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ESTRUTURA DOS ITINERÁRIOS AVALIATIVOS DE MINAS GERAIS

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Apresentação em tema: "ESTRUTURA DOS ITINERÁRIOS AVALIATIVOS DE MINAS GERAIS"— Transcrição da apresentação:

1 ESTRUTURA DOS ITINERÁRIOS AVALIATIVOS DE MINAS GERAIS

2 Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais
Etapa 1. Preparação Etapa 2. Avaliação interna Etapa 3. Plano de Ação Etapa 4. Avaliação e monitoramento Itinerário 1 Eixo 3. Fortalecimento do trabalho coletivo Eixo 1. Direito à aprendizagem Eixo 2. Gestão democrática e participativa Eixo 4. Relação da escola com a comunidade Itinerário 12 Itinerário 15 Itinerário 13 Itinerário 16 Itinerário 2 Itinerário 6 Itinerário 8 Itinerário 9 Itinerário 14 Itinerário 3 Itinerário 7 Itinerário 4 Itinerário 5 Consolidação da Avaliação Interna Itinerário 10 Itinerário 11

3 Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais
Os itinerários avaliativos desenvolvidos pelo CAEd em parceria com a Secretaria de Estado de Educação de nMinas Gerais promovem a realização de análises de dados e debates para a construção coletiva de uma avaliação interna e a definição de um plano de ação e seu monitoramento as escolas de educação básica, que possam melhorar e consolidar o processo de aprendizagem de seus estudantes. Os itinerários estão agrupados em quatro etapas: preparação, avaliação interna, plano de ação e monitoramento e avaliação. A seguir, uma breve apresentação das etapas, eixos e itinerários desta caminhada. Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais

4 Etapa Preparação Esta etapa orienta os profissionais quanto aos pressupostos e as etapas de aplicação dos itinerários avaliativos. Itinerário Preparação e orientação para o uso dos itinerários Este primeiro itinerário tem o objetivo de preparar o diretor escolar e o especialista em educação básica para o processo de implementação dos Itinerários Avaliativos nas escolas. Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais

5 Etapa 2. Avaliação interna
Esta etapa apresenta uma série de itinerários separados em quatro eixos que permitem à escola conhecer os principais fatores que intervêm no processo de ensino e aprendizagem e definir prioridades a serem trabalhadas. Eixo Direito à aprendizagem Este eixo é estrutural e diz respeito à capacidade da rede e da escola de garantir a aprendizagem de todos os estudantes matriculados em cada etapa e segmento da educação básica. Trata da necessidade de se conhecer as crianças, adolescentes, jovens e adultos que estão na escola, e de avaliar e repensar constantemente o Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais

6 currículo desenvolvido em cada segmento e ano para cada estudante
currículo desenvolvido em cada segmento e ano para cada estudante. Diz respeito ao planejamento pedagógico e à realização de exames, trabalhos e atividades significativas reconhecendo o que os estudantes já sabem e o que eles poderão saber a partir do trabalho realizado. Ainda, engloba discussões acerca do que os professores e atores educativos necessitam para desenvolver seu trabalho bem como para garantir a autonomia para gerenciar os processos pedagógicos. Além disso, trata da apropriação dos resultados das avaliações externas como indicativos dos diferentes itinerários para a aprendizagem que podem ser percorridos pela escola. Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais

7 Este eixo abarcará a passagem por quatro diferentes itinerários, que, juntos, ajudam os gestores e professores a promoverem um amplo debate sobre o direito à aprendizagem em cada uma das escolas. Estes são: a articulação entre a avaliação externa e a interna; a análise do desempenho dos estudantes; a análise do rendimento e frequência dos estudantes; e a análise dos descritores e seus percentuais de acerto. Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais

8 Itinerário 3. Análise de desempenho dos estudantes
Itinerário 2. Sensibilização para a articulação entre a avaliação externa e a avaliação interna Este itinerário visa sensibilizar os profissionais da escola para uma reflexão sobre o papel da avaliação externa e como seus resultados devem compor o processo de avaliação interna da instituição. Itinerário 3. Análise de desempenho dos estudantes Este itinerário tem o objetivo de promover uma análise e discussão em torno dos resultados da avaliação externa a partir de diversos indicadores, em especial os padrões de desempenho dos estudantes e sua distribuição na escola (entre anos-séries, turnos e turmas). Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais

