Objetivo: Verificar o efeito de fatores externos sobre a fotossíntese. 1. Marque as plantas A, B e C. 2.Coloque a planta A em um saco com um béquer de 250 mL cheio de água até a metade. Colocar o Sonrisal ou sal de frutas na água e vede o saco 3.Coloque a planta B em outro saco. Coloque 50 mL de carbonato de cálcio em uma placa de Petri dentro do saco e vede o saco 4.Coloque a planta C no terceiro saco. Vede. (Esta é a planta controle)

12 5.Encontre um lugar ensolarado na sala de aula para coloque todas as três plantas. As plantas devem ter a mesma quantidade de luz e água. As plantas são deixadas por um dia. 6.Depois de um dia, retire as plantas dos sacos. Retire uma folha de cada planta, colocando-as em placas de Petri marcadas A, B e C. 7.Proceda como no experimento 2 a partir do terceiro item.

13 Questões: 1. Quais foram os resultados da planta A, com Sonrisal? O dióxido de carbono aumentou, diminuiu ou permaneceu o mesmo? Justifique. 2. Quais foram os resultados da planta B, com a cal? O dióxido de carbono aumentou, diminuiu ou permaneceu o mesmo? Justifique. 3. Quais foram os resultados da planta C, a planta "controle"? O dióxido de carbono aumentou, diminuiu ou permaneceu o mesmo? Justifique.


Carregar ppt "EXPERIMENTO 1: FORMAÇÃO DE CLOROFILA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google