Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
AS COMÉDIAS DE SHAKESPEARE
DCG Shakespeare Professora Taís Ferreira 2008/02
2
De onde vêm as comédias... Shakespeare inspirou-se tanto na tradição cômica medieval, burlesca e grosseira, com as farsas e partes cômicas nas encenações dos mistérios, como nos latinos clássicos Plauto e Terêncio. Destes dois últimos herda a tradição das tramas duplas, que se tornam triplas em muitas das comédias de Shakespeare.
3
As comédias de Shakespeare podem ser agrupadas em 4 blocos temáticos:
Comédias de aprendizado (A COMEDIA DOS ERROS, OS DOIS CAVALHEIROS DE VERONA, TRABALHOS DE AMOR PERDIDOS e A MEGERA DOMADA); Comédias da maturidade lírica e romântica (SONHO DE UMA NOITE DE VERÃO, COMO QUISERES, MUITO BARULHO POR NADA e NOITE DE REIS); Comédias sombrias (AS ALEGRES COMADRES DE WINDSOR, BOM É O QUE BEM ACABA, MEDIDA POR MEDIDA e TROILUS E CRESSIDA); Romances outonais (PERICLES, CYMBELINE, CONSTO DE INVERSO e A TEMPESTADE).
4
Características das comédias:
Não há nenhuma comédia de Shakespeare igual ou semelhante a outra, ainda que tramas e personagens sejam aperfeiçoados e reutilizados em diferentes peças. Não existe uma “fórmula” que o autor tenha utilizado, ele aprendeu a escrevê-las através dos acertos e erros das anteriores. No geral, a trama começa com alguma infelicidade, insucesso ou desencontro, para acabar com um final feliz, ou seja, com a resolução do problema/conflito. Sempre há duas ou mais tramas paralelas nas comédias de Shakespeare.
5
Sonho de uma noite de verão...
Três tramas paralelas que se entrelaçam. Quatro grupos de personagens diferenciados: seres da mitologia clássica, jovens enamorados nobres, nobres em idade madura e os artesãos, gente do povo. Temática do amor vista através de diferentes pontos de vista, do amor cego ao mesquinho...
6
Segundo Bárbara Heliodora...
Na comédia William Shakespeare não deixou escola; não porque suas comédias não o merecessem, mas apenas porque, não tendo jamais recorrido a fórmulas, sua busca constante de novas formas e visões impedem que ele sirva de modelo fácil de se seguir. O fato é que as comédias de William Shakespeare são realmente leves a ponto de darem a impressão de que não exigem muita reflexão; mas na verdade elas são parte integrante do universo do autor do HAMLET. Aqui, nas comédias, as coisas se atenuam por causa do tratamento dado e, várias vezes, se referem a tudo o que foi visto como um sonho; mas por certo depois de Freud, sonho não pode ser mais considerado garantia de gratuidade.
Apresentações semelhantes
© 2025 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.