A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Aluno: Aline Dalcin Segabinazi Orientador: Danyella da Silva Barreto

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Aluno: Aline Dalcin Segabinazi Orientador: Danyella da Silva Barreto"— Transcrição da apresentação:

1 Aluno: Aline Dalcin Segabinazi Orientador: Danyella da Silva Barreto
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PELOTAS DEPARTAMENTO DE MEDICINA SOCIAL ESPECIALIZAÇÃO EM SAÚDE DA FAMÍLIA TURMA 3 Melhoria do Processo de Assistência à Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama na ESF São José, Santa Maria/RS Aluno: Aline Dalcin Segabinazi Orientador: Danyella da Silva Barreto

2 INTRODUÇÃO Câncer de colo de útero e de mama tem elevada incidência e mortalidade; Implementação de estratégias para a melhoria do Processo de Assistência à Prevenção do Câncer de Colo de Útero e de Mama; Ações de promoção e prevenção da saúde, além de detecção precoce e tratamento adequado.

3 MUNICÍPIO DE SANTA MARIA
habitantes, segundo o censo IBGE/2011 Apresenta 14 unidades de Saúde com ESF e 16 equipes de ESF, 15 UBS tradicionais sem ESF, NASF em estruturação (2); Possui um Centro de Especialidades Odontológicas; Atenção secundária, tem os serviços de atenção especializada e atenção terciária, possui um Hospital Universitário, Hospital São Francisco e Hospital Casa de Saúde; Unidade do Rosário – referência em Saúde da Mulher.

4 ESTRATÉGIA DE SAÚDE DA FAMÍLIA SÃO JOSÉ
Localiza-se na área urbana; 6 microáreas delimitadas no território= aproximadamente usuários cadastrados; Médico (clínico geral – PROVAB), Enfermeiro, Técnico de enfermagem e 4 Agentes Comunitários de Saúde; Agendamentos de consultas, acolhimento; Grupo da coluna, grupo da Caminhada, grupo de artesanato e pastorais da saúde.

5 SITUAÇÃO DA AÇÃO PROGRAMÁTICA ANTES DA INTERVENÇÃO
Não havia o cadastro das mulheres; Falta de recursos humanos; Falta da cobertura de microárea por agente comunitário de saúde; Não havia registro de ficha-espelho; Resultados dos CPs não eram evoluídos no prontuário; Deficiência no acompanhamento e monitoramento das mulheres encaminhadas.

6 OBJETIVO GERAL OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Qualificar o programa da mulher voltado à prevenção e detecção do câncer de mama e de colo do útero; OBJETIVOS ESPECÍFICOS Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de mama e de colo de útero; Melhorar a adesão das mulheres a realização de citopatológico de colo uterino e de mamografia; Melhorar a qualidade de atendimento das mulheres que realizam a detecção precoce do câncer de colo de útero e de mama; Mapear as mulheres de risco ao câncer de colo de útero e de mama; Melhorar registros das informações; Realizar ações de promoção à saúde.

7 Metodologia Avaliação e Monitoramento Organização e Gestão do Serviço
Atenção à Saúde da Mulher Avaliação e Monitoramento Engajamento Público Qualificação da Prática Clínica Organização e Gestão do Serviço

8 AÇÕES Capacitação dos profissionais de saúde; Sala de espera;
Monitoramento e acompanhamento das mulheres encaminhadas ao serviço de referência; Busca ativa das mulheres faltosas;

9 Otimização do tempo na sala de espera – salas de esperas;
Implementação da ficha-espelho; Mapeamento das mulheres de risco e monitoramento; Divulgação sobre a importância dos exames de prevenção e diagnóstico precoce – grupos, visitas domiciliares, atendimentos em geral.

10 LOGÍSTICA Monitoramento dos registros específicos de forma semanal, monitoramento dos indicadores; Busca ativa das mulheres faltosas aos CPs por meio das visitas domiciliares e contato por telefone; Capacitação da equipe durante as reuniões; Sala de espera à comunidade, com folders explicativos, orientando a importância da realização dos exames como CPs e mamografias;

11 Conscientização e divulgação da necessidade dos exames de detecção precoce nos grupos realizados pela equipe do ESF São José; Implementada a ficha-espelho;

12 OBJETIVOS, METAS E RESULTADOS
Objetivo: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de mama e de colo de útero Meta: Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer do colo uterino das mulheres na faixa etária entre 25 a 64 anos de idade para 60%.