9 Itinerário 4. Análise de rendimento e frequência dos estudantes
Este itinerário serve de apoio aos profissionais para um trabalho de análise e debate dos indicadores de rendimento e dados de frequência dos estudantes. Itinerário 5. Análise dos percentuais de acerto por descritor O itinerário 5 tem o objetivo de promover a análise e reflexão coletiva acerca das competências e habilidades desenvolvidas pelos estudantes com base na Matriz de Referência das disciplinas avaliadas externamente. Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais

10 Eixo 2. Gestão democrática e participativa
Para o desenvolvimento integral da aprendizagem, faz-se necessário conhecer os sujeitos que estão na escola, seus tempos de vivência, os atores que desenvolvem as ações escolares, seu currículo e saberes, respeitando identidades e memórias dialogadas com o território educativo e a forma como se dá a participação de todos nas decisões e escolhas dos processos inerentes à vida da escola. A qualidade da oferta da educação depende da existência de espaços de diálogo e da promoção de condições para a participação da comunidade nas suas atividades. Para a garantia do direito à aprendizagem é preciso haver uma escola onde o princípio democrático dirija todas as relações. A escola deve apresentar processos de gestão efetivos e participativos, os gestores escolares devem tomar suas decisões orientados Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais

11 por critérios pedagógicos
por critérios pedagógicos. Suas práticas de gestão devem basear-se em princípios democráticos, de modo a promover o fortalecimento dos mecanismos de participação na tomada de decisão. Só haverá qualidade em ambiente democrático e só haverá ambiente democrático com educação de qualidade. Assim é que este eixo pretende estimular a discussão em torno da gestão escolar e da promoção de um ambiente de aprendizagem para todos os estudantes. Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais

12 Itinerário 6. Ambiente participativo
Este itinerário visa contribuir para uma discussão sobre a participação da comunidade escolar nas tomadas de decisão da gestão escolar. A intenção é promover um debate acerca da comunicação e participação de alunos, professores, colegiados e conselhos de classe na gestão escolar. Itinerário 7. Ambiente de aprendizagem: percepções sobre o impacto da violência nas expectativas de aprendizagem Este itinerário tem o objetivo de incorporar uma discussão sobre o impacto da violência no ambiente de aprendizagem, questão comumente relatada por profissionais da escola. Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais

13 Eixo 3. Fortalecimento do trabalho coletivo
O fortalecimento do trabalho colaborativo depende do conhecimento dos papeis e das responsabilidades de cada ator no espaço educativo, atribuindo significado ao trabalho de diretores, vices, especialistas, inspetores, analistas, ASB, ATB, Peub e todo o corpo docente da escola. A escola deve dispor de profissionais em quantidade suficiente à realização das atividades previstas para a jornada, com a formação adequada, acesso aos desenvolvimentos educacionais de sua especialidade, estabilidade e tempo para planejar as atividades escolares e refletir sobre as necessidades dos estudantes. Estes profissionais devem encontrar condições adequadas para o exercício de suas funções bem como para seu desenvolvimento profissional, possibilitando o compromisso de todos e cada um na construção do trabalho coletivo. Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais

14 Itinerário 8. Engajamento e participação dos professores
Neste eixo, sugerimos um debate acerca das questões que influenciam, direta e indiretamente, a realização do trabalho coletivo nas escolas. Estão presentes temas como a formação docente, o absenteísmo do professor, a frequência e pauta de encontros pedagógicos promovidos pela escola, o planejamento de aulas e atividades, entre outros. Itinerário 8. Engajamento e participação dos professores Este itinerário tem por objetivo promover uma discussão em torno do engajamento e participação dos professores e seu comprometimento com o trabalho coletivo dentro da escola e seu impacto para o desenvolvimento da aprendizagem. Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais

