A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PLANO PASTORAL DIOCESANO

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PLANO PASTORAL DIOCESANO"— Transcrição da apresentação:

1 DIOCESE DE PATOS DE MINAS SEGUNDA ASSEMBLEIA DIOCESANA DE AÇÃO PASTORAL 24/11/2013

2 PLANO PASTORAL DIOCESANO
ORAÇÀO INICIAL

3 ORAÇÀO INICIAL 1.Acolhida: sinal da Cruz. 2. COMENTÁRIO: Hoje, momento em que nos reunimos para a segunda Assembleia Diocesana celebramos a Festa do Cristo Rei. O último domingo do ano litúrgico é o ponto de chegada de todo o mistério celebrado, Cristo é o fim para o qual se dirigem todas as coisas. Todo povo de Deus está unido a Cristo para a transformação do mundo em um mundo que sirva a Deus , luz verdadeira, que ilumina nossa missão de cristãos.

4 3-Entrada do Círio Pascal Mantra Ó luz vem, vem brilhar.
Cont. ORAÇÀO INICIAL 3-Entrada do Círio Pascal Mantra Ó luz vem, vem brilhar. Ó luz vem, vem guiar. Ó Luz vem, vem ficar comigo, Vem me dar a paz, vem nos transformar. Bis

5 Cont. ORAÇÀO INICIAL 4. COMENTÁRIO: O nosso plano de ação pastoral é fruto da Assembleia Diocesana de Pastoral, realizada em setembro de Momento profícuo em que os leigos em cada comunidade sob a orientação dos sacerdotes e do Bispo refletiram sobre a responsabilidade do cristão na construção de uma Igreja como comunidade de comunidades. Na assembleia foram escolhidas três prioridades: Família, Catequese e Formação de Líderes, tendo a Juventude como destaque. Bendito e louvado seja Jesus Cristo, que em seu infinito amor iluminou nossas escolhas.

6 Cont. ORAÇÀO INICIAL Canto: Bendita e Louvada Seja Bendita e louvada seja a Paixão do Redentor, Que por nós sofreu martírios, morreu por nosso amor!(bis) Os céus cantam a vitória de nosso Senhor Jesus; Cantemos também na terra louvores à Santa Cruz!(bis) Humildes e confiantes levemos a nossa cruz; Seguindo sublime exemplo de nosso Senhor Jesus!(bis) Cordeiro imaculado, por todos morreu Jesus, Temido as nossas almas, é Rei pela sua cruz (BIS).

7 Cont. ORAÇÀO INICIAL 5. COMENTÁRIO: A oferta de flores sinaliza nosso agradecimento filial e nosso louvor a Deus, Senhor e doador de todas as graças, dons, dádivas e benefícios. As flores expressam também nossa alegria de filhos de Deus, batizados, consagrados para missão da grande fraternidade do Reino de Deus hoje, aqui e agora.

8 Cont. ORAÇÀO INICIAL Canto: Amor de Deus
O amor de Deus se mostra em pleno sol, flore o jardim dá vida ao beija-flor. Brinca no mar e as nuvens põe no céu pra me dizer: "Grande é teu valor"(2x) O amor de Deus vem antes e depois, e vai além dos sonhos que aprendi. Não se desfaz nem mesmo ao dizer "não", é luz que diz: "Filho é por aqui"(2x) O amor de Deus renova os corações, fala de paz, reparte sempre o pão. Fere o temor, enfrenta os desafios, me faz dizer: "Tudo bem irmão"(2x) O amor de Deus compõe e recompõe, estende a mão, jamais exclui alguém: frente ao rancor se firma no perdão, fazendo ver: "Eu te quero irmão"(2x)

9 Cont. ORAÇÀO INICIAL 6. COMENTÁRIO: A Igreja tem a responsabilidade de orar e aumentar o reinado de Jesus Cristo entre os homens. O compromisso apostólico consiste em levar nosso amor para a ação de estender o Reino de Cristo a todas as almas. À Luz do evangelho, iluminados pelo Espírito Santo e tendo como referência o Documento de Aparecida, os Bispos do Brasil definiram as Diretrizes Gerais da Ação Evangelizadora da Igreja no Brasil para o período de 2011/2015.

10 Igreja: Comunidade de comunidades a serviço da vida plena para todos.
Cont. ORAÇÀO INICIAL O documento (DGAEs) estabelece as urgências para que a Igreja se reconheça em Estado Permanente de missão: Igreja: Comunidade de comunidades a serviço da vida plena para todos. Igreja em estado permanente e missão e casa de iniciação e re iniciação à vida cristã. Igreja: casa de animação bíblica da vida e da pastoral.

11 Cont. ORAÇÀO INICIAL Não se trata de abandonarmos as prioridades estabelecidas na Assembleia Diocesana. Trata-se de uma oportunidade de reestruturarmos e realinharmos nossa caminhada com toda Igreja do Brasil. Assim, as diretrizes são um convite para que toda pessoa batizada, como discípula missionária, assuma o mandato de Jesus Cristo: “Ide pelo mundo inteiro e anunciai a Boa-Nova a toda criatura!”

