A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Fluxograma.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Fluxograma."— Transcrição da apresentação:

1 Fluxograma

2 Todo e qualquer processo, tanto administrativo quanto operacional, tem um fluxo das operações.

3 Esse fluxo envolve: Operações; Áreas da organização envolvidas; Recursos; Custos relativos a esses recursos; Volume de trabalho, os tempos de execução; Documentação que tramita pelo mesmo e a tecnologia de informação utilizada.

4 Os fluxogramas mostram como as coisas são feitas, e não como o chefe diz aos funcionários que a façam; não a maneira segundo o qual o chefe pensa que são feitas, mas a forma pela qual o manual de normas e procedimentos manda que sejam feitas. Eles são, portanto, uma fotografia real de uma situação estudada.” OLIVEIRA (2001). Prof. Fernando Lócio

5 CONCEITO Técnica de representação gráfica que se utiliza símbolos previamente convencionados, permitindo a descrição clara e precisa do fluxo, ou seqüência, de um processo, bem como sua análise e redesenho.

6 CARACTERÍSTICAS Padronizar a representação dos métodos e os
procedimentos administrativos; Maior rapidez na descrição dos métodos administrativos; Facilitar a leitura e o entendimento; Facilitar a localização e a identificação dos aspectos mais importantes; Maior flexibilidade; e Melhor grau de análise.

7 TIPOS DE FLUXOGRAMA Fluxograma vertical; Parcial ou descritivo;
Fluxograma global ou de coluna.

8 Fluxograma vertical É destinado à representação de rotina simples.
Vantagens: Consiste em poder ser impresso como formulário padronizado; Rapidez de preenchimento, pois os símbolos já se acham impressos; Maior clareza de apresentação; e Grande facilidade de leitura por parte dos usuários.

9 O fluxograma vertical, como o próprio nome indica, é formado de colunas verticais.
Alguns fluxogramas verticais possuem mais uma coluna, para que sejam anotadas as clássicas perguntas: por quê? onde? quando? quem? o quê? como?

10 Exemplo:

11

12 Fluxograma Parcial ou Descritivo
- Aspectos básicos: Descreve o curso de ação e os trâmites dos documentos; Mais utilizado para levantamentos; é de elaboração um pouco mais difícil do que o fluxograma vertical; e. É o mais utilizado para rotinas que envolvem poucas unidades organizacionais

13 Símbolos

14 Fluxograma Global ou de Coluna
É o tipo mais usado pelas empresas, é utilizado tanto no levantamento quanto na descrição de novas rotinas e procedimentos, tem mais versatilidade, tem maior diversidade de símbolos.

15 EXEMPLO DE FLUXOGRAMA :FABRICAÇÃO DO MACARRÃO ESTANTÂNEO (LÁMEN).

16 EXEMPLO DE FLUXOGRAMA :USADO EM MUITAS REUNIÃO

17

18 VANTAGENS Aumenta a competência e influência de quem os elabora;
Seu desempenho afeta a maneira como outros usam determinada saída; Desenvolve o espírito da equipe; Cria motivação pelas fontes de informações e apoio disponíveis; Floresce a responsabilidade individual; Facilita o estabelecimento de objetivos.

19 DESVANTAGENS Depuração e testes não são fáceis, em geral;
Dificuldade na decisão do nível de detalhes a serem colocados nos fluxograma;

20 Os fluxogramas são capazes de evitar:
* Dupla interpretação, pelo padrão dos símbolos; * Falhas de funcionamento e gargalos ; * Duplicidade de procedimentos ; * Complexidades desnecessárias .

21 POR QUE FLUXOGRAMAS?

22 CONCLUSÃO Os fluxogramas possibilitam às pessoas identificarem falhas inerentes dos procedimentos.


Carregar ppt "Fluxograma."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google