Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
Liane Tarouco CINTED/UFRGS
Apresentações interativas Liane Tarouco CINTED/UFRGS
2
O valor da interatividade
O uso das novas tecnologias permitem maior interatividade entre professores e alunos, entre alunos e o ambiente de aprendizado, e entre os estudantes.
3
Interatividade e interação
Millbank(1994) estudou a eficiência de uma mistura de áudio e vídeo para treinamento coletivo. Quando ele introduziu interatividade em tempo real, a taxa de retenção de informação dos trainees elevou de 20% (usando métodos de aula comuns) para 75%.
4
Auto-apresentação Digite seu nome no quadro abaixo
5
Material audio-visual
Enquete Qual a sua forma preferida para aprender? Assistindo aulas Lendo Com demonstração Material audio-visual Discutindo em grupo Praticando Ensinando
6
Total de clics
7
Dados sobre taxa de retenção
8
Multimídia Texto Som Imagem Animação Vídeo Combinação de
para apresentar informação.
9
Popularidade da multimídia
A multimídia é popular porque: muitas pessoas usam recursos multimídia no trabalho, na escola, em casa Como as pessoas tem mais contacto com tais recursos existe a natural expectativa de que os mesmos sejam usados em todas as situações possíveis: compras home-banking educação
10
Multimídia na educação
Permite construir Tutoriais Demonstrações Informação Jogos Simulações Testes
11
Como a multimídia é usada na educação ?
Como acontece a aprendizagem? De que modo a multimídia pode afetar o processo de aprendizagem?
12
Metas almejadas com multimídia educativa
Efetividade Eficiência Atratividade
13
Efetividade Aprender de uma melhor forma precisão ao relembrar
retenção transferência generalização das habilidades
14
Eficiência Conseguir a mesma quantidade de aprendizagem em menor tempo
15
Atratividade Conseguir que o estudante
devote tempo e energia à atividade de aprendizagem retorne para rever e revisar trabalhe com atitude positiva e motivação
16
Tecnologia e aprendizagem
instrucional Pesquisa e Teorias de Aprendizagem Problemas práticos de ensino-aprendizagem
17
Interatividade e realimentação
Realimentação pode ser proveniente de: da própria pessoa informação impressa dispositivo (computador) outras pessoas
18
Facilidades desejáveis na multimídia educacional
Opções de navegação Interatividade Flexibilidade
19
Tecnologia e aprendizagem
Tecnologia podem ensejar e apoiar aprendizagem se são usadas como ferramentas e parceiros intelectuais que auxiliam os estudantes a pensar
20
Construção de material interativo
Ações podem ser associadas a eventos Exemplos de eventos clicar em um botão passar o mouse sobre uma área
21
VBA Visual Basic Application Incluído no Powerpoint
Permite criar rotinas (macros) para tratar os eventos contar clics ler texto digitado em uma caixa de texto exibir uma mensagem
22
Como criar uma rotina Exibir/Barra de Ferramentas/Visual Basic
Criar ou editar uma macro Escolhendo uma macro para editar ou alterando o nome de uma macro para criar uma nova.
23
Associar uma macro a um evento
Criar um botão de ação Clicar para inserir um botão
24
Associando uma macro a um botão
Clicando no desenho recem criado com o botão direito do mouse surge o menu para escolher a macro a ser associada
25
Formas de acionar o evento
Clicando na figura Passando o mouse sobre a figura Som aparece quando clicar no botão Som aparece quando passar o mouse sobre o botão
26
Analisando o código das macros
Ver ou editar o código da macro
28
Alertas A numeração dos slides é feita por ordem de sua criação e é preciso verificar em qual slide foi criado para armazenar algum valor a ser posteriormente usado Variáveis guardar caracteres - String guardar números - Integer Variáveis públicas são conhecidas em todo o programa
29
Conhecimento Não é um objeto externo a ser adquirido pelo estudante
Tem que ser construído Construção pode ser facilitada a partir de adaptação de módulos prontos
30
Manual de VBA Incluído no editor Visual Basic
31
Encerrar
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.