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AS TRÊS DINÂMICAS TEOLÓGICAS PARA VIVER A CONSAGRAÇÃO

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Apresentação em tema: "AS TRÊS DINÂMICAS TEOLÓGICAS PARA VIVER A CONSAGRAÇÃO"— Transcrição da apresentação:

1 AS TRÊS DINÂMICAS TEOLÓGICAS PARA VIVER A CONSAGRAÇÃO
EVANGELIA KONONINA DIAKONIA

2 EVANGELIA Uma comunidade que se concentra em Deus- Deus ocupa o lugar central nessa comunidade É formar uma comunidade de FÉ Deus é um membro da comunidade – Deus “Emanuel” Deus conosco – amigo - companheiro Deus é uma Pessoa – Pai – Filho e Espírito Santo Os membros da comunidade buscam intimidade com seu Deus que não quer relacionamento superficial Processo de namoro: os membros percebem que Deus está apaixonado por eles e eles querem responder com amor igual a Deus

3 Precisa ser então, uma comunidade contemplativo
Comunidade que dá um tempo honesto para estar com Deus individualmente e comunitariamente Necessidade do cultivo de momentos de silêncio comunitário para facilitar a oração Comunidade que busca Deus nos dois alimentos essenciais: A Palavra de Deus e A Eucaristia a comunidade coloca a Palavra de Deus num lugar de destaque na vida deles – descobrir a vontade do Pai é a meta de toda espiritualidade

4 A comunidade busca a perceber e celebrar os sinais de Copiosa Redenção entre eles que é um processo contínuo do amor de Deus aos membros da comunidade – Deus ama e salva no concreto da vida A comunidade, alimentada com a Palavra e a contemplação, se reúne para celebrar Deus na Liturgia, especialmente na Eucaristia A comunidade coloca em comum suas experiências de Deus para aumentar a fé de todos os membros da comunidade RESUMO: Evangelia é fé/ é espiritualidade/ é a busca de intimidade com Deus e Deus com os membros da comunidade de consagrados

5 A palavra de Deus tem três funções importantes
CONHECER DEUS = purificação e intimidade EXPERIMENTAR DEUS = deixamos que Deus seja o que Ele quer ser e fazer conosco = Deus é amor RESPONDER = viver nossa consagração por amor que sempre termina em atos de culto e adoração

6 KOINONIA Koinonia é formar uma comunidade de ESPERANÇA
Irmãos que vivem juntos com a mesma meta, isto é, a fidelidade na vivência de sua consagração: reconhecimento que sozinho é impossível a fidelidade Os membros percebem e acolhem suas fraquezas e limitações e por isso procuram apoio e ajuda mútua Koinonia é o trabalho para cultivar amizades evangélicas entre os membros da comunidade

7 É um processo de purificação contra estruturas que impediram o cultivo de amizade como “amizade particulares”/ um ser assexuado sem necessidade de ninguém, individualismo doentio etc. Forma uma comunidade acolhedora/ perdoante e de conversão É um jogo de ajuda mútua – dar e receber nos momentos mais difíceis da caminhada para o 100% Liturgia com o elemento de partilha de vida para animar uns aos outros Acolher e viver as estruturas necessárias para viver tudo isso e necessidade de revisão periódica

8 DIAKONIA É formar uma comunidade de caridade
A motivação motor nessa comunidade é o amor O primeiro destinatário de nosso amor é Deus = “amar o Senhor teu Deus de todo seu coração” O segundo destinatário são nossos co-irmãos/as na consagração = “Jesus lavou os pés dos discípulos” O terceiro destinatário é o povo de Deus que servimos no apostolado = os mais pobres e necessitados

9 A força atrás de diakonia é um amor evangélico, isto é,
um amor baseado no amor Trinitário. A maneira que o Pai ama o Filho, e o Filho responde ao amor do Pai, que é o Espírito Santo, a comunidade tenta realizar esse mesmo amor na comunidade e no apostolado É um amor que exige um sair de si para doar-se para amar numa forma criativa Exige contemplação para descobrir em que maneira Deus nos tem amado na história particular de nossa salvação. A inspiração do amor de Cristo encarnado precisa ser nossa inspiração em todos nossos serviços

10 Conclusões sobre as dinâmicas:
Os três elementos nos colocam numa dinâmica do VERTICAL e do HORIZONTAL O vertical está dirigido a Deus (evangelia) O horizontal é dirigido para nossos irmãos e ao povo de Deus (koinonia e diakonia) Nossa vocação básica vai determinar a predominância de uma ou da outra dinâmica (contemplativos é o vertical/ congregação apostólica é o horizontal) Há necessidade para praticar todas as dinâmicas para serem autênticas (está faltando um equilíbrio aqui na vida consagrada)


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