A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Uso contínuo de ACO para recorrência de dismenorréia causada por endometiose que não responde ao uso cíclico de pílula (continuous use of oral contraceptive.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Uso contínuo de ACO para recorrência de dismenorréia causada por endometiose que não responde ao uso cíclico de pílula (continuous use of oral contraceptive."— Transcrição da apresentação:

1 Uso contínuo de ACO para recorrência de dismenorréia causada por endometiose que não responde ao uso cíclico de pílula (continuous use of oral contraceptive for endometriosis-associated recurrent dysmenorrhea that does not respond to a cyclic pill regimen) Vercellini P, Frontino G, De Giorgii O, Pietropaolo G, Pasin R, Crosignani PG Objetivo: Avaliar a redução, a longo prazo, de dor com o uso de contraceptivos orais combinados (ACO) em mulheres com dismenorreia associada a endometriose que não obtiveram melhora com uso cíclico. Desenho: Ensaio clínico prospectivo, terapêutico e auto controlado. Local: Centro de referência terciário especializado em endometriose. Pacientes: 50 mulheres que foram submetidas a cirurgia no ano anterior e tiveram recorrência da dismenorreia mesmo em uso de ACO cíclico. Intervenção: Uso contínuo de ACO contendo etinilestradiol (0,02mg) e desogestrel (0,15mg) por 2 anos. Medidas: Variação da dismenorréia aferida pela escala analógica visual (VAS) e escala verbal (VRS) durante o uso cíclico e contínuo da medicação e grau de satisfação com uso de ACO contínuo. Resultados: Durante o período do estudo, amenorréia, spotting e escape menstrual foram reportados por 19 (38%), 18 (36%) e 13 (26%) das mulheres. O número médio +/- DP de episódios de 7 ou mais dias de sangramento com conseqüentes 7 dias de pausa no ACO foi de 5,5 +/_ 2,1. A média observada no início do estudo para a VAS e VRS foi de 75 +/- 13 e 2,4 +/- 0.5 respectivamente e ao término foi de 31 +/-17 e 0,7 +/- 0,6. Efeitos colaterais moderados ou severos foram reportados por 7/50 (14%) das mulheres. Ao final da avaliação 13 (26%) das mulheres estavam muito satisfeitas, 27 (54%) estavam satisfeitas, 1 (2%) estava incerta, 8 (16%) estavam insatisfeitas e 1 (2%) muito insatisfeitas. Conclusão: O uso contínuo a longo prazo de ACO pode ser proposta para mulheres portadoras de endometriose e apresentando sintomas relacionados a dor durante fluxo menstrual

2 Resumo A escolha do uso de ACO contínuo é feito baseada na interpretação de que a endometriose é uma doença hormonalmente estimulada e não em estudos clínicos. Já foi demonstrado em estudo que até um terço das pacientes teve retorno da dismenorreia com o uso cíclico. (vercellini et al, 1997) Os autores mostraram que, mesmo após tratamento cirúrgico, pode haver retorno da dismenorreia de forma moderada a grave ainda que a paciente faça uso de ACO cíclico Houve redução significativa da dor com a troca do uso cíclico usual para o esquema contínuo. Foi observada redução importante já com 6 meses de uso Houve grande satisfação das pacientes com o tratamento. Ocorreu em quase 50% das pacientes alguma forma de escape de sangue, evento comum com o uso contínuo. A média de eventos co duração superior a 7 dias foi de 5.5 eventos. Com a boa seleção das pacientes, respeitando as contra-indicações para o uso de estrógenos, efeitos colaterais graves com a medicação são raros

3 Resultados


Carregar ppt "Uso contínuo de ACO para recorrência de dismenorréia causada por endometiose que não responde ao uso cíclico de pílula (continuous use of oral contraceptive."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google