A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Alguns dos cinco sentidos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Alguns dos cinco sentidos."— Transcrição da apresentação:

1 Alguns dos cinco sentidos.
Aluna:Fabíola Rodrigues Pedrosa.

2 O Tato. É pelo toque que temos as sensações de frio, quente, seco, molhado, percebemos as texturas, formas, volumes e até testamos o coração. O toque nos faz sentir o tato, um dos cinco sentidos humanos, que tem a pele, o maior órgão do corpo, como responsável. O tato tem um caráter de proximidade, por isso desperta tanto sensações físicas como emocionais.

3 O Paladar... O paladar é um dos cinco sentidos dos animais. É uma capacidade que nos permite reconhecer os gostos de substâncias colocadas sobre a língua. Na língua, existem as papilas gustativas que reconhecem substâncias do gosto e enviam a informação ao cérebro . Mas o tecto da boca (o palato) também é sensível aos gostos. Existem 5 gostos básicos: o amargo, o ácido, o salgado o doce e o umami.

4 A Língua. A língua também possui terminações nervosas livres que, quando em contato com substâncias como a capsaicina, percebem os compostos químicos . Ao conjunto das sensações de gosto e aroma dá-se o nome de sabor. É que, quando estamos resfriados, a comida nos parece sem sabor, embora o seu paladar continue presente.

5 O Olfato. Um dos cinco sentidos que tem o poder de captar aromas com o sistema olfativo.  O epitélio olfativo dos seres humanos contém 20 milhões de células sensoriais com seis pêlos sensoriais cada uma. Os receptores olfativos são neurônios naturais, que com seus receptores próprios chega até o sistema nervoso central. Na cavidade nasal estão os órgãos do sentido do olfato, e ela é revestida por um epitélio secretor de muco. O ar quando passa pela cavidade nasal, ele se purifica, umedece e esquenta. O que chamamos de mucosa olfativa é a mucosa que cobre a parte superior das fossas nasais. A mucosa vermelha tem muitos vasos sanguíneos, e suas glândulas que secretam o muco e que deixando a região úmida. 

6 Bibliografia http://pt.wikipedia.org/wiki/Paladar


Carregar ppt "Alguns dos cinco sentidos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google