A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

M I C R O G A N S.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "M I C R O G A N S."— Transcrição da apresentação:

1 M I C R O G A N S

2 O que são microorganismos ?
Os microorganismos são uma forma de vida que não pode ser visualizada sem auxílio de um microscópio. Estes seres diminutos podem ser encontrados no ar, no solo, e, inclusive, no homem.

3 Contato com os seres humanos
Com relação ao seu contato com o homem, este pode ocorrer de forma positiva e indispensável à vida (bactérias nitrificantes) ou bastante negativa, neste caso, os efeitos prejudiciais à saúde, e, até mesmo à vida do homem, se dá pelo contato com microorganismos patogênicos (causadores de doenças).

4 Bactérias

5 A maioria das bactérias não causa doenças nos seres humanos
A maioria das bactérias não causa doenças nos seres humanos. Somente um pequeno grupo de bactérias é responsável por doenças, como a hanseníase (outrora chamada de lepra), a pneumonia, o tifo, a peste bubônica, alguns tipos de tuberculose, alguns tipos de diarréia, o cólera etc. No entanto, este pequeno grupo é composto por centenas de espécies e outras dezenas de variedades dentro de cada espécie. Então pode se ter uma idéia da variedade e quantidade de espécies destes seres existentes sobre a Terra.

6 As bactérias só podem ser vistas com o auxílio de um microscópio, que é capaz de aumentar as imagens centenas ou milhares de vezes. No entanto, sem o microscópio é possível ver as colônias, estruturas formadas por milhares delas. Benefícios: Algumas bactérias podem também fazer fotossíntese, respirar oxigênio ou mesmo sobreviver sem ele! Muitas vivem em grandes profundidades (mais de 2000 metros!) e respiram um gás (sulfeto de hidrogênio - H2S) que é mortal para os seres humanos!

7

8 Fungos

9 Os fungos, também chamados de bolores, mofos ou cogumelos, estão interferindo constantemente nas nossas atividades diárias. Eles são tão importantes que hoje constituem um reino à parte, lado a lado com os reinos vegetal e animal. Fica difícil definir os fungos tal é a sua diversidade. No entanto, eles possuem algumas características em comum que os distinguem dos outros seres vivos

10 BENEFÍCIOS: Os fungos vivem em diversos ambientes de origem animal e vegetal, excretando enzimas digestivas poderosas e absorvendo matéria orgânica morta, desempenhando assim papel fundamental no ciclo da vida. Podem crescer pela formação de filamentos chamados hifas, denominados fungos filamentosos, ou ainda por lêvedos no caso das leveduras, que são fungos unicelulares. Ah! A importância desses seres vivos pertencentes ao Reino Fungi não para por aqui. Destacam-se também pelo grande impacto que causam na economia de todo o mundo, a partir de suas associações com a agricultura, indústria e medicina.

11 Benefícios: Diversas espécies de fungos são capazes de produzir substâncias úteis: os antibióticos por exemplo, a penicilina, que salvou muitas vidas, elaborados a partir do fungo , o ácido cítrico empregado na fabricação de geleias, agentes de fermentação como a levedura são amplamente usados na fabricação de pães, queijos, vinhos e cervejas.

12 TIPOS DE FUNGOS Outro tipo importante de fungo é o mofo, que surge através dos espórios, células quase microscópicas que encontramos flutuando no ar. Os espórios preferem locais escuros e úmidos para realizar a reprodução. Em função desta característica, nota-se uma maior quantidade de mofo em ambientes úmidos, como paredes, gavetas, armários, etc. Estas mesmas células minúsculas também se agrupam em pães, frutas e vegetais, pois buscam alimentos em ambientes propícios para o seu desenvolvimento. 

13 FUNGO NO PÃO FUNGO NA PLANTA FUNGO NAS FRUTAS FUNGO NO QUEIJO

14 Diversos tipos agem em seres humanos E ANIMAIS causando várias doenças como, por exemplo, micoses.

15 Alguns micro fungos são capazes de produzir substâncias tóxicas elaboradas, as mico toxinas, que podem causar intoxicações severas com efeitos cancerígenos ao homem e animais quando na ingestão de alimentos e rações contaminados. O caso mais conhecido é o do amendoim contaminado por Aspergillus flavus, produtor de afla toxinas que podem afetar o fígado. Hoje, é reconhecida a importância de se limpar adequadamente os filtros de ar condicionados de residências, hospitais, shoppings entre outros, devido ao acúmulo de esporos de fungos que habitam o ar e provocam as alergias ou até fungemias (presença de fungos na corrente sanguínea) em pacientes internados.

16 VÍRUS

17 A palavra vírus tem sua origem no latim e significa toxina ou veneno
A palavra vírus tem sua origem no latim e significa toxina ou veneno. O vírus é um organismo biológico com grande capacidade de automultiplicação, utilizando para isso sua estrutura celular. É um agente capaz de causar doenças em animais e vegetais. 

18 SARAMPO CATAPORA GRIPE
Exemplos de doenças humanas provocadas por vírus: hepatite, sarampo, caxumba, gripe, dengue, poliomielite, febre amarela, varíola, AIDS e catapora. SARAMPO CATAPORA GRIPE Os antibióticos não servem para combater os vírus. Alguns tipos de remédios servem apenas para tratar os sintomas das infecções virais. As vacinas são utilizadas como método de prevenção, pois estimulam o sistema imunológico das pessoas a produzirem anticorpos contra determinados tipos de vírus.

19 Atividades

20 Fungos Bactérias Vírus Ligue corretamente:
responsável por doenças, como a hanseníase (outrora chamada de lepra), a pneumonia, o tifo, a peste bubônica, alguns tipos de tuberculose, Fungos tem sua origem no latim e significa toxina ou veneno. È um organismo biológico com grande capacidade de automultiplicação, utilizando para isso sua estrutura celular. É um agente capaz de causar doenças em animais e vegetais.  Bactérias Vírus também chamados de bolores, mofos ou cogumelos, estão interferindo constantemente nas nossas atividades diárias.

21 Todas as bactérias fazem mal à nossa saúde? Justifique
Cite 3 tipos doenças humanas provocadas por vírus:

22 Explique com suas palavras o que você entendeu sobre os fungos.
Quais os lugares que o mofo pode aparecer? O que são microorganismo?


Carregar ppt "M I C R O G A N S."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google