12 Cont. ORAÇÀO INICIAL Canto: Aclamação Como são belos os pés do mensageiro que anuncia a paz Como são belos os pés do mensageiro que anuncia o Senhor Ele vive, Ele reina, Ele é Deus e Senhor Ele vive, Ele reina, Ele é Deus e Senhor O meu Senhor chegou com toda glória! Vivo Ele está, Ele está! Bem junto a nós seu Corpo Santo a nos tocar E vivo eu sei Ele está! Evangelho: Mc. 16, 14-20

13 Evangelho: Mc. 16, 14-20 14. Por fim apareceu aos Onze, quando estavam sentados à mesa, e censurou-lhes a incredulidade e dureza de coração, por não acreditarem nos que o tinham visto ressuscitado. 15. E disse-lhes: Ide por todo o mundo e pregai o Evangelho a toda criatura. 16. Quem crer e for batizado será salvo, mas quem não crer será condenado. 17. Estes milagres acompanharão os que crerem: expulsarão os demônios em meu nome, falarão novas línguas, 18. manusearão serpentes e, se beberem algum veneno mortal, não lhes fará mal; imporão as mãos aos enfermos e eles ficarão curados. 19. Depois que o Senhor Jesus lhes falou, foi levado ao céu e está sentado à direita de Deus. 20. Os discípulos partiram e pregaram por toda parte. O Senhor cooperava com eles e confirmava a sua palavra com os milagres que a acompanhavam.

14 “Cristo hoje, Cristo ontem, Cristo para sempre. Amém!”
Cont. ORAÇÀO INICIAL 7- COMENTÁRIO: A Igreja é a comunidade dos discípulos que, professando a fé na presença viva do Senhor da História, se descobre chamada à anunciar e testemunhar o reino de Deus neste mundo. Edificar a “comunidade de comunidades” é o grande desafio que se coloca no horizonte da Igreja do Brasil. Vamos refletir sobre a essa missão da Igreja. Após cada invocação entoemos o mantra: “Cristo hoje, Cristo ontem, Cristo para sempre. Amém!”

15 cont. ORAÇÀO INICIAL LADO 1- Cristo, o instaurador do Reino de Deus, o Reino do Pai: Reino da verdade e vida! Reino da Santidade e da Graça! Reino da Justiça, do amor e da paz! “Cristo hoje, Cristo ontem, Cristo para sempre. Amém!” LADO 2- Somos testemunhas do Ressuscitado. É para isso que Ele nos envia. A igreja existe para anunciar, por gestos e palavras, a pessoa e a mensagem de Jesus Cristo e deve estar em estado permanente de missão.

16 “Cristo hoje, Cristo ontem, Cristo para sempre. Amém!”
Cont. ORAÇÀO INICIAL LADO 1-É missão da Igreja alimentada pela Palavra de Deus e pela Eucaristia, à luz da evangélica opção preferencial pelos pobres, trabalhar para que todos tenham vida rumo ao Reino definitivo. “Cristo hoje, Cristo ontem, Cristo para sempre. Amém!” LADO 2- A Igreja é a casa da iniciação à vida cristã pela acolhida, o diálogo, a partilha, a familiaridade com a Palavra de Deus e a vida em comunidade.

17 Cont. ORAÇÀO INICIAL LADO 1- A Igreja como lugar de animação bíblica da vida e da pastoral é o lugar privilegiado de encontro com Jesus Cristo. “Cristo hoje, Cristo ontem, Cristo para sempre. Amém!” LADO 2- Que Jesus Cristo reine no coração dos homens, nas casas, nas comunidades e nas cidades. Que Jesus Cristo reine em nossa Assembleia com sua mensagem de amor, justiça e serviço.

18 Cont. ORAÇÀO INICIAL TODOS: Senhor, que nos destes em vosso Filho o exemplo de um homem novo, concedei-nos saber imitá-lo no dom de perdoar, de amar e servir aos irmãos até o fim, para participarmos com Ele eternamente no vosso Reino. Ele que vive e reina convosco para sempre. Amém.

19 Cont. ORAÇÀO INICIAL 8- COMENTÁRIO: Atendendo ao que propõe o Plano de Ação Evangelizadora da Diocese de Patos de Minas, e as DGAE, no que refere a Igreja comunidade de animação bíblica, a Paróquia de Santa Terezinha deseja a todos uma boa assembleia, bom encaminhamento dos trabalhos.

20 CANTO: “Evangelizar... evangelizar”
A partir de Jesus Cristo E na força do Espírito Santo Como Igreja discípula, missionária e profética Alimentada pela PALAVRA de Deus E pela EUCARISITA ENVANGELIZAR... EVANGELIZAR À luz da evangélica opção preferencial Pelos pobres// para que todos tenham vida Rumo ao reino definitivo//

21 Como são belos sobre os montes os pés do mensageiro que anuncia a paz, que traz a boa notícia, que anuncia a salvação, que diz a Sião: “Seu Deus Reina”. Is 52,7


Carregar ppt "PLANO PASTORAL DIOCESANO"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google