A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MEMORIAL DA PEDIATRIA BRASILEIRA

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MEMORIAL DA PEDIATRIA BRASILEIRA"— Transcrição da apresentação:

1 MEMORIAL DA PEDIATRIA BRASILEIRA
Sociedade Brasileira de Pediatria

2 O Memorial da Pediatria Brasileira é composto pelo Museu da Pediatria Brasileira, Biblioteca, Centro de Documentação e Pesquisa, sendo uma iniciativa idealizada e organizada pela Sociedade Brasileira de Pediatria e tendo como mantenedora a Fundação Sociedade Brasileira de Pediatria.

3 Organizada em ambientes interativos e contando com o apoio de recursos áudio visuais, a exposição registra a ação dos departamentos de Estado e as leis que se ocuparam das questões da infância no Brasil. Também destaca as modernas técnicas de prevenção e trato do bebê, os serviços de atendimento de crianças portadoras de deficiência que demandam cuidados especiais e os aspectos mais expressivos das ações da pediatria contemporânea.

4 Na varanda, a “Linha do Tempo”, mostra as datas marcantes da história da medicina e da pediatria no Brasil e no mundo.

5 Nas Salas, há painéis, esculturas – de Hipócrates, o “pai da medicina”, de Louis Pasteur, por exemplo -, instalações, vídeos, sonorização, para uma “viagem” pela história da pediatria. Está representada a chegada de D. João VI no Brasil – pois, as primeiras instituições de ensino médico só chegaram ao País com a vinda da Família Real portuguesa, em Até então o tratamento das doenças era feito predominantemente por curandeiros indígenas e africanos.

6 Há referências aos primeiros serviços de pediatria, às Santas Casa, às clínicas pioneiras (em 1881), Carlos Moncorvo de Figueiredo instalou em sua própria residência, no Rio de Janeiro, a primeira Policlínica Infantil do Brasil, onde, em 1881 passou a funcionar o primeiro curso de Pediatria), às primeiras faculdades (a faculdade de Medicina da Bahia, em Salvador, e a Faculdade de Medicina do Rio de Janeiro), às mulheres na medicina.

7 A mostra passa também pelo Painel dos Expostos – Até o século XVIII não havia atenção especial à criança. O primeiro cuidado foi assistencial, quando apareceu, em 1738 a Roda dos Expostos, na Casa de Misericórdia do Rio de Janeiro. A roda era um armário com gavetas, onde as mães deixavam seus, bebês, dos quais não podiam ou queriam cuidar. A porcentagem de crianças que sobrevivia era muito pequena. Há também curiosidades com a cadeira de operar amigdalas, e aparelhos antigos, balanças de pesar bebês, berço, “banheirinha”, o pulmão de aço, entre outros.

8 A Exposição também se refere às novas tecnologias, às inovações da neonatologia, à genética. Também não ficam de fora as crianças deficientes, as APAES, o teste do pezinho, as crianças indígenas e as campanhas do soro caseiro, imunização, amamentação – com a referência às “madrinhas da SBP” e prevenção de acidentes e violência.

9

10

11 MEMORIAL DA PEDIATRIA BRASILEIRA
Rua Cosme Velho, 381 – Cosme velho Cep.: – Rio de Janeiro - RJ Tel.: / Fax: Horário de Funcionamento: 08:00 às 17:00 Horário para Visita Museu: 09:00 às 16:00


Carregar ppt "MEMORIAL DA PEDIATRIA BRASILEIRA"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google