15 Eixo 4. Relação da escola com a comunidade
Entender a escola como promotora de mobilização comunitária, isto é, como agente de articulação, de participação, possibilitando o espaço compartilhado de vivência e de convivência, garantindo o entrelaçamento da escola com a comunidade, consolidando o direito à aprendizagem com a construção de um projeto comum de escola integral e integrada e de espaço democrático de seus atores. Esta dimensão lida com as condições para que a instituição escolar estabeleça relações com a comunidade de vizinhança e, por meio das novas tecnologias de informação e comunicação, com outras comunidades, espacialmente distantes, mas capazes de Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais

16 compartilhar interesses e estabelecer intercâmbio com seus estudantes e profissionais. Isto só é possível por meio do fortalecimento do diálogo interno, com as famílias e com o órgão gestor, além do suporte às organizações culturais e associativas e da ampliação do conjunto de instituições com as quais se mantém formas de cooperação e intercâmbio. Trata-se de uma dimensão determinada pela extensão das redes internas que a escola estabelece, além daquelas construídas com as famílias, instituições e grupos, por meio da realização de atividades conjuntas e intercâmbio de experiências. Itinerário 9. Relações interinstitucionais: família, comunidade e sociedade Este itinerário visa contribuir para uma reflexão sobre a relação da escola com a família, responsáveis pedagógicos, instituições da comunidade e da sociedade e seu impacto na aprendizagem dos estudantes. Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais

17 Consolidação da Avaliação Interna
Itinerário 10. Síntese da Avaliação Interna e recomendações Este itinerário visa promover uma síntese do resultado das discussões anteriores, etapa final do processo de Avaliação Interna da escola. Com base na sistematização das questões analisadas e debatidas, formulam-se recomendações para o Plano de Ação. Itinerário Consolidação da Avaliação Interna e definição de prioridades Último itinerário da etapa de Avaliação Interna, este tem por objetivo consolidar e validar as conclusões e recomendações junto aos professores e à comunidade escolar. Além disso, é o momento de definição de prioridades a serem trabalhadas no Plano de Ação. Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais

18 Etapa 3. Plano de Ação Com base na consolidação da Avaliação Interna, esta etapa permite a definição de uma agenda de ações a serem implementadas para a melhoria da aprendizagem na escola. Itinerário 12. Definição do Plano de Ação Este itinerário apresenta uma metodologia para a definição do Plano de Ação da escola. Define os profissionais envolvidos e as linhas gerais das ações a serem implementadas, a partir de definições do “o que será feito?”, “por que será feito?”, e “como será feito?”. Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais

19 Itinerário 13. Validação do Plano de Ação
Este itinerário dá sequência à construção do Plano de Ação, com o detalhamento das ações, respondendo às perguntas: “Quando será feito?”, e “Quem irá fazer?”. Itinerário 14. Consolidação do Plano de Ação Este último itinerário da etapa de Plano de Ação tem o objetivo de consolidar as ações propostas e possibilitar que todos os envolvidos tenham conhecimento das atividades e tarefas que compõem cada uma das ações desenhadas. Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais

20 Etapa 4. Avaliação e monitoramento
Esta etapa apresenta itinerários para o monitoramento da execução do plano de ação, a avaliação de seus resultados e, caso necessário, possíveis ajustes e correções de rumos. Itinerário 15. Monitoramento e avaliação do Plano de Ação Após a aprovação dos projetos e do plano de ação, este itinerário visa colaborar para a definição de como ocorrerá o monitoramento de sua execução, indicando formas de acompanhamento das tarefas previstas, assim como a sua efetividade, ou seja, se seus resultados estão alcançando os objetivos desejados. Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais

21 Itinerário 16. Ajustes e correção de rumos
O objetivo deste último itinerário é o de detalhar os procedimentos para promover ajustes e correções de rumos no Plano de Ação. Para que não surjam surpresas no decorrer da execução das ações do plano, é necessário saber usar as informações decorrentes do monitoramento e da avaliação para alcançar as finalidades planejadas. Estrutura dos Itinerários Avaliativos de Minas Gerais

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