A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

“Não sou Homem, sou Dinamite” “Uma Filosofia para Espíritos Livres”

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "“Não sou Homem, sou Dinamite” “Uma Filosofia para Espíritos Livres”"— Transcrição da apresentação:

1 “Não sou Homem, sou Dinamite” “Uma Filosofia para Espíritos Livres”
Friedrich Nietzsche “Não sou Homem, sou Dinamite” “Uma Filosofia para Espíritos Livres” A FILOSOFIA A GOLPES DE MARTELO

2 A Filosofia Aforismos: Estilo de escrita que valoriza pequenos fragmentos que guardam certa independência entre si; “O amor por um único ser é uma barbárie: porque acontece em detrimento de todos os outros seres. Mesmo o amor de Deus.” F. Nietzsche, Aforismo 67, Para Além do Bem e do Mal. “Não a potência, mas a duração de um sentimento elevado forma os homens superiores.” F. Nietzsche, Aforismo 72, Para Além do Bem e do Mal. “Os princípios servem para tiranizar os próprios hábitos, a justificá-los, honrá-los, vituperá-los ou escondê-los — dois homens de princípios iguais desejam alcançar, provavelmente, coisas fundamentalmente diferentes.” F. Nietzsche, Aforismo 77, Para Além do Bem e do Mal. “Uma coisa explicada deixa de interessar. — O que queria dizer o Deus que sugeriu: "conhece a ti mesmo"? Talvez quisesse dizer: "deixa de interessar-te por ti mesmo! torna-te objetivo"! — Sócrates? e o "homem científico"?” F. Nietzsche, Aforismo 80, Para Além do Bem e do Mal.

3 Transvaloração dos Valores
“Onde falta a vontade de potência, há o declínio.” O Ideal platônico/socrático conduz a vida para a negação de si mesmo; A moral cristã, que é oriunda do platonismo, coloca o sujeito como um ser submisso e sofredor; É uma moral do Fraco – Moral do Servo

4 O Dionisíaco e o Apolíneo
Na Grécia havia um equilíbrio entre Dioníso e Apolo, isto é, os instintos e a razão; Esse equilíbrio foi desfeito por Sócrates/Platão, em nome de um racionalismo. “Em todos os tempos os sábios fizeram o mesmo juízo da vida: ela não vale nada... Sempre em toda parte ouvimos sair de suas bocas a mesma palavra — uma palavra repleta de dúvida, repleta de melancolia, repleta de cansaço da vida, repleta de resistência contra a vida. Mesmo Sócrates disse ao morrer.”

5 Para Além do Bem e do Mal O Niilismo Positivo; “O bom é Ruim!”
Nietzsche demonstra na Genealogia da Moral que os valores de bondade e maldade não são transcendentes, isto é absolutos; A Morte de Deus como a Morte da Metafísica; O Niilismo Positivo;

6 A Vontade de Potência e o Para além do Homem – “Super-Homem”
O Cristianismo fundamentado pela filosofia platônica torna o homem submisso e reprime suas vontades, para isso propões a vontade de poder, isto é, ser o senhor de suas ações. Moral do Senhor. Valoração da Vida; O humano em sua plenitude.

7 O Super-homem é aquele que percebe que seus valores são históricos, que sua moral é dependente de uma dinâmica social.

8 “O Verdadeiro Mundo, alcançável ao sábio, ao devoto, ao virtuoso – eles vivem nele, são ele.”


Carregar ppt "“Não sou Homem, sou Dinamite” “Uma Filosofia para Espíritos Livres”"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google