A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Referencias de Qualidade adotados na Adaptação de um Curso a Distância

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Referencias de Qualidade adotados na Adaptação de um Curso a Distância"— Transcrição da apresentação:

1 Referencias de Qualidade adotados na Adaptação de um Curso a Distância
Ludmyla Rodrigues Gomes Maria Fernanda Borges F. da Silva Escola Nacional de Administração Pública

2 ENAP Criada em 1986 Vinculada ao Ministério do Planejamento, Orçamento e Gestão Missão: Desenvolver competências de servidores públicos para aumentar a capacidade de governo na gestão das políticas públicas.

3 ENAP Cursos Oferecidos 1. Formação de Carreiras:
Especialista em Políticas Públicas e Gestão Governamental. Analista de Planejamento e Orçamento. 2. Especializações. 3. Educação Continuada: Presencial. a Distância.

4 Histórico da EAD na ENAP
1986/88 - mídia impressa. 1998/99 - mídia impressa. 2001/02 – internet. Jul/04 - criação da Coordenação Geral de Educação a Distância. Out/04 - início das atividades da Escola Virtual ENAP.

5 Cenário Atual Objetivos da EAD na ENAP:
Democratização do acesso ao conhecimento. Autodesenvolvimento. Desenvolvimento de competências institucionais. Flexibilidade. Aprendizagem em Rede. Redução de custo.

6 Capacitações Oferecidas
Mídia: web. Cursos: 23 em oferta regular. Metodologia Conteúdo em salas de aula virtual. Acompanhamento de tutores. Exercícios práticos (correção pela tutoria). Exercícios de fixação (correção automática). Correio eletrônico. Chats e Fóruns. FAQ.

7 Parcerias Estratégicas
Nacionais e Internacionais. Destaca-se a parceria internacional com a Canada School of Public Service (CSPS) . Resultados da Cooperação Internacional com o Canadá: Oficinas. Visitas técnicas. Publicação Caderno ENAP “Aprendizagem ao alcance de todos: a experiência do governo canadense em educação por meio eletrônico”. Adaptação e oferta do curso “Passage to e-learning”, desenvolvido pela CSPS e cedido à ENAP. Na versão brasileira: “Rumo à Aprendizagem Virtual”.

8 Processo de Adaptação do Curso Rumo a Aprendizagem Virtual
Duração: 8 meses. Tradução. Análise Documental. Ajustes a realidade brasileira (conteúdo). Identificação dos objetivos instrucionais. Construção da hierarquia de aprendizagem.

9 Processo de Adaptação do Curso Rumo a Aprendizagem Virtual
Proposto novo layout. Antes: A animação ocupava um local de pouco destaque, não tinha som e concorria com o texto. Agora: A animação aparece sozinha em uma tela e com opção para pular animação.

10 Processo de Adaptação do Curso Rumo a Aprendizagem Virtual
Antes: - O conteúdo apresentado em página grande e com muita rolagem. - O Menu é lateral e concorre com o conteúdo do curso. Agora: - O conteúdo foi distribuído nas telas de forma que não exista barra de rolagem. - O link do menu fica posicionado a esquerda da tela e quando acionado o seu conteúdo cobre toda a tela.

11 Processo de Adaptação do Curso Rumo a Aprendizagem Virtual
Transposição do conteúdo já adaptado para o formato adotado na Escola Virtual ENAP. Elaboração do sumário, com a organização da árvore de navegação do curso. Avaliação do curso: itens relacionados à organização do curso, ao conteúdo, à interface gráfica, aos resultados do curso e à aplicabilidade do conteúdo do curso.

12 Processo de Adaptação do Curso Rumo a Aprendizagem Virtual
Para finalizar o processo: Análise das telas para correção de conteúdo, forma e programação do curso. Elaboração das diretrizes para a atuação dos coordenadores de curso (POP – Procedimento Operacional Padrão). Elaboração das cartas, informativas e de incentivo, a serem enviadas aos participantes ao longo do curso.

13 Referenciais de Qualidade
Referenciais de qualidade balizados por uma definições do Ministério da Educação e Cultura apresentada em seu portal na internet. Segundo o MEC, dez pontos devem ser observados: Compromisso dos gestores. Desenho do projeto: deve estar alinhado as diretrizes da instituição. Equipe profissional multidisciplinar. Comunicação/interação entre os agentes: suporte pedagógico e tecnológico.

14 Referenciais de Qualidade
Recursos educacionais: definição de mídias. Infra-estrutura de apoio: biblioteca virtual e canais de comunicação. Avaliação contínua e abrangente. Convênios e parcerias. Transparência das informações: importância de comunicar previamente sobre o programa, o cronograma, o número de horas diárias necessárias para concluir o curso no prazo determinado, a quantidade e a natureza das atividades que terá que realizar ao longo do processo de aprendizagem. Sustentabilidade financeira: planejamento.

15 Considerações Finais Educação a distância: estratégia importante para o desenvolvimento profissional que possibilita respostas rápidas e de alta qualidade a grandes contingentes de servidores de organizações públicas, com igualdade de oportunidades e maximização dos recursos públicos utilizados. Requisitos para a expansão da educação a distância: Investimento em recursos materiais e tecnológicos. Predisposição das organizações (dirigentes e servidores) para utilizar uma modalidade de ensino menos tradicional. Adoção de referencias de qualidade e construção de sistemas de avaliação para garantir a manutenção e a qualidade dos programas oferecidos aos servidores públicos.


Carregar ppt "Referencias de Qualidade adotados na Adaptação de um Curso a Distância"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google