A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SPO Alunos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SPO Alunos."— Transcrição da apresentação:

1 SPO Alunos

2 ÍNDICE AVALIAÇÃO INTERVENÇÃO INDIVIDUAL INTERVENÇÃO EM GRUPO
PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO VOCACIONAL

3 AVALIAÇÃO Pedido Reunião com D.T. Reunião com o E.E. (Anamnese)
Avaliação Psicológica Reunião com D.T. (Devolução dos resultados e estratégias em sala-de-aula) Reunião com o E.E. (Devolução dos resultados e estratégias em casa) Relatório de Avaliação

4 TIPOS DE AVALIAÇÃO Avaliação Emocional Avaliação Cognitiva
Avaliação da Perturbação de Hiperactividade e Défice de Atenção (PHDA) Avaliação das Perturbações Específicas da Aprendizagem da Leitura e Escrita (PELE) (dislexia, disgrafia, disortografia) Avaliações alunos com Necessidades Educativas Especiais (NEE)

5 INTERVENÇÃO INDIVIDUAL
(Pedido) Intervenção Individual Reunião periódica com D.T. e E.E. (Feedback)

6 TIPOS DE INTERVENÇÃO APOIO EMOCIONAL PROMOÇÃO DE COMPETÊNCIAS
Leitura e Escrita Sociais Cognitivas Métodos de Estudo

7 INTERVENÇÃO EM GRUPO (Pedido) Programa de Grupo
Reunião periódica com D.T. e E.E. (Feedback)

8 TIPOS DE INTERVENÇÃO EM GRUPO
Grupo de Leitura e Escrita (GLE) Grupo de Promoção Cognitiva (GPC) Grupo de Competências Sociais (GCS) Grupo de Métodos de Estudo (GME)

9 Grupo de Leitura e Escrita
OBJECTIVOS Desenvolver a linguagem oral (ouvir, falar, narrar); Promover as competências fonológicas (tornar-se consciente dos segmentos sonoros que constituem a linguagem oral e conseguir manipulá-los de forma deliberada); Treinar a correspondência grafema↔fonema (automatizar a correspondência entre o símbolo escrito e o som correspondente e vice-versa); Promover a correcção, postura, expressividade e velocidade leitora; Optimizar a compreensão leitora; Desenvolver as competências de ortografia; Treinar competências de produção de textos.

10 Grupo de Promoção Cognitiva
OBJECTIVOS Treino da inteligência geral enquanto capacidade de resolução de problemas. Promover a recepção e organização da informação (percepção, atenção, comparação e memorização); Promover o relacionamento da informação (abstracção, categorização, relação e dedução); Desenvolver a elaboração de respostas (produção).

11 Grupo de Competências Sociais
OBJECTIVOS Promover o auto e hetero conhecimento; Facilitar a identificação e gestão das emoções; Desenvolver a capacidade de gestão (tempo, espaço, esforço, etc.); Desenvolver competências de relação interpessoal (comunicação, assertividade); Promover a identificação e resolução de problemas.

12 Grupo de Métodos de Estudo
OBJECTIVOS Promover métodos e técnicas de estudo; Promover a organização dos materiais escolares; Desenvolver a capacidade de gestão do tempo de estudo; Desenvolver competências de estruturação e memorização dos conteúdos leccionados;

13 4. PROGRAMA DE ORIENTAÇÃO VOCACIONAL
Autorização dos E.E. POV Atendimento aos alunos e E.E.


Carregar ppt "SPO Alunos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google