A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

"Manipulação da fertilidade"

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: ""Manipulação da fertilidade""— Transcrição da apresentação:

1 "Manipulação da fertilidade"
Escola Secundária de Arganil "Manipulação da fertilidade" Causas e Tratamentos de Infertilidade Feminina Biologia 2008 1

2 Introdução Nesta apresentação vamos falar sobre a infertilidade feminina, como se faz para que uma mulher que não pode ter filhos os consiga ter… Ou seja, vamos falar sobre o tratamento da infertilidade.

3 O que é a “Infertilidade”?
É a incapacidade temporária ou permanente de conceber um filho ou levar uma gravidez até ao seu termo natural. Considera-se que existe um problema de infertilidade quando um casal tem relações sexuais regularmente sem utilizar nenhum contraceptivo sem que ocorra uma gravidez.

4 Muitos factores influenciam a fertilidade feminina como por exemplo a idade da mulher, o uso de lubrificantes vaginais, um passado de doenças sexualmente transmissíveis, exposição a produtos tóxicos ou a certos medicamentos, a coexistência de algumas doenças ou outras várias causas específicas de infertilidade.

5 Num exame realizado a um casal identificam-se as principais causas de infertilidade. Destas, 45% são de causa masculina, 45% são de causa feminina e 10% de causas indeterminadas. Após identificadas as causas, no caso de um casal, será proposto um plano de tratamento.

6 Causas Infertilidade Feminina
Distúrbios hormonais que impeçam ou dificultem o crescimento e a libertação do oócito II (ovulação); Síndrome de Ovários Policisticos ; Problemas nas trompas provocados por infecções ou cirurgias; Causas Endometriose; Obstrução das trompas; Muco cervical excessivo que impede a passagem dos espermatozóides.

7 Síndrome dos ovários policísticos - É uma das causas mais comuns de irregularidade menstrual.
Endometriose - é uma condição comum na qual o endométrio prolifera e espalha-se para fora do útero. Este pode, então, implantar-se nos ovários e/ou noutros órgãos pélvicos e causar infertilidade. Muco cervical inadequado - pode ser determinado por estimulação estrogénica deficiente ou células endocervicais mal funcionais.

8 Tratamento de infertilidade feminina
Se a causa for: Endometriose: - Cirurgia conservadora (como a laparoscopia) é a abordagem apropriada para restaurar a fertilidade. - Tecnologias reprodutivas assistidas (TRA). Síndrome do ovário policístico: - Cirurgia no ovário - um procedimento designado como “eletroestimulação do ovário”, na qual o médico abre entre 6 a 12 pequenos orifícios no ovário (este processo tem demonstrado benefícios, reduzindo o risco de gravidez múltipla relativamente a tratamentos de fertilidade). 8

9 Tratamento de infertilidade feminina
Se a causa for: Problema da fase luteínica: - Substâncias como HFE ou hMG para provocar uma super ovulação. Obstrução das Trompas de Falópio: - Tecnologias de reprodução assistida. - Procedimentos cirúrgicos (laparoscopia ou salpingostomia) para desobstruir as trompas (a taxa média de gravidez depois da salpingostomia é de 30% aproximadamente, mas pode variar bastante de caso para caso). 9

10 Quais as taxas de sucesso em tratamentos de infertilidade?
Quando falamos de taxas de sucesso para qualquer tipo de tratamento de infertilidade, deve-se ter em mente que a chance de concepção para um casal fértil normal, com relação sexual regular desprotegida é, aproximadamente, 25% durante cada ciclo menstrual. Calcula-se que 10% dos casais férteis não concebem dentro do primeiro ano de tentativa. 10

11 Há factores particulares que influenciam o sucesso de um tratamento?
Em qualquer tipo de tratamento de infertilidade, factores importantes devem ser levados em conta quando nos referimos a taxas de sucesso. Certamente, a idade da mulher e o tempo de duração da infertilidade do casal influenciam no sucesso do tratamento.

12 Conclusão Com este trabalho concluímos que a infertilidade é um problema que afecta um em cada dez casais. Concluímos ainda que para além dos tratamentos referidos existem também os métodos cirúrgicos que permitem a correcção de erros anatómicos.

13 Bibliografia MATIAS, Osório; MARTINS,Pedro; Biologia 12, X, Areal Editores, Porto, 2005, 52-67 brazil/concern/Infertility_in_Females/Anato mical/Endometriosis.jsp

14 metriose.jpg .html option=com_content&do_pdf=1&id=12 r/

15 Trabalho elaborado por:
Bruno Borges, n.º3 Davide Castanheira, n.º7 Mário Fonseca, n.º13 João Silva, N.º20


Carregar ppt ""Manipulação da fertilidade""

Apresentações semelhantes


Anúncios Google