A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Funcionalidades e Protocolos da Camada de Aplicação

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Funcionalidades e Protocolos da Camada de Aplicação"— Transcrição da apresentação:

1 Funcionalidades e Protocolos da Camada de Aplicação
Academia Cisco Local Fundação Bradesco Natal Funcionalidades e Protocolos da Camada de Aplicação Fundamentos de Redes – Capítulo 3 Jackson Costa

2 Objetivos Descrever como as funções das três camadas superiores do modelo OSI fornecem serviços de rede a aplicações de usuário final. Descrever como os protocolos de Camada de Aplicação TCP/IP fornecem os serviços especificados pelas camadas superiores do modelo OSI. Definir como as pessoas utilizam a Camada de Aplicação para se comunicarem pela rede de informações. Descrever a função das aplicações TCP/IP mais conhecidas, como a World Wide Web e , e seus serviços (HTTP, DNS, SMB, DHCP, SMTP/POP e Telnet). Descrever os processos de compartilhamento de arquivos que utilizam aplicações não-hierárquicas e o protocolo Gnutella. Explicar como os protocolos garantem que serviços executados em um tipo de dispositivos possam enviar e receber dados de muitos dispositivos de rede diferentes. Utilizar ferramentas de análise de rede para examinar e explicar como aplicações de usuário comuns funcionam.

3 Camada de Aplicação Para profissionais de rede, é importante saber como uma aplicação pode formatar, transmitir e interpretar mensagens enviadas e recebidas através da rede.

4 Camada de Aplicação Camada 7 do Modelo OSI
Interface entre as aplicações que utilizamos para comunicação e a rede subjacente pela qual nossas mensagens são transmitidas. Os protocolos da camada de aplicação são utilizados para troca de dados entre programas executados nos hosts de origem e de destino.

5 Camada de Aplicação Correspondência no Modelo TCP/IP

6 Camada de Aplicação Camada de Apresentação Camada de Sessão
Codificação e conversão de dados da camada de Aplicação Compressão dos dados Criptografia dos dados para transmissão Camada de Sessão Cria e mantém diálogos entre as aplicações de origem e destino. Troca de informações para iniciar diálogos, mantê-los ativos e reiniciar sessões interrompidas ou ociosas por um longo período.

7 Software da Camada de Aplicação
Aplicações: Qualquer programa de computador usado para executar uma determinada tarefa. Serviços: Embora transparentes ao usuário, serviços são os programas que fazem interface com a rede e preparam os dados para transferência. Aplicações e serviços implementam os protocolos da camada de Aplicação para determinar como os dados serão formatados na rede.

8 Protocolos Definem processos na outra extremidade da comunicação.
Definem os tipos de mensagens. Definem a sintaxe das mensagem. Definem o significado de todos os campos informacionais. Definem como as mensagens são envidas e a resposta esperada.

9 Modelos de interação na rede
O paradigma de organizar um programa aplicativo para esperar passivamente que outro aplicativo inicie a comunicação distribuída é chamado paradigma de interação cliente­servidor. O aplicativo que começa ativamente o contato é chamado de cliente. O aplicativo que espera passivamente por contato é chamado de servidor.

10 Modelos de interação na rede
Uma aplicação não-hierárquica (P2P), diferentemente de uma rede não-hierárquica, permite que um dispositivo aja como cliente e servidor na mesma comunicação.

11 DNS (Domain Name System)
O Domain Name System (DNS) foi criado para resolução de nomes de domínio para endereço para tais redes. O DNS utiliza um conjunto distribuído de servidores para definir os nomes associados a tais endereços numerados.

12 DNS (Domain Name System)
O DNS é um serviço cliente/servidor. Enquanto outros serviços utilizam um cliente que é uma aplicação (como navegador Web, cliente de ), o cliente DNS é executado como um serviço. O utilitário chamado nslookup permite que o usuário consulte manualmente os servidores de nome para decidir um nome de host. Base de dados distribuída que armazena registros de recursos: A - endereço do dispositivo final. NS - servidor de nome confiável, um domínio. CNAME - é um “apelido” para algum nome “canônico” (o nome real) MX - registro de troca de correspondência; mapeia um nome de domínio para uma lista de servidores de troca de para tal domínio.

13 SMTP/POP Para receber mensagens de de um servidor de , o cliente de pode utilizar o POP.

14 FTP (File Transfer Protocol)
O FTP foi desenvolvido para possibilitar transferências de arquivos entre um cliente e um servidor. Um cliente FTP é uma aplicação que roda em um computador e utilizado para carregar e baixar arquivos de um servidor

15 FTP Ativo

16 FTP Passivo

17 HTTP (Hypertext Transfer Protocol)
O Protocolo de Transferência de Hipertexto (HTTP), um dos protocolos do conjunto TCP/IP, foi originalmente desenvolvido para publicar e recuperar páginas e agora é utilizado para sistemas de informação distribuídos e colaborativos. Quando um cliente, normalmente um navegador Web, envia uma mensagem de solicitação a um servidor, o protocolo HTTP define os tipos de mensagem que o cliente utiliza para solicitar a página Web e também os tipos de mensagem que o servidor usa para responder. Os três tipos de mensagem comuns são GET, POST e PUT.

18 HTTP (Hypertext Transfer Protocol)

19 DHCP (Dynamic Host Configuration Protocol)
O serviço do Protocolo DHCP permite que os dispositivos em uma rede obtenham endereços IP e outras informações de um servidor DHCP. Este serviço automatiza a atribuição de endereços IP, máscaras de sub-rede, gateway e outros parâmetros de rede IP.

20 Acesso Remoto - Telnet Quando uma conexão Telnet é estabelecida, os usuários podem executar qualquer função autorizada no servidor, como se estivessem utilizando uma sessão de linha de comando no próprio servidor. Se autorizados, podem iniciar e parar processos, configurar o dispositivo e até mesmo desligar o sistema.

21 SMB (Server Message Block)
O protocolo SMB é um protocolo de compartilhamento de arquivos cliente/servidor. A IBM desenvolveu o Server Message Block (SMB) no final da década de 80 para descrever a estrutura de recursos de rede compartilhados, como diretórios, arquivos, impressoras e portas seriais. É um protocolo de solicitação de resposta. Diferentemente do compartilhamento de arquivos suportado pelo FTP, os clientes estabelecem uma conexão de longo prazo aos servidores. Quando a conexão é estabelecida, o usuário do cliente pode acessar os recursos no servidor como se o recurso fosse local ao host do cliente.

22 Gnutella Muitas aplicações P2P não utilizam um banco de dados central para registrar todos os arquivos disponíveis nos pares (peers). Em vez disso, os dispositivos na rede dizem uns aos outros que arquivos estão disponíveis quando consultados e utilizam o protocolo e serviços.

23 RESUM0

24


Carregar ppt "Funcionalidades e Protocolos da Camada de Aplicação"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google