TABELAS ESTATÍSTICAS NO EXCEL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "TABELAS ESTATÍSTICAS NO EXCEL"— Transcrição da apresentação:

1 TABELAS ESTATÍSTICAS NO EXCEL
Profª Juliana Schivani

2 ROL Cada coluna é uma pergunta e cada linha, o conjunto de respostas de um entrevistado.

3 ROL Selecione todo o cabeçalho e clique em Dados e Filtro para inserir setas de opções em cada coluna.

4 Também auxilia na verificação das variáveis para construir tabelas.
ROL A seta permite classificar as respostas e agrupar respostas específicas de uma mesma pergunta, sem alterar a sequência de respostas de cada entrevistado. Também auxilia na verificação das variáveis para construir tabelas.

5 TABELA SIMPLES Para contar o total de vezes em que aparece cada variável no ROL, isto é, determinar a frequência absoluta, basta usar a fórmula CONT.SE

6 TABELA SIMPLES Digite =CONT.SE(célula em que inicia o ROL : célula que finaliza o ROL ; célula da tabela que determina a variável a ser contada) e pressione Enter.

7 Digitar $ entre a letra e o número fixa a célula.
TABELA SIMPLES O intervalo do ROL deve ser fixado para não mudar, ao repetir a fórmula nas outras linhas. Digitar $ entre a letra e o número fixa a célula.

8 TABELA SIMPLES Clique no quadradinho preto inferior direito na primeira frequência absoluta e arraste até a última frequência. Isso fará que apareçam as demais 𝑓𝑎.

9 TABELA SIMPLES Para somar as 𝑓𝑎 use a fórmula = soma(intervalo a ser somado) e pressione Enter.

10 TABELA SIMPLES Para calcular a frequência relativa, na próxima coluna da tabela, digite =100/célula onde se encontra o total fixada * (vezes) a fa correspondente.

11 TABELA SIMPLES Clique no quadradinho preto inferior direito na primeira frequência relativa e arraste até a última frequência. Isso fará que apareçam as demais 𝑓𝑟.

12 TABELA SIMPLES Selecione todos os 𝑓𝑟 e reduza as casas decimais, se necessário, através do botão indicado abaixo:

13 TABELA SIMPLES Para inserir a seta para baixo e para cima das frequências acumuladas, basta clicar na célula e ir na opção Inserir e depois clicar em Símbolo. Escolha a seta desejada e confirme a escolha em Inserir.

14 TABELA SIMPLES A primeira frequência acumulada abaixo de é igual a primeira frequência absoluta, então, é só digitar = e clicar na primeira fa. Depois, pressione Enter.

15 TABELA SIMPLES Na segunda F↓ digite = célula da F↓ anterior + célula da fa atual e pressione Enter.

16 TABELA SIMPLES Na segunda F↓ clique e arraste para baixo o quadradinho inferior direito para calcular as demais frequências acumuladas abaixo de.

17 TABELA SIMPLES Repita o processo com a frequência acumulada abaixo de percentual, usando, agora, a frequência relativa.

18 Na frequência acumulada acima de, comece de baixo para cima.
TABELA SIMPLES Na frequência acumulada acima de, comece de baixo para cima. Na penúltima linha da tabela, repita o último fa digitando =célula do último fa.

19 No penúltimo F↑ digite = F↑ anterior + fa atual e pressione Enter.
TABELA SIMPLES No penúltimo F↑ digite = F↑ anterior + fa atual e pressione Enter.

20 TABELA SIMPLES Clique e arraste para cima, até o primeiro F↑, o quadradinho inferior direito na célula do penúltimo F ↑.

21 Repita todo o procedimento para encontrar F ↑%.
TABELA SIMPLES Repita todo o procedimento para encontrar F ↑%.

22 TABELA SIMPLES Insira as bordas em todas as células da tabela.
Apague as bordas nas laterais direita e esquerda. Insira título e fonte.

23 TABELA SIMPLES

24 TABELA SIMPLES Se for necessário acrescentar respostas de outros entrevistados, insira linhas no meio do ROL. Dessa forma, o intervalo será modificado automaticamente na tabela, bem como os demais dados, sem necessidade de alterar as fórmulas inseridas.

25 TABELAS EM CLASSES Tabelas em classes são indicadas quando as variáveis são muito distintas. Para criá-la é preciso, primeiramente, saber o valor do intervalo. Este valor é calculando subtraindo o maior valor pelo menor do ROL e dividindo o resultado pela raiz quadrada do total de entrevistados.

26 TABELA EM CLASSES A variável, agora, irá ocupar três colunas. Então, selecione as três primeiras colunas da primeira linha e clique em Mesclar para o rótulo da variável ser inserido em todas as três colunas.

27 TABELA EM CLASSES Digite a variável de menor valor do ROL na primeira célula da primeira linha de variáveis.

28 TABELA EM CLASSES Na próxima coluna ficará o símbolo de intervalo |- que quer dizer fechado à esquerda (o número pertence ao intervalo) e aberto à direita (o número não pertence ao intervalo).

29 TABELA EM CLASSES Na terceira coluna digite = célula da primeira variável + valor arredondado do intervalo calculado ( 95− ).

30 TABELA EM CLASSES Na primeira coluna da próxima linha deve ficar o último valor do intervalo anterior (exatamente o número que não pertence ao intervalo anterior por ser aberto à direita).

31 Arraste até completar o intervalo do ROL.
TABELA EM CLASSES Clique e arraste o quadradinho inferior direito da célula do último intervalo da primeira linha. Depois faça o mesmo com a célula do primeiro intervalo da segunda linha. Arraste até completar o intervalo do ROL.

32 TABELA EM CLASSES Para calcular a frequência absoluta de um intervalo use a fórmula =CONT.SES

33 TABELA EM CLASSES Digite no primeiro fa =CONT.SES(intervalo do ROL fixado; “>=“&célula da primeira variável do intervalo; intervalo do ROL fixado; “<“&célula da última variável do intervalo) e pressione Enter.

34 Some todos os fa através do =soma.
TABELA EM CLASSES Para calcular os demais fa é só clicar e arrastar o quadradinho inferior direito para baixo. Some todos os fa através do =soma. As demais colunas seguem pelo mesmo processo realizado na tabela simples.

35 TABELA EM CLASSES

36 TABELA EM CLASSES Nas tabelas em classes é possível, ainda, acrescentar o ponto médio, que é a média aritmética entre os dois valores do intervalo de cada item. Para isso, basta digitar no primeiro ponto médio, =(célula da primeira variável do intervalo + célula da segunda variável do intervalo)/2

37 TABELA EM CLASSES Clica e arrasta para baixo o quadradinho inferior direito para inserir os demais pontos médios.

38 TABELAS ESTATÍSTICAS NO EXCEL
Profª Juliana Schivani


Carregar ppt "TABELAS ESTATÍSTICAS NO EXCEL"
Anúncios Google