13 Figura 1- Cobertura do programa de prevenção ao CA de colo uterino.

14 Meta:Ampliar a cobertura de detecção precoce do câncer de mama das mulheres na faixa etária entre 50 e 69 anos de idade para 70%. Figura 2 - Cobertura do programa de prevenção ao CA de mama.

15 Metas:Aplicar a periodicidade de rastreamento através do exame citopatológico de colo uterino recomendado pelo ministério da saúde a 100% das mulheres de 25 a 64 anos de idade que realizarem acompanhamento na UBS. Figura 3 - Proporção de mulheres entre 25 e 64 anos moradoras no território com exame citopatológico para o câncer de colo uterino em dia.

16 Meta: Aplicar a periodicidade de rastreamento da mamografia recomendada pelo Ministério da Saúde a 80% das mulheres de 50 a 69 anos de idade que realizarem acompanhamento na UBS. Figura 4 - Proporção de mulheres entre 50 e 69 anos residentes na área com mamografia em dia.

17 Objetivo: Melhorar a qualidade de atendimento das mulheres que realizam a detecção precoce do câncer de colo de útero e de mama. Metas: Aumentar a coleta de amostras satisfatórias do exame citopatológico de colo uterino em 100%

18 Figura 5 - Proporção de mulheres com resultado de CP com amostras satisfatórias.

19 Meta: Encaminhar 100% das mulheres entre 25 a 64 anos de idade ao serviço de referencia conforme fluxograma do MS. Figura 7 - Proporção de mulheres com encaminhamento conforme fluxograma de resultados de CP do MS de acordo com o protocolo.

20 Meta: Registrar na ficha-espelho ou no prontuário 100% dos resultados do último CP
Figura 9 - Proporção de mulheres entre 25 e 64 com registro do resultado do último CP na ficha-espelho ou prontuário.

21 Meta: registrar na ficha-espelho ou no prontuário 100% dos resultados da última mamografia.
Figura 10 - Proporção de mulheres entre 50 e 69 com registro do resultado da(s) mamografia (s) na ficha-espelho ou prontuário.

22 Objetivo: Mapear as mulheres de risco ao câncer de colo de útero e de mama;
Meta: Realizar avaliação de risco em 100% das mulheres na faixas etárias-alvo acompanhadas na UBS. Figura 8 - Proporção de mulheres entre 25 e 64 anos que receberam orientação sobre fatores de risco para CA de colo uterino.

23 Meta: Realizar avaliação de risco em 100% das mulheres na faixas etárias-alvo acompanhadas na UBS.
Figura 11- Proporção de mulheres na faixa etária com avaliação de risco para câncer de mama.

24 Objetivo: Realizar ações de promoção à saúde.
Meta: Orientar 80% das mulheres de 25 a 64 anos cadastradas sobre doenças sexualmente transmissíveis (DST) Figura 6 - Proporção de mulheres entre 25 e 64 anos que receberam orientação sobre DSTs.

25 Resultados A intervenção propiciou melhora dos indicadores de saúde;
Alguns indicadores não foram atingidos; Cadastramento das mulheres na faixa etária proposta; Registro das informações e monitoramento mais eficaz; Ações voltadas para melhorar a qualidade do programa de prevenção ao câncer de colo de útero e mama; Atividades de educação em saúde.

26 Discussão Importância da intervenção para equipe:
Organização dos processos de trabalho, qualificação da prática clínica, monitoramento e acompanhamento das usuárias; Importância da intervenção para o serviço: Melhoria na qualidade da assistência das ações que envolvem o câncer de colo de útero e mama, aumento dos indicadores de saúde, ações de intersetorialidade; Importância da intervenção para a comunidade: Satisfação das mulheres, comunidade esclarecida sobre a importância dos exames de detecção precoce dos cânceres de mama e de colo de útero;

27 A intervenção será incorporada na rotina do serviço;
Maior disseminação à comunidade.

28 Reflexão crítica sobre o processo pessoal de aprendizagem
Maior aprendizado no campo da atenção primária em saúde; Ampliar conhecimento e crescimento profissional; Qualificação da prática clínica e melhorias dos processos de trabalho; Abranger as ações de monitoramento e avaliação, organização e gestão do serviço, engajamento público.

29 Estratégia São José

30 Estratégia São José – sala de espera

31 Livro de Registros - CPs

32 Registro de Mamografias


Carregar ppt "Aluno: Aline Dalcin Segabinazi Orientador: Danyella da Silva Barreto"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google